Marcelo U. Ferreira, coordenador do Moa Lab, é médico e bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou residência médica em Clínica Médica Geral e mestrado e doutorado em Parasitologia na USP, com estágios de pesquisa na Universidade de Nagoya, Japão, e na Universidade Harvard, Estados Unidos. Bolsista de produtividade científica 1A do CNPq, foi membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Microbiologia e Parasitologia (2015-17) e do Comitê Científico da Worldwide Antimalarial Resistance Network (Oxford, Reino Unido; 2009-2014). É professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e pesquisador visitante no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, além de membro do Grupo Técnico Assessor em Malária da Organização Panamericana de Saúde. Mais irformações no Currículo Lattes



Fabiana Dutra Esquivel é graduada em Farmácia e Bioquímica pela FCF-USP. Fez Iniciação Científica no laboratório de Mitocôndiras e Viabilidade Celular, sob orientação da professora Dr. Fernanda Marques da Cunha no projeto “Restrição Calórica em Saccharomyces cerevisae: Efeito do pH”. Em 2011, participou da jornada Científica da FCF-USP em Córrego Fundo, MG; onde foi realizada conscientização da população local a respeito de parasitoses e como evitá-las e coleta de material (sangue, fezes, swaab anal) para posterior exame de parasitoses. Cursou parte da graduação nos Estados Unidos, em Public Health pelo College of Charleston, SC, através do programa Ciências Sem Fronteiras, com financiamento da CAPES. Desenvolveu um projeto de pesquisa no Departamento de Química do College of Charleston intitulado “Role of conserved amino acid residues in heme a synthase”, o qual foi apresentado em Atlanta durante o congresso SERMACS em novembro de 2013. Posteriormente, trabalhou como analista de farmacovigilância na empresa Hypermarcas S.A., de janeiro de 2014 até janeiro de 2016. Em abril de 2016, ingressou na empresa Quintiles como assistente de Pesquisa Clínica, onde permaneceu até abril de 2018. Durante sua carreira profissional, desenvolveu interesse em epidemiologia de doenças negligenciadas e suas correlações com a Saúde Pública no Brasil e no mundo. Atualmente ingressou no Doutorado direto do Departamento de Parasitologia – ICB/USP com projeto de doutorado intitulado “Epidemiologia Molecular da Malária no Vale do Juruá”. Mais informações no Currículo Lattes.

Winni Alves Ladeia é Mestre em Ciência Animal e Médica Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com experiência em Medicina Veterinária Preventiva e ênfase nas áreas de Epidemiologia, Saúde Publica e Parasitologia. Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica (CNPq) por quatro anos, nos quais executou projetos voltados ao diagnóstico molecular de protozoários em amostras ambientais, animais e humanas, nos quais desenvolveu habilidades voltadas a padronização de metodologias para diagnósticos acurados. Estagiou, durante Estágio Supervisionado, no Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística, onde adquiriu conhecimento em geoprocessamento e bioestatística; e no Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-PR, onde adquiriu conhecimento em cultivo de Leishmania e biologia celular do parasita. No mestrado, como bolsista CAPES, desenvolveu adaptação de diagnóstico molecular quantitativo para contagem de formas viáveis de protozoários em esgoto tratado. Atualmente, participa como colaboradora da equipe de referência do Ministério da Saúde para Diagnóstico de Toxoplasma gondii em Amostras Ambientais e atua como técnica de laboratório do MOA Lab com atividade principal relacionada ao diagnóstico molecular de malária em população da Amazônia brasileira. Mais informações Currículo Lattes.

Natália Soares Ferreira possui graduação em Biomedicina pela Universidade Paulista (2012), mestrado (2016) e doutorado em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro pelo Instituto de Ciências Biomédicas – Universidade de São Paulo (2021). Foi bolsista de treinamento técnico em microscopia da Facility Confocal – CEFAP – USP. Tem experiência na área de Imunoparasitologia, citometria de fluxo, ELISA, ELISpot, imunofenotipagem de células B e T circulantes, mapeamento de epítopos, trabalho de campo e microscopia confocal. Mais informações no Currículo Lattes.

 


Nathalia Rammé M. de Albuquerque é bacharela em Biomedicina (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde obteve também o título de doutora (2022) em Genética e Biologia Molecular. Tem grande interesse em parasitas e como seus genomas evoluem, como conquistam novos nichos e infectam diferentes hospedeiros. Em seu doutorado caracterizou o genoma e descreveu uma nova espécie de microsporídio, um parasita intracelular obrigatório relacionado aos fungos, e utilizou métricas genômicas para delimitação de espécies desses parasitas. Fez estágio de pesquisa em Biologia Computacional no Illinois Institute of Technology, EUA (2020). Atualmente é bolsista de pós-doutorado no Departamento de Parasitologia no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICBII-USP). Em seu projeto, utiliza dados genômicos para investigar os eventos fundadores e a subsequente evolução de parasitas causadores de malária humana no continente americano. Mais informações no Currículo Lattes.

