O Projeto Coexistência no Brasil, do NAP.Mineração/USP, é uma iniciativa pioneira, que busca capacitar garimpeiros e promover parcerias equilibradas entre cooperativas de mineração artesanal e empresas de mineração de maior porte, para fomentar práticas mais responsáveis e sustentáveis
A ideia é “preparar os garimpeiros para o século XXI, estabelecendo modelos de mineração mais seguros e eficientes e disseminando técnicas de recuperação de ouro sem mercúrio, práticas e princípios de Saúde e Segurança, ESG, Gestão Econômica e Igualdade de Gênero”, segundo o diretor do Nap. Mineração, professor Giorgio De Tomi, que coordena o projeto, o qual também tem a participação do pesquisador Carlos Henrique Xavier de Araújo.
O projeto venceu um edital internacional, com a participação de seis concorrentes internacionais. O Nap.Mineração, única entidade brasileira a se apresentar, foi o ganhador.
Fases Modelos e Resultados
As etapas incluem diagnóstico, capacitação, organização, formalização e promoção de melhores práticas
O modelo de coexistência prevê convênios entre cooperativas e grandes empresas para uso compartilhado de plantas de beneficiamento e gestão conjunta dos rejeitos, articulando ganhos econômicos e ambientais.
Resultados : referência nacional em coexistência responsável, crescimento do cooperativismo, redução do uso de mercúrio, maior resiliência das comunidades mineradoras e expansão da legalização.