BioNanoTech

Premiação de alunos na XII Semana de Biotecnologia Industrial (SBI) da EEL-USP

Elaborado por Tatiane Tobias

Os trabalhos de iniciação científica dos alunos do laboratório NanoBiotech Mateus Teixeira Basso e Marina da Conceição dos Santos foram premiados na XII Semana de Biotecnologia Industrial (SBI).

A SBI, organizada pelo Departamento de Biotecnologia da EEL-USP e pelo Centro Acadêmico de Engenharia Bioquímica (CAEB), foi realizada de forma presencial entre os dias 12 e 16 de setembro de 2022 no auditório principal da Escola de Engenharia de Lorena (Área I). Foram abordados temas pertinentes à área Biotecnológica como sustentabilidade, biorefinarias, aplicações biotecnológicas de matérias-primas, microbiologia, microbiologia em áreas de mineração, minicursos sobre kombucha e cadeia produtiva do café e também visitas técnicas.

Os estudos, orientados pelo Prof. Dr. Valdeir Arantes (coordenador do NanoBiotech), abordaram a produção de nanoceluloses, nanomateriais com alta performance e versatilidade, obtidos a partir de celulose, matéria-prima abundante e renovável.

Vencedor na categoria apresentação oral de graduação, o estudante de Engenharia Bioquímica, Matheus T. Basso e bolsista de iniciação científica da FAPESP (Fundação de amparo à pesquisa do estado de São Paulo), falou sobre as contribuições do estudo “Efeito das características de endoglucanases (EGs) de diferentes famílias no rendimento e nas propriedades da celulose nanocristalina (CNC)”, cujo objetivo foi entender como as características das EGs das famílias 5, 7 e 45 afetam as propriedades das CNCs produzidas por hidrólise enzimática. Resultados preliminares indicaram que o uso EGs de diferentes famílias podem afetar a morfologia dos nanocristais de maneira diferente, uma vez que houve diferenças notáveis na transmitância e na viscosidade entre as suspensões de CNCs. Foram produzidas nanoceluloses com diferentes morfologias, as quais podem ser usadas em diferentes aplicações, como na elaboração de filmes para embalagens com boas propriedades de barreira e transparência e tintas para impressão 3D com propriedades viscoelásticas.

Intitulada “Otimização das condições de secagem de nanocelulose por spray-dryer”, a pesquisa apresentada por Marina da Conceição dos Santos, bolsista PUB (programa unificado de bolsas da USP), foi premiada como segunda melhor na modalidade de pôster. O objetivo do trabalho foi investigar o efeito de parâmetros de secagem (concentração de suspensão, vazão de entrada, vazão de ar, diâmetro do bico e temperatura de saída) via spray-dryer nas propriedades finais (tamanho de partícula, rendimento e teor de umidade) da celulose nanofibrilada (CNF) visando otimizar esse processo, um desafio industrial a ser superado. Foi aplicado planejamento experimental estatístico e os resultados indicaram que alta vazão de ar, baixa vazão de entrada, alta temperatura e menor diâmetro de bico são necessários para que as propriedades desejadas para as CNFs fossem atingidas.

Durante os cinco dias de evento, foram apresentados 28 trabalhos por alunos de graduação, mestrado e doutorado, sendo 5 destes premiados.

Estudante Marina durante a apresentação do pôster

Estudante Matheus durante sua apresentação oral