Nos dias 04 e 05 de agosto de 2025, no Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima, na USP Campus São Carlos, ocorreu o seminário “Mudanças Climáticas e Cidades”. O evento, promovido pelo PExURB (Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Urbanismo), contou com a participação de mais de 250 pessoas de 51 municípios diferentes, reunindo profissionais, estudantes e pesquisadores de diversas formações e áreas de atuação.
O evento reafirmou o compromisso do PExURB e do IAU-USP em promover o diálogo interdisciplinar sobre as transformações climáticas e seus impactos nas cidades brasileiras.
No primeiro dia do seminário (04/11), Carlos Nobre (IEA USP), Tércio Ambrizzi (IEE USP) e Pedro Jacobi (IEE USP) apresentaram diferentes perspectivas sobre a emergência climática e seus efeitos nas cidades. Nobre destacou o avanço dos “pontos de não retorno” e defendeu ações urgentes de mitigação e adaptação; Ambrizzi analisou a relação entre eventos extremos e o aquecimento global, ressaltando a importância da educação ambiental; e Jacobi enfatizou a necessidade de inovação na governança socioambiental e na aplicação rigorosa das Soluções Baseadas na Natureza (SBN).
O segundo dia (05/11) reuniu Sarah Feldman (IAU USP), Luciana Royer (FAU USP) e André Teófilo Beck (EESC USP), que discutiram questões estruturais de planejamento e sustentabilidade. Feldman analisou os desafios institucionais do planejamento territorial e a fragmentação entre escalas urbana e regional; Royer abordou os limites do federalismo brasileiro e propôs novas abordagens integradas de gestão ambiental e territorial; e Beck apresentou estratégias de redução das emissões de CO₂ na construção civil a partir da atualização de normas técnicas.
O evento “Mudanças Climáticas e Cidades” também foi parte da programação de uma disciplina em formato de Workshop de projeto do IAU USP (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). A disciplina, “Cidades Extremas, Cidade Crítica”, ocorreu entre os dias 04 e 08 de agosto, integrando alunos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. As palestras ministradas pelos convidados do seminário constituíram parte do aporte teórico que os alunos utilizaram na disciplina para a proposição de soluções de infraestrutura, gorvernança, políticas públicas e planejamento para casos reais brasileiros, considerando o contexto das mudanças climáticas. Conheça os resultados da disciplina clicando aqui.
O evento e a disciplina contaram com apoio da FAPESP, no âmbito do projeto de pesquisa em andamento “Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasileiras: perspectivas para formulação de políticas públicas em sistemas de cidades” (processo 22/01583-9).
Confira abaixo a galeria de fotos do evento:















