PRODUÇÃO

Livros

Plano de desenvolvimento urbano-ambiental para Itaipuaçu, Maricá – RJ

O Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental para Itaipuaçu, Maricá-RJ consiste em trabalho de extensão realizado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) que envolveu parceiros da Universidade de São Paulo (USP), agentes da sociedade civil, poder público, iniciativa privada, organizações sociais e grupos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo foi elaborar planejamento e projeto urbanístico, ambiental, jurídico e econômico de desenvolvimento do distrito de Itaipuaçu, localizado no município de Maricá-RJ. O resultado é um plano de ações para o bairro que cria a oportunidade de desenvolvimento comunitário para os próximos quarenta anos, confere segurança jurídico-fundiária aos atuais moradores e constrói condições de sustentabilidade econômica e de qualidade sócio ambiental.

Download [pt] 

Projetos de urbanização no Estado de SP : Universidade, Sociedade e as Cidades

Este livro apresenta três projetos de urbanização no estado de São Paulo elaborados em rede, por um circuito de ações simultâneas e a partir de novas perspectivas dos pressupostos territoriais. O objetivo da obra é proporcionar a difusão dos trabalhos, mas também instigar debates sobre as maneiras de integrar pesquisa, ensino e extensão universitárias na melhoria social e ambiental das cidades brasileiras. Pois, embora o que motive esta publicação sejam as experimentações no campo do urbanismo, essas são exploradas a partir da universidade como importante nicho de inovação junto dos tomadores de decisões. Os resultados apresentados, bem como os procedimentos, etapas e discussões são fruto de intenso trabalho coletivo entre docentes, discentes, gestores públicos, organizações sociais e comunidades. Essa particularidade afasta os projetos de uma autoria individual e os aproxima a uma prática coletiva de reflexão e críticas propositivas, comprovando a existência de alternativas para se enfrentar as questões habitacionais, ambientais e urbanísticas de forma integrada e dentro das políticas públicas interfederativas e intersetoriais.

Download [pt] 
Download [en]

Banhado: plano popular de urbanização e regularização fundiária

Diante da iniciativa de remoção de 460 famílias assentadas no Banhado, o grupo de Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo (PExURB) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-UP) coordenou a elaboração de um plano de urbanização e regularização fundiária como estudo sobre a viabilidade de permanência segura da comunidade. Nesse plano, priorizou-se a valorização da água, o uso intensivo de infraestruturas e as diferentes escalas da inserção do trabalho na sociedade, articulando os interesses sociais aos ambientais. A parceria entre a academia e a comunidade na elaboração do Plano resultou na articulação interdisciplinar entre as áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e ambiental, planejamento urbano e regional e direito urbanístico, com intensa participação popular. As soluções, em síntese, buscam garantir uma infraestrutura ramificada orientada pelo zoneamento ambiental e pelos instrumentos legais de regularização fundiária que ordenam uma rede de serviços e atividades produtivas. O Plano se consolida como uma ponte entre a universidade e a sociedade para promover ensino e ação política pelo conhecimento técnico.

Download

Plano de urbanização e regularização fundiária do banhado: Jardim Nova Esperança – São José dos Campos-SP

O Plano de Urbanização e Regularização Fundiária do Banhado é uma experiência urbanística consolidada como instrumento técnico-político para a permanência segura e com qualidade de 460 famílias que residem no Jardim Nova Esperança, localizado no Banhado, região central do município de São José dos Campos-SP. A partir do Plano deve-se iniciar o processo de regularização fundiária e o desenvolvimento do projeto básico e executivo de urbanização da comunidade. O objetivo é consolidar o Jardim Nova Esperança na área central de São José dos Campos-SP por meio da apropriação da comunidade como estratégia de proteção ambiental da APA do Banhado, de permanência das atividades produtivas rurais em área urbana e da integração com o centro da cidade. O Plano foi elaborado conjuntamente pelos (as) Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP), cursos de Engenharia Ambiental (EESC-USP) e de Engenharia Civil (EESC-USP), Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Grupo Pitá, Veracidade, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Associação Comunitária do Banhado e Comunidade Jardim Nova Esperança.

