Perfis da História 009 – “Dar aula é socializar o mais alto conhecimento” – Entrevista com Marcos Antonio da Silva

Olá, ouvintes!!

Neste novo episódio do Perfis da História tivemos o prazer e entrevistar e trazer para vocês o professor Marcos Silva. Graduado, pós-graduado e docente na USP, o professor leciona, atualmente, a matéria de Metodologia da História no Departamento de História da FFLCH. E embora esta pequena introdução diga pouco sobre o prolixo e relevante historiador, ela já nos dá uma pista da importância do testemunho de alguém que viveu e vive nosso departamento. Grande defensor da História e do ensino de História nas universidades e nas escolas, Marcos Silva é um importante nome quando se fala da história da cultura popular brasileira, ou, como ele mesmo diz e reforça, história da cultura brasileira. Na conversa ouvimos sobre sua trajetória de vida e formação, sobre sua relação com as artes e sua atuação política, além de saber como o professor pensa vários dos mais importantes tema da sociedade brasileira.

Para nós do Perfis foi um prazer imenso poder entrevistar o professor Marcos Silva e esperamos que vocês curtam o resultado final!

DICAS CULTURAIS:

Marcos Silva

Filmes: “Cabra marcado para morrer” (1984), Eduardo Coutinho; “O Sétimo selo” (1957), Ingmar Bergman; “Blow-Up” (1966), Michelangelo Antonioni; “Hiroshima, meu amor” (1959), Alain Resnais

Livros: “Memórias póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis; “Triste fim de Policarpo Quaresma”, Lima Barreto; “Macunaíma”, Mário de Andrade; “Brasil: nunca mais”, org. Paulo Arns

Música: João Gilberto; Chico Buarque “Ela desatinou” e “Querido diário”; Tropicalistas; Milton Nascimento

Teatro: Teatro Oficina

Ulisses Franco

Filmes: “Tatuagem” (2013), Hilton Lacerda

Livros: “O que é isso, companheiro?” (1979), Fernando Gabeira

FICHA TÉCNICA:

Duração: 1:02:38

Data da entrevista: 20/08/2021

Entrevistadores: Ana Carolina de Andrade Ferreira, Henrique da Silva Barbosa e Ulisses Marques Rocha Franco

Edição: Camila Campos Claro Oladim e Lucas Eroico

O episódio completo também está diponível no Spotify! Para acessar clique aqui!

instituições responsáveis