Atualmente, com a tecnologia, há muitas maneiras de medir um objeto em uma foto, desde que haja uma escala. Para estabelecer esta escala, é necessário que saibamos o comprimento de algum objeto presente naquela foto. Porém os itens precisam estar a mesma distância da câmera que vai tirar a imagem, por exemplo: de nada adiantaria se uma pessoa tirasse foto de um prédio e usasse o polegar como objeto conhecido.
Com isso em mente, consideraremos duas maneiras de calcular essa distância.
1) Regra de três
É possível calcular um comprimento em uma foto, desde que haja um objeto dentro da foto, ao lado do que queremos medir, tal que sua medida seja conhecida. Por exemplo: se você encontrasse uma tampa de bueiro na rua e quisesse saber o diâmetro desse tampa, poderia colocar uma nota de R$2,00 reais ao lado do bueiro e tirar uma foto. Quando você tivesse acesso a uma régua, fita métrica ou qualquer outra ferramenta de medir, poderia usar a nota para descobrir o diâmetro da tampa do bueiro.
Vamos utilizar este mesmo raciocínio para medir o diâmetro de uma colônia contida numa placa de Petri qualquer. No entanto, usaremos a própria régua como objeto conhecido. Coloque uma régua próxima da placa e fotografe. A foto não precisa enquadrar toda a régua, basta enquadrar totalmente a placa. Com a foto aberta em seu celular, dê o máximo de zoom possível. Usando a mesma régua que foi fotografada, meça o comprimento de um centímetro na régua da foto e o diâmetro da colônia. Assim, estabeleceremos a seguinte relação:
Estamos considerando que o diâmetro real é a medida desconhecida que pretendemos calcular. Importante: se atende de usar a mesma unidade de medida para todos os valores expressos na regra de três. Se for calcular em mm, todas as medidas devem estar em mm, e assim por diante.
2) ImageJ
O ImageJ é um programa para computador, no qual, além de calcular o diâmetro da colônia, você também pode calcular a área (clique aqui para fazer o download). Veja o vídeo abaixo para aprender a usar: