BioNanoTech

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Premiação em Congresso Internacional

Nessa última semana (3 a 5 de maio de 2022) aconteceu o International Conference on Food Digestion (ICFD) na cidade de Cork na Irlanda, onde recebemos o reconhecimento pela pesquisa do Doutorando Wilian Fioreli Marcondes entitulado “Food from agroindustrial waste: Impact of sugarcane xylooligosaccharides on protein fermentation and microbial functionality” com premiação na categoria pôster.

A pesquisa busca analisar o efeito benéfico à saúde de oligossacarídeos extraído do bagaço de cana de açúcar em relação a digestão e fermentação de proteínas.

Essa conferência é o maior evento no campo de alimento, nutrição e saúde. É organizada pelo grupo INFOGEST com o objetivo de “melhorar as propriedades benéficas dos alimentos pela compartilhamento do nosso conhecimento do processo digestivo”. O INFOGEST é uma rede global de aproximadamente 582 pesquisadores científicos (acadêmicos e companhias alimentares) de 150 instituições espalhadas por 46 países.

A conferência abordou assuntos como: estrutura e digestão dos alimentos; processamento dos alimentos e sua bioacessibilidade/ bioviabilidade de compostos promotores de saúde; digestão de alimentos e bioatividade; modelos de digestão (in vitro, in vivo e in silico); e efeito de alimentos na microbiota.

Gostaríamos de agradecer aos grupos de pesquisas parceiros que possibilitaram a realização deste trabalho: Grupo de Biotecnologia Molecular (GBM) do IFSC/ USP – São Paulo e o Grupo Nutrition Gut Brain Interactions Research Centre (NGBI) – Örebro University – Suécia.

Esta pesquisa é parte do projeto de doutorado que, em um primeiro momento buscou extrair xilooligossacarídeos de bagaço de cana de açúcar em um conceito de biorrefinaria, utilizando as outras frações da biomassa para obtenção de outros produtos de alto valor agregado, e que agora está na fase experimental de comprovação dos efeitos prebióticos destes oligossacarídeos na microbiota intestinal humana.