PExURB promoverá evento sobre Mudanças Climáticas em agosto de 2025
O PExURB promoverá nos dias 04 e 05 de agosto o evento “Mudanças Climáticas e Cidades”, realizado no Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima – EESC-USP (Campus 1 da USP São Carlos, em frente ao edifício E1). Especialistas e pesquisadores sobre mudanças climáticas debaterão os impactos dos eventos extremos nas cidades brasileiras, colaborando na formulação de alternativas para mitigação, resiliência e adaptabilidade do ambiente urbano.
A palestra de abertura, no dia 04/08/2025, será ministrada por Carlos Nobre, que abordará os aspectos emergenciais sobre mudanças climáticas. Nos dois dias, palestrantes abordarão temas relacionados a políticas públicas urbanas e regionais, planejamento territorial, desenvolvimento sustentável, governança e soluções em infraestruturas. Confira abaixo a programação completa do evento:
04 DE AGOSTO (SEGUNDA) – 14h às 18h
PALESTRA DE ABERTURA: MUDANÇAS CLIMÁTICAS, DESAFIOS A ENFRENTAR
Carlos Nobre
Professor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP)
VARIABILIDADE CLIMÁTICA E EVENTOS EXTREMOS: ALGUMA RELAÇÃO COM O AQUECIMENTO GLOBAL?
Tercio Ambrizzi
Professor Titular do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE USP)
AS CIDADES E OS DESAFIOS DE INOVAÇÃO NA GOVERNANÇA FACE À EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Pedro Jacobi
Professor Titular Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais/Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE USP).
04 DE AGOSTO (TERÇA) – 14h às 18h
CAMPO, CIDADE, REGIÃO: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESAFIOS INSTITUCIONAIS PARA O PLANEJAMENTO TERRITORIAL
Sarah Feldman
Professora Livre-docente Sênior do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP)
A METRÓPOLE COMO ESCALA DE PLANEJAMENTO
Luciana Royer
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design – Universidade de São Paulo (FAU USP)
REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2 DO AMBIENTE CONSTRUÍDO POR MEIO DA ATUALIZAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS
André Beck
Professor Associado do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC USP)
Qual a importância de debater as mudanças climáticas no contexto das cidades?
Os eventos extremos nas cidades brasileiras estão cada vez mais frequentes e são inúmeros os exemplos: as chuvas intensas no sul da Bahia, as secas nas cidades da Amazônia, as inundações no Rio Grande do Sul, os incêndios em florestas e reservas ambientais, o aumento do nível do mar. Esses eventos impactam no equilíbrio dos ecossistemas e diretamente na vida e na economia das cidades. Suas ocorrências afetam sistemas urbanos, infraestruturas e o modo atual de vida. E as consequências devem agravar esse contexto porque os organismos internacionais confirmam, anualmente, o aquecimento global.
As respostas são inúmeras. Agências, institutos e órgãos nacionais têm se esforçado nas ações, investimentos e planos de adaptabilidade e transição sociotécnica. O setor privado e a sociedade civil estão mobilizados em torno de alternativas e soluções. O meio acadêmico tem incentivado pesquisas e ações com a sociedade para compreender e propor transformações, articulando conhecimento nacional e parcerias internacionais.
Em breve, serão divulgadas rodadas de investimentos em planos estaduais e municipais de adaptação climática. Diante desse quadro, o evento MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CIDADES pretende ampliar o debate a partir de diferentes áreas do conhecimento e proporcionar um lugar de consolidação de ideias e ações que possam contribuir nas tomadas de decisões do poder público e de movimentos e organismos sociais. Considera prioridade combater as mudanças climáticas junto das desigualdades regionais e da segregação social porque seus efeitos incidem com maiores consequências nas áreas ambientalmente mais vulneráveis e socialmente mais precárias.
O evento é direcionado para alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, gestores públicos, organizações não governamentais e profissionais que atuam com projetos de adaptabilidade das cidades. Contará com debates interdisciplinares que abordarão a dimensão metropolitana, de municípios de médio e pequeno portes e as demandas sociais, econômicas e ambientais dos diferentes estágios de urbanização, desde áreas mais consolidadas a áreas rurais.
O evento integra uma semana de atividades do IAU-USP (disciplinas de graduação, pós-graduação, workshop) relacionadas a eventos extremos e adaptabilidade climática. Faz parte do Projeto FAPESP “Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasileiras. Perspectivas para formulação de políticas públicas em sistemas de cidades” (Processo 2022/01583-9) e do projeto CNPq “Infraestruturas nas Cidades Brasileiras: Perspectivas Urbanísticas para o Planejamento de Redes” (Processo 307498/2023-9).
Inscrições:
As incrições são gratuitas e estão disponíveis no site do evento: https://www.even3.com.br/mudancasclimaticasecidades-595449/.


