NOSS EDU CLIMA

EDUCAÇÃO PARA JUSTIÇA CLIMÁTICA NO VALE DO RIBEIRA:
um projeto de pesquisa, ensino e extensão

Estamos sempre atualizando o nosso site, em breve mais informações

Apresentação do projeto

          O “Projeto de Pesquisa Participativa em Ação: Educação para Justiça Climática no Vale do Ribeira” desenvolvido pelo NOSS EACH USP em colaboração com a iniciativa internacional Climate-U, implementada no Brasil em parceria com o INCLINE USP. Nosso objetivo central é contribuir para que a escola transforme-se em um epicentro estratégico na promoção da justiça climática, criando subsídios e inspirando professores para que sejam difusores de conhecimento para ação climática e, consequentemente, para que os alunos se tornem agentes centrais para mudança de suas comunidades. 

         A estratégia metodológica deste projeto de pesquisa, ensino e extensão fundamenta-se na pesquisa-ação participativa, baseada na educação dialógica de Paulo Freire, aprendizagem significativa de Ausubel e a Ciência Cidadã.  Buscamos inspirar a implementação de atividades que valorizem os conhecimentos tradicionais, explorem diversas linguagens, promovam a resolução de problemas, contribuam para a reflexão crítica e fomentem o protagonismo dos estudantes e toda comunidade escolar. O projeto piloto foi implementado em duas escolas rurais que atendem ao ensino fundamental e médio nos municípios de Eldorado e Iporanga no Vale do Ribeira.

         Ambas apresentam extensa área de influência, incluindo bairros rurais, assim como comunidades tradicionais quilombolas. Em ambos os casos foram identificadas múltiplas vulnerabilidades contextuais e evidentes disparidades territoriais. 

         Nesse contexto, a reflexão crítica tomou o território como  referência e  ponto de partida para o desenvolvimento de uma abordagem educacional voltada para diminuir as vulnerabilidades contextuais, cocriar conhecimento e empoderar os alunos para o protagonismo para justiça climática.

          Um dos resultados do projeto de pesquisa foi a elaboração do Kit Educacional Detetive Climático, que é constituído por três instrumentos educacionais, que foram construídos a partir da participação e colaboração das comunidades escolares.

          Apesar de ter sido desenvolvido nas comunidades do Vale do Ribeira, o Kit Detetive Climático tem potencial de ser escalonado, adaptado e implementado em outras realidades, estes são os próximos passos do grupo de pesquisa.

           O engajamento de estudantes e professores com os conteúdos e as atividades, culminou no interesse de participação de atividades extracurriculares, coleta de dados inéditos sobre as vulnerabilidades territoriais, mapeamento das problemáticas dos bairros e o protagonismo dos alunos envolvidos na promoção dos conhecimentos para a ação climática em arenas políticas locais:

          • Primeiramente os “Embaixadores Climáticos” foram responsáveis por coletar dados inéditos de como as crianças e adolescentes percebem as mudanças climáticas nos territórios de influência da comunidade escolar PEI Escola Estadual do distrito de Itapeúna.
          • Elaboração e submissão do projeto de pré-iniciação científica (Pré-IC) Justiça climática: leituras sobre os impactos socioambientais no Vale do Ribeira ao edital PIBIC-Ensino Médio 2022-2023, do Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq), que foi contemplado com três bolsas de pesquisa para estudantes do ensino médio da PEI Escola Estadual Professora Maria das Dores Viana Pereira. 
          • Os resultados foram promissores desdobrando em um segundo projeto de Pré-IC Educação Climática: capacitação juvenil para a aplicação da ferramenta educacional Detetive Climático para o ensino básico de escolas públicas no Vale do Ribeira -SP”, que também foi contemplado com três bolsas da CNPQ, Edital PIBIC-Ensino Médio 2023- 2024 .

          Além da esfera da educação básica, nosso projeto também desperta interesse de estudantes de nível do ensino superior (graduação e pós-graduação) no aprimoramento das ferramentas desenvolvidas e implementadas pelo Kit Educacional Detetive Climático. 

          Com isso, estamos muito gratos com o êxito do nosso projeto, que só foi, e é possível, com a participação e colaboração de todos os envolvidos!

          Estamos a disposição para mais informações,

            Equipe NOSS Educação para Justiça Climática

About the Research

          The “Participatory Action Research: Education for Climate Justice in the Ribeira Valley” is  projected developed by NOSS EACH USP in collaboration with the international initiative Climate-U, was implemented in Brazil in partnership with INCLINE USP. Our main objective is to contribute to the school becoming a strategic epicenter in the promotion of climate justice, creating subsidies and inspiring teachers to be disseminators of knowledge for climate action and, consequently, for students to become central agents for change in their communities. 

          The methodological strategy of this research, teaching and extension project is based on participatory action research, based on Paulo Freire’s dialogic education, Ausubel’s significant learning and Citizen Science.  We seek to inspire the implementation of activities that value traditional knowledge, explore different languages, promote problem solving, contribute to critical reflection and foster the protagonism of students and the entire school community.

          The pilot project was implemented in two rural schools that serve primary and secondary education in the municipalities of Eldorado and Iporanga in the Ribeira Valley.  Both have an extensive area of influence, including rural neighborhoods, as well as traditional quilombola communities. In both cases, multiple contextual vulnerabilities and evident territorial disparities were identified.  In this context, critical reflection took the territory as a reference and starting point for the development of an educational approach aimed at reducing contextual vulnerabilities, co-creating knowledge, and empowering students to play a leading role in climate justice.

           One of the results of the research project was the elaboration of the Climate Detective Educational Kit, which consists of three educational instruments, which were built from the participation and collaboration of school communities.

           Despite having been developed in the communities of the Ribeira Valley, the Climate Detective Kit has the potential to be scaled, adapted and implemented in other realities, these are the next steps of the research group.

         The engagement of students and teachers with the contents and activities culminated in the interest of participating in extracurricular activities, collecting unprecedented data on territorial vulnerabilities, mapping the problems of the neighborhoods and the protagonism of the students involved in the promotion of knowledge for climate action in local political arenas:

            • First, the “Climate Ambassadors” were responsible for collecting unprecedented data on how children and adolescents perceive climate change in the territories of influence of the PEI State School community in the district of Itapeúna.
            • Preparation and submission of the scientific pre-initiation project (Pre-IC) Climate justice: readings on socio-environmental impacts in the Ribeira Valley to the PIBIC-High School 2022-2023 notice, from the National Council for Research and Technology (CNPq), which was awarded three research scholarships for high school students at PEI Escola Estadual Professora Maria das Dores Viana Pereira.
            • The results were promising, unfolding in a second Pre-IC project Climate Education: youth training for the application of the Climate Detective educational tool for basic education in public schools in Vale do Ribeira -SP“, which was also awarded three scholarships from CNPQ, PIBIC-High School Notice 2023-2024.

          In addition to the sphere of basic education, our project also arouses the interest of higher education students (undergraduate and graduate) in improving the tools developed and implemented by the Climate Detective Educational Kit.

           With this, we are very grateful for the success of our project, which was and is only possible with the participation and collaboration of all those involved!

          We are at your disposal for more information,

            NOSS Climate Justice Education Team