CADERNO DE EXERCÍCIOS
Com o Detetive do Climático, os estudantes tornam-se protagonistas da produção de conhecimento sobre a injustiça climática em seu território a partir de sua própria experiência e memória coletiva.
Trata-se de um recurso pedagógico, que visa aprimorar e integrar a experiência de aprendizagem do aluno para pode promover um processo significativo de ensino-aprendizagem.
As atividades do detetive climático fazem com que os alunos explorem e discutam a partir de seu território, lugar de vida, convivência e relações sociais.
Acesse todas as publicações do NOSS Educação para Justiça Climática aqui:
TOOLKIT FOR STUDENTS
Using the Climate Detective, students take on the role of knowledge producers about climate injustice in their community, drawing from both communal memory and personal experience. They investigate and discuss their area, place of live, coexistence, and social relationships using the Climate Detective Toolkit exercises.
The Climate Detective seeks to improve and integrate student learning and can encourage a purposeful process of teaching and learning.
By using their territories as a framework, it aims to increase students’ analytical capacity regarding the risks associated with climate change.
Acces all NOSS Education for Climate Justice Publication here
Documentário desenvolvido a partir do relato de moradores e experiência didática do Projeto de Pesquisa Participativa em Ação: Educação Para Justiça Climática no Vale do Ribeira.
A documentary developed from the stories of local residents and the teaching experience of the Participatory Research in Action Project: Education for Climate Justice in the Ribeira Valley
PUBLICAÇÃO DO NOSSO WORKING PAPER NA PÁGINA DA CLIMATE-U (logo estaremos disponibilizando versão em português)
Empoderando jovens estudantes para justiça climática: a concepção, implementação e resultados de um kit educacional “Detetive Climático”
Considerando a escola como o epicentro da mudança social em seu território, projetamos a pesquisa-ação participativa (PAR) e a ciência cidadã em uma escola de ensino fundamental e médio no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, Brasil.
Este Working Paper tem como objetivo apresentar o processo de projeto metodológico, a implementação e os resultados do desenvolvimento de um kit de ferramentas para a educação sobre justiça climática.
Investigação baseada em como a aprendizagem dialógica e significativa pode contribuir para a educação sobre justiça climática de modo a (1) apoiar a compreensão dos alunos sobre sua vulnerabilidade territorial e desigualdades espaciais? (2) Aprimorar a cocriação de conhecimento científico sobre justiça climática? (3) Capacitar os alunos a agir em prol da justiça climática? (4) Promover práticas de cidadania?
PUBLICATION OF OUR WORKING PAPER ON THE CLIMATE-U WEBSITE
Empowering young students for climate justice: the design, implementation and results of a “Climate Detective” educational kit
Considering the school as the epicentre of social change in its territory, we designed participatory action research (PAR) and citizen science in a primary and secondary school in the Ribeira Valley, São Paulo State, Brazil.
This Working Paper aims to present the methodological design process, implementation and results of the development of a toolkit for climate justice education.
Research based on how dialogic and meaningful learning can contribute to climate justice education in order to (1) support students’ understanding of their territorial vulnerability and spatial inequalities? (2) Enhance the co-creation of scientific knowledge on climate justice? (3) Empower students to take action for climate justice? (4) Promote citizenship practices?
EM BREVE NOVA EDIÇÃO!
Nosso objetivo é fornecer subsídios, conteúdo e informações para que professores e educadores possam explorar questões relacionadas às mudanças climáticas em suas aulas.
O Módulo 1 conceitos básicos relacionados às mudanças climáticas, a percepção e vulnerabilidades.
O Módulo 2 políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas, a política nacional e sustentabilidade.
O Módulo 3 promover o conhecimento relacionado às práticas educacionais para a sustentabilidade e a ação climática.
O Módulo 4 é voltado à construção de cenários e à visualização do futuro, para inspirar e ser inspirado.
NEW EDITION COMING SOON!
Our aim is to provide resources, content and information so that teachers and educators can explore issues related to climate change in their classes.
Module 1 basic concepts related to climate change, perception and vulnerabilities.
Module 2 public policies related to climate change, national policy and sustainability.
Module 3 promotes knowledge related to educational practices for sustainability and climate action.
Module 4 focuses on building scenarios and visualising the future, in order to inspire and be inspired.