Download

Projeto de vizinhança hospitalar: hospital de amor, Barretos-SP

O Projeto de Vizinhança Hospitalar é o resultado de um projeto de pesquisa e extensão realizado por meio do convênio (n. 44735) entre o IAU-USP e a Fundação Pio XII (responsável pelo Hospital de Amor), elaborado por equipe interdisciplinar do Grupo PExURB (Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo). O objetivo central do Projeto é atribuir qualidade ao entorno do Hospital de Amor, localizado no bairro Doutor Paulo Prata (zona sul do município de Barretos-SP), com a finalidade de constituir espaços públicos inclusivos. Destina-se aos cidadãos usuários da vizinhança hospitalar e especialmente aos pacientes e seus acompanhantes, aos funcionários do hospital, aos comerciantes ali instalados e a todos os visitantes.

Download

Capítulos de Livros

Experiências urbanísticas no Brasil contemporâneo: planejamento e projeto em diferentes escalas

Experiências Urbanísticas no Brasil Contemporâneo é resultado de trabalho coletivo da rede de pesquisadoras e pesquisadores Laboratório de Experiências Urbanísticas (LEU) e tem por objetivo discutir a experimentação técnica, política e reflexiva de planos e projetos. No livro, são apresentadas nove experiências desenvolvidas por oito universidades públicas em doze municípios distribuídos em todas as cinco macrorregiões do país. O conteúdo está organizado em três seções de modo a proporcionar leituras independentes de cada uma delas. Na Seção 1, o leitor poderá conhecer detalhes de cada uma das nove experiências por meio de fichas técnicas; na Seção 2, são apresentados seis capítulos que problematizam os principais temas comuns a cada uma das experiências; e na Seção 3, encontram-se diálogos críticos com pensadores, pesquisadores, gestores e acadêmicos que trazem importantes dados e conclusões sobre políticas públicas urbanas e regionais, nacionais e internacionais. A finalidade é proporcionar uma leitura cujo percurso seja definido pelos próprios interesses do leitor, dada a diversidade de assuntos decorrente da dimensão continental brasileira.

Download

FORMAS PRECÁRIAS DE HABITAÇÃO EM CIDADES DO INTERIOR PAULISTA contextos, ações e desafios para o campo de athis

O capítulo tem por finalidade apresentar uma discussão sobre metodologias de projeto de urbanização à luz do debate crítico e de experiências na área de urbanismo e do planejamento urbano e regional. O objetivo é desnaturalizar a condição atual de atuação profissional nos projetos urbanísticos para construir alternativas que respondam à realidade urbana nacional. Metodologicamente, o texto apresenta alguns pressupostos e premissas territoriais que podem orientar as novas maneiras de elaboração de projeto. Considera, como objeto referencial, os desafios e as inovações das práticas recentes sobre assentamentos precários proporcionados pelas políticas públicas federais. Teoricamente, a discussão vincula-se aos aspectos sociotécnicos, como campo de soluções à produção do espaço e conceitualmente compreende a cidade como construção coletiva e política. O capítulo demonstra os anacronismos dos métodos hegemônicos e, em diálogo com as particularidades nacionais do processo de urbanização, busca apresentar alternativas ao campo do urbanismo pelas aprendizagens, pelo projeto como crítica e pela cidade como lugar da experimentação.

Download

Relatórios de pesquisas

PERSPECTIVAS MULTIESCALARES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE JUQUITIBA-SP

Este relatório técnico sintetiza as principais análises do trabalho PERSPECTIVAS MULTIESCALARES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE JUQUITIBA-SP realizado em 2022 pelo grupo de Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Urbanismo (PExURB), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), em parceria com o Instituto Terra Luminous (Convênio 48161). O objetivo geral dos trabalhos foi buscar alternativas ao desenvolvimento econômico sustentável em condições ambientalmente vulneráveis e restritivas. Para isso, considerou os diferentes níveis que compõem o planejamento incidente no município de Juquitiba-SP, iluminando oportunidades e definindo recortes territoriais para seu desenvolvimento sustentável. Diante da realidade regionalizada do desenvolvimento dos municípios brasileiros, especialmente os paulistas, a presente proposta busca articular diferentes objetos de ação planejadora com o interesse de avançar nas práticas setoriais e escalares. Com isso, pretende-se constituir espaços e agentes de interferência no âmbito local do planejamento, sobretudo durante a revisão do plano diretor municipal.

