DEFESA DE MESTRADO: Ana Paula Cascaes defende dissertação sobre a ocupação de áreas úmidas em Macapá-AP

Título da dissertação: Cidade e Água na Amazônia: Urbanização das Áreas Úmidas em Macapá-AP
Mestranda: Ana Paula Cascaes
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Comissão Julgadora: José Alberto Tostes (UNIFAP) e Juliano Pamplona (UFPA)
Data: 30 de outubro de 2025
Horário: 10h
Local: Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU USP – Auditório Paulo de Camargo
Transmissão ao vivo: Canal do IAU USP

Acontecerá no dia 30 de outubro de 2025 a defesa de mestrado da pesquisadora vinculada ao PExURB Ana Paula Cascaes, que apresentará a dissertação intitulada “Cidade e Água na Amazônia: Urbanização das Áreas Úmidas em Macapá-AP”, desenvolvida entre 2023 e 2025 sob orientação de Jeferson Tavares.

A pesquisa discute a relação entre cidade e água no processo de urbanização amazônico, a partir de uma investigação sobre a ocupação de áreas úmidas na cidade de Macapá, Amapá. As análises destacam o conflito entre moradia e rio, que resulta em consequências socioambientais como contaminação, falta de saneamento, precariedade habitacional e inundações, mas também revelam um modo específico de urbanização entre a cidade e a água, seus valores, culturas e relações sociais. A partir dessas constatações o estudo argumenta que as ocupações sobre áreas úmidas correspondem a uma base cultural, social e identitária característica da região, e que possuem expressões que ultrapassam questões habitacionais, configurando-se como uma estrutura de cidade.

Nessa perspectiva, a pesquisadora questiona se a forma tradicional de ocupação das áreas úmidas poderia ser uma alternativa de política pública e de planejamento urbano. Essa questão busca enfrentar as contradições atuais da ocupação dessas áreas e reposicionar o debate para além das interpretações tradicionais sobre os padrões hegemônicos de urbanização na região amazônica.

A defesa ocorrerá no dia 30 de outubro de 2025, quinta-feira, às 10h, no Auditório Paulo de Camargo, no IAU USP, a sessão será aberta ao público presencialmente e será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do IAU USP. A comissão julgadora será composta por Jeferson Tavares (orientador e presidente da banca), José Alberto Tostes (UNIFAP) e Juliano Pamplona (UFPA). 

A pesquisa de mestrado de Ana Paula Cascaes vincula-se ao projeto “Sustentabilidade da infraestrutura territorial e urbana brasileira por meio da integração multidisciplinar”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Processo 131818/2024-4).

___________
Atualização:
Confira abaixo os registros fotográficos da banca de defesa:

Colóquio “Planejamento no Brasil e América Latina”: PExURB articula diálogo entre grupos de pesquisa da USP

Nos dias 20 e 21 de agosto, realizou-se no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP), em São Carlos, o Colóquio Planejamento no Brasil e América Latina. O evento reuniu integrantes de três grupos de pesquisa: CACAL – Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da USP (FAU USP), e os grupos URBIS – História do Urbanismo, da Cidade e da Habitação e PExURB – Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo, ambos vinculados ao IAU USP.

O colóquio teve como objetivo estabelecer interlocuções entre os três grupos de pesquisa, ampliando o diálogo no campo dos estudos sobre planejamento na América Latina e articulando possibilidades de colaboração futura, favorecendo a troca de experiências entre diferentes unidades da Universidade de São Paulo.

No primeiro dia, pesquisadores de diversos níveis (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) apresentaram as sínteses de suas pesquisas em andamento. Já o segundo dia iniciou-se com exposições de professores vinculados aos grupos de pesquisa, que evidenciaram as temáticas integradoras em desenvolvimento. Para estimular a articulação entre os participantes, a última atividade do colóquio foi organizada em quatro grupos de trabalho com eixos temáticos centrais — agentes, desenvolvimento, território e habitar — a partir dos quais foram identificadas possíveis conexões e definidas agendas conjuntas entre os pesquisadores.

Confira abaixo fotografias do evento: