O Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS foi fundado para agregar pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós, servidores públicos e de ONG’s para analisar as tendências da epidemia e produzir pesquisas e tecnologias inovadoras de prevenção da infecção pelo HIV ou do adoecimento pela Aids. Reunido desde 1991, o grupo tem se dedicado a pesquisas informadas por abordagens de direitos humanos em saúde e pelo quadro da vulnerabilidade, entendida em seus aspectos sociais, programáticos e individuais. As atividades de debates e disseminação de informações têm o compromisso de promover a autonomia cidadã de seus participantes, estimular o debate sobre a ética e a promoção dos Direitos Humanos. Uma de suas preocupações centrais tem sido combater o processo de estigmatização e estimular o respeito democrático às diferentes crenças, religiosidades e identidades sexuais e de gênero, e contribuir para a elaboração de políticas públicas no âmbito do Estado Laico.
Destaques
Festival “Fazendo Arte com Prevenção”
O festival Fazendo Arte com Prevenção buscou marcar o Dezembro Vermelho na USP, retomando o debate sobre a luta e prevenção da Aids, bastante abandonado com a ilusão do “fim a Aids”. Como em 1992[1], criamos um momento de disseminação da prevenção mobilizando o tema de modo prazeroso, estimulando que se “faça arte”, no duplo sentido, usando a criatividade mas sem adoecer ou morrer: usando insumos de prevenção!
Como se pode acompanhar neste vídeo[2] disseminado no canal do Instagram e TikTok, projeto resultante da colaboração somada da USC, no dia 4 de Dezembro de 2024, mais de 300 jovens, e 276 estudantes e educadores de escolas de Ensino Médio e uma pequena participação de funcionários da USP, concorreram com 143 obras de arte, inscritas no Festival, todas abordando prevenção.
Dia Mundial de Luta contra a Aids e homenagem a Jorge Beloqui
Ocorreu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023, no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) a celebração do Dia Mundial de Luta contra a Aids e homenagem ao nosso querido amigo e companheiro Jorge Beloqui, que faleceu no início deste ano. No dia 30 foram discutidos os desafios da prevenção das IST e da AIDS e os aprendizados da resposta à Aids para a preparação para futuras pandemias. Na sexta-feira, dia 1º, reconhecemos a contribuição acadêmica e política do Jorge: da universidade à resposta à Aids e à defesa do direito à saúde. Também plantamos uma árvore no IME em sua memória, como uma forma de homenagear o seu legado como professor do IME-USP e membro fundador do NEPAIDS – Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS da USP. Este evento foi uma iniciativa conjunta do NEPAIDS, do Programa Estadual de IST/AIDS, do IME-USP e do MOPAIDS (Movimento Paulistano de Luta contra a Aids), representando as organizações não-governamentais que Jorge ajudou a fundar e com as quais colaborou.
