Pesquisas

12/02/2014

Pesquisadores filiados ao NEPAIDS, desde sua fundação, dedicam-se à descrição e análise dos rumos da epidemia de Aids, em sinergia sindêmica com outras Infecções Sexualmente Transmissíveis e agravos de saúde mental associados ao estigma e discriminação que afetam especialmente as pessoas vivendo com Aids. Sempre em interação com outros grupos de pesquisa no campo dos estudos de gênero e sexualidade e da promoção da saúde, como pesquisadores da prevenção participamos da resposta à pandemia de Covid-19 e aos surtos de Mpox em São Paulo desde 2020, sustentando uma abordagem baseada em direitos humanos.

O desenho das práticas de prevenção neste campo é precedido da análise da vulnerabilidade coletiva de cada grupo e comunidade ao agravo em foco. A análise da vulnerabilidade programática, social e individual, baseada na compreensão da dinâmica de violação/proteção de direitos humanos e em análise interseccional, derivará práticas de prevenção que enfatizam sua intersetorialidade e uma abordagem que considere o princípio da integralidade do cuidado e da prevenção.

Consideramos projetos do NEPAIDS os que resultaram do debate coletivo entre pesquisadores filiados. Listamos como pesquisadores filiados as pessoas articuladas à história do NEPAIDS, partícipes de projetos e coautores de publicações.