BioNanoTech

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Grupo de Bionanotecnologia Aplicada da EEL-USP foi premiado durante participação no “4th Brazilian Nanocellulose Summit”

Entre os dias 09 e 11 de agosto, aconteceu na cidade de São Carlos (SP), a 4a edição do evento “Brazilian Nanocellulose Summit”. O evento contou com palestras de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, como o Prof. Michael Tam (University of Waterloo, Canadá), Prof. Orlando Rojas (UBC/BioProducts Institute, Canadá), e Prof. Tatiana Budtova (MINES ParisTech, França).

O Laboratório de Bionanotecnologia Aplicada – LBA, coordenado pelo Prof. Valdeir Arantes, do Departamento de Biotecnologia da Escola de Engenharia de Lorena da USP, mobilizou a maioria dos seus alunos a participar do evento. Estavam presentes três alunos de iniciação científica, cinco alunos de doutorado e o Prof. Valdeir. O grupo fez seis apresentações orais na forma de pitch de 3 minutos, sendo três por alunos de iniciação científica (Laura Lis, João Pianchi e Matheus Teixeira Basso) e três por alunos de doutorado (Bruno Las-Casas, Guilherme Rezende e Sérgio Lym).

Prof. Dr. Valdeir Arantes e os alunos de iniciação científica e pós-graduação do Laboratório de Bionanotecnologia Aplicada que participaram do “4th Brazilian Nanocellulose Summit”.

De acordo com os alunos, foi uma experiência desafiadora e uma oportunidade acessível de contato com especialistas da área. “Foi um evento incrível, cheio de novidades e inovações sobre nanocelulose e suas aplicações. Apresentar minha pesquisa de frente para alguns dos maiores especialistas dessa área foi um grande desafio e uma oportunidade incrível”, comenta Matheus, aluno de iniciação científica do 10o período do Curso de Engenharia Bioquímica.

O resultado do incentivo à participação no evento e do grande empenho dos alunos em participar foi uma importante premiação. Bruno Las Casas, doutorando do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial e orientado pelo Prof. Valdeir recebeu o certificado de melhor apresentação na categoria de estudante de doutorado, das mãos do editor da revista ACS Sustainable Resource Management, Dr. Michael Tam e do influente Dr. Orlando Rojas. O prêmio, dado pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – ABTCP, consiste na inscrição para participar do 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel, que será realizado na cidade de São Paulo de 17 a 19 de outubro de 2023.

Aluno de doutorado direto do programa de pós-graduação em Biotecnologia Industrial da EEL-USP, Bruno Las-Casas, ganhador do prêmio de melhor apresentação de Doutorado durante o “4th Brazilian Nanocellulose Summit”.

Bruno apresentou os resultados de um artigo recentemente publicado na revista International Journal of Biological Macromolecules, sobre os benefícios do pré-tratamento com endoglucanase na produção de celulose nanofibrilada e seu respectivo impacto nas propriedades de barreiras das embalagens. Este trabalho é parte do seu projeto de Doutorado Direto, que consiste na produção e aplicação de nanocelulose para embalagens de alimentos.  Sobre sua participação no evento, Bruno comenta que  “A experiência de apresentar foi bem desafiadora devido ao formato de apresentação ter sido em inglês o tempo limitado de três minutos. Isso acabou me tirando um pouco da zona de conforto”. Ao se deparar com esse desafio, Bruno se planejou, criou um roteiro e ensaiou para que a apresentação pudesse atender aos requisitos do evento e ao mesmo tempo ser interessante para o público. Sobre o fato de ter ganhado o prêmio de melhor apresentação, ele ressalta que “Foi uma experiência gratificante e, ter sido coroado no final com a premiação, foi uma sensação incrível, uma sensação de dever cumprido. Ou seja, todo esforço que fiz de fato valeu a pena.”

O prof. Valdeir ressalta a importância da participação em evento científico na formação acadêmica e profissional tanto para alunos de pós-graduação quanto para alunos de graduação envolvidos em iniciação científica. “Além da oportunidade para troca de conhecimentos, atualizar sobre tendências e avanços na área, também é uma excelente oportunidade para networking, receber feedback das apresentações orais e desenvolver habilidades de comunicação eficaz”, ressalta o prof. Valdeir.