O Sistema de Monitoramento da Parcerias Tecnológicas é resultado dos levantamentos e analises da evolução dos esforços tecnológicos de dois focos de projetos de pesquisa: das 150 maiores empresas instaladas no Brasil e dos Institutos de Ciência e Tecnologia. A partir da técnica de análise de redes sociais (ARS) para mapear as redes de cooperação entre empresas, universidades e institutos de pesquisa que resultaram no desenvolvimento de invenções protegidas por patentes nas aréas tecnológicas de atuação nos últimos 20 anos. 
As parcerias tecnológicas são identificadas a partir das patentes que foram desenvolvidas em parceria entre as maiores empresas brasileiras, as instituições e os demais atores do sistema de inovação (SNI). A partir destes resultados é possível monitorar como estas parcerias evoluíram, quem são os atores chaves para o desenvolvimento tecnológico nacional, quais as áreas tecnológicas priorizadas pelas empresas (IPC) e os mercados alvo destas tecnologias. Também estão disponíveis os indicadores do grau de inovação aberta (IA) das empresas, universidade e instituições analisadas.
Desta forma, espera-se contribuir para o aprimoramento de políticas públicas do MCTI, fundações de apoio, EMBRAPII e bancos de desenvolvimento, voltadas ao incentivo da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. E também potencializar a realização de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) em cooperação entre os diferentes atores do sistema de inovação.