 

Evelyn Gonçalves Macedo é bacharelanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participou do projeto de pesquisa no Instituto Acaia com o objetivo de compreender a distribuição e o acesso à água potável da população corumbaense, ribeirinha e da fronteira Brasil-Bolívia. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica – CNPq no MOA Lab (Malaria Immunity, Genomics and Populations) do Instituto de Ciências Biomédicas – USP. Mais informações no Currículo Lattes

Luiza Barbosa Barros é graduanda em Farmácia-Bioquímica na Universidade de São Paulo (USP) e atua como bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no MOA Lab – Malaria Immunity, Genomics and Populations – no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas – USP. Mais informações no Currículo Lattes.

Priscila Rodrigues Calil possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e na área de manejo de animais silvestres. Mestre em Conservação da Fauna pela Universidade Federal de São Calos, com ênfase em genética da conservação. Treinamento técnico em diagnóstico molecular no San Diego Zoo Institute for Conservation Research, SDZ-ICR, Estados Unidos. Experiência na área de análises clínicas veterinárias (Hematologia, bioquímica, parasitologia e urinálise) e experiência em biologia molecular voltada a parte diagnóstica (extração de DNA, PCR convencional, qPCR). Mais informações no Currículo Lattes.

Anaclara Pincelli é bolsista FAPESP de doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), com estágio de pesquisa na Harvard T. H. Chan School of Public Health (Duraisingh Lab – Malaria and the red blood cell).  Mestre em Ciências pelo ICB-USP, e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio no Institut Pasteur de Lille durante graduação sanduíche. Atualmente pesquisa aspectos epidemiológicos e de imunidade humoral da malária nos primeiros 1000 dias de vida – Projeto Materno-Infantil no Acre (MINA-Brasil). Suas principais áreas de interesse são: imunidade humoral, saúde coletiva e epidemiologia de doenças infecciosas. Mais informações no Currículo Lattes.

Priscila Thihara Rodrigues atualmente realiza o pós-doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). É doutora em Ciências pelo Departamento de Parasitologia do Instituo de Ciências Biomédicas, USP, com doutorado sanduíche na Universität Basel, no Instituto de Medicina Tropical (Swiss Tropical & Public Health Institute), Basiléia, Suíça e na University of Harvard, Boston, EUA. Mestre em Ciências com ênfase em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009). Tem experiência em ensino e pesquisa envolvendo Biologia Molecular, Diagnóstico Molecular, Doenças Parasitárias, Genética, e Bioinformática. Mais informações no Currículo Lattes.

 

Vanessa Nicolete é bióloga, especialista em Imunologia e moléstias infecciosas e parasitárias pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Entre 2012 e 2017, tornou-se mestre e doutora em Ciências, através do Programa de Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro do Instituto de Ciências Biomédicas, USP, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Urbano Ferreira. Durante o doutorado, realizou estágio sanduíche (16 meses) na Case Western Reserve University (Cleveland -OH, EUA), sob supervisão do Dr. Christopher L. King. Vanessa tem experiência na expressão de anticorpos monoclonais, avaliação de resposta de anticorpos (ELISA, Bioplex) e cultura de parasitas com ênfase em ensaios ex-vivo de inibição de invasão de Plasmodium vivax. Atualmente é bolsista de pós-doutorado FAPESP no projeto que visa investigar a epidemiologia e o controle da infecção por SARS-CoV-2 em Mâncio Lima, uma pequena cidade amazônica. Mais informações do Currículo Lattes.

Igor Cavallini Johansen é sociólogo com mestrado e doutorado em Demografia pela UNICAMP. Pesquisa os determinantes sociais e ambientais da saúde a partir das inter-relações entre população e ambiente. Tem experiência em métodos qualitativos, bioestatística, métodos mistos, geoprocessamento e análise espacial. Suas pesquisas focalizam particularmente as epidemias de dengue (em áreas urbanas) e malária (em áreas urbanas e rurais) no Brasil. Entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2021 realizou pós-doutorado no Moa Lab, contando com apoio financeiro do National Institutes of Health (NIH-EUA). Nesta ocasião investigou o papel da mobilidade populacional na ocorrência e disseminação da malária em Mâncio Lima, no Acre. Nesse período no laboratório foi também data manager, participando das viagens a campo e conduzindo a gestão dos dados coletados com base em critérios cientificamente padronizados e internacionalmente reconhecidos. Mais informações no Currículo Lattes

