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Universidade de São Paulo

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Vitória dupla do BBiPRO no Fibria Insight: Inovação Aberta

A tecnologia inovadora para possibilidar a incorporação de celulose microfibrilar (CMF) em embalagens plásticas proposta pela equipe BBioPRO, composta pelo doutorando Braz Marotti, a Doutoranda Gabriela Berto, e o Prof. Valdeir Arantes, para a solução do desafio de aplicação CMF do programa de Inovação Aberta: Fibria Insight, foi uma das sete propostas selecionadas na final do programa que correu no dia 12 de dezembro em São Paulo. O prof. Valdeir, que liderou a equipe BBioPRO durante as quatro semanas do programa, também é membro da equipe liderada por pesquisadores do Instituto Federal do Amazônas, que tiveram a proposta de aplicação de CMF em displays flexíveis selecionadas.

Para investir em novas ideias e negócios, a Fibria, empresa brasileira e líder mundial na produção de celulose de eucalipto e também uma das líderes mundiais do setor de celulose e papel no quesito investimentos em inovação e tecnologia, inovou! Para ampliar as possibilidades de parceria com startups, universidades, centros de pesquisas e empresas, a empresa lançou a plataforma de Inovação Aberta: Fibria Insight. E de imediato, dois desafios foram lançados: novas aplicações para a celulose microfibrilar e soluções para a embalagem dos fardos de celulose. E várias pessoas aceitaram o desafio.

Equipe EEL-USP representada no Fibria Insight: Braz Marotti, Prof. Valdeir Arantes, e Gabriela Berto

Na primeira fase lançada em Agosto, foram 46 inscrições de várias parte do mundo. Em Outubro, 16 iniciativas foram escolhidas para a etapa de imersão e desenvolvimento de um plano de negócios. Uma das propostas selecionadas para a próxima fase foi a proposta de inovação tecnológica da equipe BBioPRo da EEL-USP intitulada Funcionalização one pot de CMF para aplicação em embalagens plásticas. A equipe, liderada pelo Prof. Valdeir, foi composta pelos Doutorando em Biotechnologia Industrial na EEL-USP Braz Marotti e Gabriela Berto, oriendados de Valdeir.

Na segunda fase, representantes das equipes selecionadas passaram por um período de imersão, que ocorreu de 20/novembro à 11/dezembro. O programa iniciou-se com dois dias na unidade industrial da Fibria Celulose S/A em Aracruz no Espírito Santo, onde foram apresentados detalhes dos dois desafios, das expectavidas da Fibria ao final do programa, apresetação dos padrinhos da Fibria para cada proposta e visita técnica à planta industrial e ao porto de exportação da celulose. O programa depois continuou na sede da aceleradora e incubadora de startups Techmall S/A em Belo Horizonte/MG até o dia 11 de dezembro. Neste período de imersão com a Techmall, as equipes receberam mentoria e coaching intenso e de alta qualidade em aspectos técnicos, jurídicos, financeiros e comerciais, para ao final construir um plano de negócio da solução proposta que foi entre à Fibria.

No DEMO day, que ocorreu no dia 12 de dezembro em São Paulo capital, os representantes das equipes tiveram que fazer um pitch para uma banca composta por diretores, especialistas, e conselheiros em inovação da Fibria, seguida por arguição da banca. Após uma feira de exposição das propostas para potenciais investidores do setor, a Techmall coordendou o anúncio das propostas selecionadas. Com as propostas selecionadas para aplicação de CMF em embalanges plásticas e displays flexíveis, a próxima etapa deve começar em janeiro com discussões para início da parceria com a Fibria.

 

Fase de imersão da plataforma Fibria Insight na aceladora de startups Techmall em Belo Horizonte/MG
[:en]A tecnologia inovadora para possibilidar a incorporação de celulose microfibrilar (CMF) em embalagens plásticas proposta pela equipe BBioPRO, composta pelo doutorando Braz Marotti, a Doutoranda Gabriela Berto, e o Prof. Valdeir Arantes, para a solução do desafio de aplicação CMF do programa de Inovação Aberta: Fibria Insight, foi uma das sete propostas selecionadas na final do programa que correu no dia 12 de dezembro em São Paulo. O prof. Valdeir, que liderou a equipe BBioPRO durante as quatro semanas do programa, também é membro da equipe liderada por pesquisadores do Instituto Federal do Amazônas, que tiveram a proposta de aplicação de CMF em displays flexíveis selecionadas.

Para investir em novas ideias e negócios, a Fibria, empresa brasileira e líder mundial na produção de celulose de eucalipto e também uma das líderes mundiais do setor de celulose e papel no quesito investimentos em inovação e tecnologia, inovou! Para ampliar as possibilidades de parceria com startups, universidades, centros de pesquisas e empresas, a empresa lançou a plataforma de Inovação Aberta: Fibria Insight. E de imediato, dois desafios foram lançados: novas aplicações para a celulose microfibrilar e soluções para a embalagem dos fardos de celulose. E várias pessoas aceitaram o desafio.

Na primeira fase lançada em Agosto, foram 46 inscrições de várias parte do mundo. Em Outubro, 16 iniciativas foram escolhidas para a etapa de imersão e desenvolvimento de um plano de negócios. Uma das propostas selecionadas para a próxima fase foi a proposta de inovação tecnológica da equipe BBioPRo da EEL-USP intitulada Funcionalização one pot de CMF para aplicação em embalagens plásticas.

Na segunda fase, representantes das equipes selecionadas passaram por um período de imersão, que ocorreu de 20/novembro à 11/dezembro. O programa iniciou-se com dois dias na unidade industrial da Fibria Celulose S/A em Aracruz no Espírito Santo, onde foram apresentados detalhes dos dois desafios, das expectavidas da Fibria ao final do programa, apresetação dos padrinhos da Fibria para cada proposta e visita técnica à planta industrial e ao porto de exportação da celulose. O programa depois continuou na sede da aceleradora e incubadora de startups Techmall S/A em Belo Horizonte/MG até o dia 11 de dezembro. Neste período de imersão com a Techmall, as equipes receberam mentoria e coaching intenso e de alta qualidade em aspectos técnicos, jurídicos, financeiros e comerciais, para ao final construir um plano de negócio da solução proposta que foi entre à Fibria.

No DEMO day, que ocorreu no dia 12 de dezembro em São Paulo capital, os representantes das equipes tiveram que fazer um pitch para uma banca composta por diretores, especialistas, e conselheiros em inovação da Fibria, seguida por arguição da banca. Após uma feira de exposição das propostas para potenciais investidores do setor, a Techmall coordendou o anúncio das propostas selecionadas. Com as propostas selecionadas para aplicação de CMF em embalanges plásticas e displays flexíveis, a próxima etapa deve começar em janeiro com discussões para início da parceria com a Fibria.