Download

Artigos em Anais de Eventos

ENANPARQ 2022

Prática urbanística e o papel da universidade: Experiências integradas de ensino, pesquisa e extensão em tres cidades do Estado de São Paulo

Apresenta-se neste artigo um relato de experiência quanto ao circuito de ações de três projetos de urbanização de assentamentos precários, realizados no estado de São Paulo, articulando pesquisa, ensino e extensão. A possibilidade de elaborar projetos em rede permitiu encontrar os pontos tangentes entre cada comunidade/cidade/região e potencializá-los em soluções mais amplas que o recorte geográfico da área objeto de intervenção. Além disso, a finalidade das diversas atividades realizadas foi introduzir o aluno no ambiente da prática profissional que envolve múltiplas áreas de conhecimento e que requer aproximação com trabalhos de campo e atuação junto à sociedade de maneira capilarizada e orgânica. Desses aspectos é possível apontar para a relevância estrutural da experiência pelo aprofundamento teórico, conceitual e metodológico dos trabalhos de urbanismo por meio da reflexão sobre seus resultados integrados entre ensino, pesquisa e extensão e o reconhecimento do papel da universidade para criação de soluções inovadoras, inclusivas, ambientalmente adequadas e com um olhar crítico e construtivo.

Download

ENANPUR 2023

Perspectivas multiescalares para o desenvolvimento sustentável: experiências urbanísticas e metodologias de planejamento em territórios com conflitos urbanoregionais

Este artigo tem como objetivo contribuir com a pesquisa aplicada em políticas públicas pela apresentação de uma experiência urbanística e metodologia de planejamento em territórios com conflitos urbano-ambientais. A experiência partiu do reconhecimento da intensa regionalização de diretrizes de desenvolvimento que incidem sobre os municípios brasileiros e buscou formular um procedimento de mapeamento e ação. Os resultados estão apoiados no caso do município de Juquitiba, integrante da Região Metropolitana de São Paulo e lugar de sobreposição de planos, ações, leis, restrições e diretrizes de diferentes escalas. Por meio de uma análise multinível nos âmbitos estadual, regional, sub-regional, metropolitano e local foram realizadas leituras transversais com foco nas questões ambiental, urbana, econômica, hídrica e de saneamento. Como principais desdobramentos foram identificados conflitos existentes entre as diversas escalas de planejamento; apontadas oportunidades de ação e estabelecidos recortes territoriais para o desenvolvimento sustentável a serem aplicados na esfera local de planejamento. Desta forma, este estudo contribui para o avanço da incorporação da perspectiva multiescalar no planejamento urbano, por meio de um experimento metodológico que considera as particularidades regionais abrangentes e os conflitos incidentes sobre o território. E busca contribuir com uma discussão científica sobre o processo atual de urbanização que se encontra metropolizado.

Download

Pesquisa

Os Planos e Projetos Urbanísticos, Pós-1988, na Dispersão Urbana e na Metropolização do Território Brasileiro – Projeto Regular FAPESP 2018/13637-0

Essa pesquisa propôs-se a estudar o processo de urbanização no Brasil a partir da análise dos planos e projetos urbanísticos (nos âmbitos urbano, regional e territorial) e suas repercussões no território. O objetivo principal é verificar os novos paradigmas do ordenamento territorial brasileiro à luz do processo de metropolização do seu espaço. Coordenador: Jeferson Tavares, bolsistas TT1: A Julia C. S. V. C. Rosas, Ivan Machado Galdiano. Período: 01/03/2019 – 28/02/2021.

Download

Artigos em periódicos

 

Projeto urbanístico da Vila-Praça (Brasil): alternativa de tecido urbano sustentável para cidades brasileiras

Conflitos socioambientais e o Plano Popular do Banhado como instrumento de resistência técnica e política

Revista Indisciplinar , v. 05, n.2, p. 138-164, 2020

Link

Cartografias contra-hegemônicas como ferramentas de efetivação de direitos: o caso da comunidade do Banhado, São Jose dos Campos – SP

REDE – Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 56-67, dez. 2019. ISSN 1982-5528.

Link

Notícias

Grupo da USP cria plano de urbanismo focado em comunidade vulnerável Projeto premiado apresenta soluções para permanência segura de famílias instaladas na região do Banhado, em São José dos Campos

Projeto recebe prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil

Plano de urbanização do Banhado feito por professores e alunos da USP é apresentado a moradores em S. José O projeto será anexado a ação de regularização fundiária do bairro

Trabalho de docentes do IAU recebe premio