Pablo Secato Fontoura graduou-se em Biomedicina (2007) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante a graduação realizou Estágio Supervisionado em Ação Docente no Ensino Superior (170 h) e Estágio em Biomedicina (920 h) nas áreas de Parasitologia Médica e Análises Moleculares no Departamento de Ciências Patológicas / UEL. Trabalhou durante 1 ano na área administrativa da educação pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Mestre (2012) pelo Programa de Medicina Tropical – Instituto de Medicina Tropical de São Paulo / USP. Participou do projeto de pesquisa Efetividade da fortificação caseira com vitaminas e minerais na prevenção da deficiência de ferro e anemia em crianças menores de um ano – estudo multicêntrico em cidades brasileiras (com apoio do Ministério da Saúde, UNICEF e CNPq). Doutor em Ciências (Programa da Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) no Instituto de Ciências Biomédicas / USP, cuja tese abordou uma estratégia que visa a eliminação da malária no Brasil (Menção honrosa – Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS 2017). Pós doutorado pelo programa da Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro, ICB/USP, atuando no Projeto Temático ?Bases científicas para a eliminação da malária residual na Amazônia brasileira?, financiado pela FAPESP e ICEMR (International Centers of Excellence in Malaria Research, do NIAID/NIH). Pós doutorando visitante (2019-20) no Department of Global Health and Population, Harvard TH Chan School of Public Health. Pós doutorando pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Universidade Nova de Lisboa). Exerce atividades acadêmicas e científicas na área de Epidemiologia e Parasitologia com ênfase em doenças infecciosas e parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: Malária, Epidemiologia, Saúde Coletiva e Biologia Molecular. Mais informações no Currículo Lattes.

Rodrigo Malavazi Corder é engenheiro eletricista graduado em 2009 pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou no setor automobilístico durante 4 anos com pesquisa e desenvolvimento realizando trabalhos de calibração de modelos matemáticos referentes ao sistema de diagnóstico de bordo de veículos automotores. Em 2016 obteve o título de mestre em Engenharia Matemática pelas Universidades de L’Aquila (UAQ), Hamburgo (UHH) e Autônoma de Barcelona (UAB) – universidades participantes do consórcio Erasmus Mundus MathMods, Mathematical Modelling in Engineering: Theory, Numerics, Applications. As pesquisas realizadas durante o período de mestrado foram relacionadas a modelagem matemática de sistemas biológicos. Atualmente é estudante de doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) – com estágio de pesquisa na Liverpool School of Tropical Medicine (LSTM) – e realiza pesquisas relacionadas à modelagem matemática da transmissão da malária e COVID-19 considerando a heterogeneidade na exposição e susceptibilidade dos indivíduos. Mais informações no Currículo Lattes.




Thaís Crippa de Oliveira possui graduação em Ciências e Tecnologia (2014) e em Ciências Biológicas (2014) pela Universidade Federal do ABC. Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo, com estágios no Instituto Pasteur de Montevideo (Uruguai) e no Laboratório Nacional de Computação Científica (Brasil) (2016) e atualmente é estudante de doutorado em Ciências pelas Universidade de São Paulo (2021), com doutorado sanduíche através da Fulbright fellowship em Harvard T. Chan School of Public Health e no Broad Institute of MIT and Harvard (EUA) (2018-2019). Pesquisa com ênfase na análise genômica e estrutura populacional de espécies de parasitos de malária. Possui experiência interdisciplinar entre as áreas de biologia molecular e bioinformática. Mais informações no Currículo Lattes.

Anderson Rocha de Jesus Fernandes é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2013). Cursou mestrado em Administração, linha de pesquisa em Finanças na UFMG (2017). Doutorando em Demografia no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR da UFMG. Atuou como estagiário docente, ministrando a disciplina de mercado de capitais e em monitoria no curso de tabela de sobrevivência. Trabalhou em pesquisas relacionadas aos mercados financeiros, fundos de investimento, responsabilidade social e à demografia econômica, educação, mercado de trabalho e aposentadoria. Tem interesses em modelagem estatística e econométrica e bioestatística, ciência de dados e geoprocessamento. Atualmente é bolsista no Moa Lab onde realiza atividades como data manager. Mais informações no Currículo Lattes

Juliana Tonini possui graduação em biologia pela Universidade São Judas Tadeu (2015). Foi bolsista FAPESP com projeto de iniciação científica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP (2014-2015), com o projeto de Tratamento e reuso de meio oriundo de cultivo de micro-organismos fotossintetizantes, realizando analises físico-químicas e biológicas. Realizou Capacitação Técnica (TT-3) na Universidade Federal do ABC, na área de biologia molecular e microbiologia: cultivo de microrganismos (bactérias e fungos), extração de DNA, PCR, eletroforese, PCR em tempo real, preparo de biblioteca e sequenciamento de nova geração (NGS). Atualmente trabalha como técnica de laboratório no Instituo de Ciências Biológicas II, com diagnóstico molecular de indivíduos com malária na região do Acre. Mais informações no Currículo Lattes.

Bárbara Prado é graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou estágio sob orientação do professor Dr. Valtencir Zucolotto, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), no laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, com ênfase na Ecotoxicologia aquática e Nanomateriais. Realizou monografia sob orientação da professora Dr. Juliana Rink e em parceria com Associação Peixe Boi de Porto de Pedras – AL na área de Educação Ambiental. Participou da execução dos projetos Guardiões do Peixe Boi e APAIÓ na APA Costa dos Corais através do Programa de Voluntáriado do ICMBIO. Tem experiência em Limnologia, Ecotoxicologia, Nanotoxicologia, E.A., Ecoturismo e formação do Sujeito Ecológico. Mais informações no Currículo Lattes.

MOA Lab
Endereço:
Av. Prof. Lineu Prestes 1374, Edifício Biomédicas 2 Departamento de Parasitologia, andar térreo, sala 29.

Departamento de Parasitologia

ICB

USP