SEMINÁRIO

O BRASIL DE MANUEL CORREIA DE ANDRADE INTERPRETAÇÕES, DIÁLOGOS E ACERVOS

Confira os resultados das ações que aconteceram entre 26 e 29 de setembro de 2023.

Régua de Logos - PMCA

O Seminário “O Brasil de Manuel Correia de Andrade: interpretações, diálogos e acervos” ocorreu de 26 a 29 de setembro de 2023 no Auditório Milton Santos – FFLCH/USP e no Instituto de Estudos Brasileiros IEB/USP.

Em parceria com o IEB/USP, o Programa de Pós Graduação em Geografia Humana da FFLCH/USP, a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e a Cátedra Manuel Correia de Andrade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a estrutura do seminário foi pensada para ressaltar a contribuição deste intelectual por meio de seus diálogos com outros intérpretes do Brasil e seus acervos.

As mesas do seminário propuseram um debate entre Manuel Correia de Andrade e Caio Prado Jr., Celso Furtado, Pierre Monbeig, Milton Santos – todos com seus Fundos no IEB – e Josué de Castro, cujo Fundo se encontra na FUNDAJ em Recife. Os diálogos sobre as interpretações do Brasil a partir dos acervos reuniram gestores públicos, ativistas sociais e professores de universidades brasileiras de diferentes áreas: geografia, história, economia, sociologia e ciência política.

Programação de mesas

Veja conteúdos e saiba mais sobre os expositores que participaram das mesas do Seminário.

Mesa de Abertura: O Itinerário Intelectual de Manuel Correia de Andrade

A primeira, intitulada “Mesa de Abertura: O Itinerário Intelectual de Manuel Correia de Andrade”, proporcionou um exame do percurso intelectual do acadêmico.

Participaram da discussão Rosa Ester Rossini (FFLCH/USP), Thaís de Lourdes Correia de Andrade (UFPE) e André Heráclio do Rêgo (IEB/USP).

A mediação da Mesa foi realizada por Alexandre de Freitas Barbosa, coordenador acadêmico do Projeto Manuel Correia de Andrade.

Assista a transmissão completa

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco(1970), graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco(1984), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco(1982), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo(2018) e aperfeicoamento em Análise Demográfica pelo Fundação Joaquim Nabuco/CONDEPE/SUDENE(1984).

Atualmente é funcionário da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas:Manuel Correia de Andrade, Geografia, Nordeste Brasileiro, Pensamento Geográfico, Questão Ambiental e Questão Regional.

Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 1970, e é Professora Titular desde 1991. Graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo (1964), Mestre em Geografia (Geografia Humana) (1971), Doutora em Geografia (Geografia Humana) (1975), Livre-Docente em Geografia da População (1988).

Ministra disciplinas em nível de Pós-Graduação desde 1977. Aposentou-se em 2008. Desde 2011 é Professora Sênior junto ao Departamento de Geografia – FFLCH – USP, exercendo todas as atividades sem remuneração. Orienta estudantes em nível de Pós-Doctor, Doutorado, Mestrado, TGI e Iniciação Científica.

Tem experiência em Geografia Agrária e da População, atuando nos temas: Força de Trabalho, Brasil, Gênero, Migração Internacional, Japão. Participou de eventos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa. Desde 1982 é bolsista 1A do CNPq.

Desde 1989 tem se dedicado também ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nos processos de seleção e avaliação de projetos. Em 2004 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico na condição de Comendadora concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia em 2012; Homenageada pelo CNPq na página Pioneiras da Ciência do Brasil – 4ª Edição, inserida no site do CNPq em outubro de 2014; Doutora “Honoris Causa” pela Universidade Estadual do Ceará em 2015; Doutora “Honoris Causa” pela Universidade Federal do Piauí em 2015.

Diplomata, escritor historiador, possui graduação em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (1993), mestrado em ESTUDOS IBERICOS E IBERO-AMERICANOS pela Universidade de Paris X Nanterre (2000) e doutorado em ESTUDOS PORTUGUESES, BRASILEIROS E DA AFRICA LUSOFONA pela Universidade de Paris X Nanterre (2004), este último reconhecido como de HISTÓRIA SOCIAL pela Universidade de São Paulo (USP), em 2010 .

Pós-doutorado na Universidade Católica de Lisboa, em História Social, sob a orientação do Porf. Artur Teodoro de Matos (2015). Atualmente faz pos-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do professor Jaime Tadeu Oliva, com o tema “Representações e imagens do sertão no Brasil e na África Portuguesa, nos séculos XIX e XX”. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, História do Brasil República , Império e Colônia, bem como dos outros países de expressão portuguesa.

Mesa 1: O acervo Manuel Correia de Andrade no IEB: Histórico, Conservação e Perspectivas

O segundo encontro, denominado “Mesa 1 – O acervo Manuel Correia de Andrade no IEB: histórico, conversação e perspectivas”, dedicou-se a analisar o acervo de relevância histórica associado a Manuel Correia de Andrade e contou com a participação de Leandro Melo (Projeto Manuel Correia de Andrade), Jaime Oliva (IEB/USP), Albertina Malta (FUNDAJ e Alexandre Macchione Saes (BBM) como mediador.

Assista a transmissão completa

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Trabalha com conservação-restauração de fotografias e conservação preventiva de acervos bibliográficos e documentais há mais de 25 anos.

Desde 2004 coordena a L3, empresa especializada na elaboração e execução de projetos de conservação-restauração de fotografias e documentos de arquivo e na formação de profissionais. Realizou projetos de conservação para instituições como a Fundação Bienal de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo , Museu de Arte Contemporânea e Museu Paulista da Universidade de São Paulo, além de galerias de arte e clientes particulares.

Foi professor do Curso Assistente de Conservação Preventiva da Escola SENAI Theobaldo de Nigris e do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac. Atualmente divide com Caetana Britto a coordenação técnica do Projeto Manuel Correia de Andrade.

Graduado em Geografia e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Docente e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros, onde coordena e orienta trabalhos no Arquivo de Milton Santos, de quem foi aluno. Também é coordenador do Laboratório Interdisciplinar, do projeto Como Pensar o Brasil Hoje e do programa de pós-graduação multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras.

Atua nos estudos de Geografia Urbana relacionada às questões sociais e culturais das cidades, no ensino da Geografia, nas questões ambientais e nas discussões epistemológicas da Geografia em sua relação com as outras ciências humanas. Pesquisa e orienta principalmente nos seguintes temas: cidade, urbanidade, metrópole, modernização e fragmentação urbana, planejamento urbano e regional, cartografia e representações da paisagem urbana, relação espaço e meio ambiente, geografia e interdisciplinaridade, renovação da geografia e a obra de Milton Santos.

Na área do ensino da Geografia desenvolveu e ainda se dedica a vários trabalhos didáticos. Dedica-se também às discussões epistemológicas sobre a questão da interdisciplinaridade, ministrando disciplinas com esse teor e também realizando orientações.

Graduada em História pela Universidade Católica de Pernambuco e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. É Coordenadora de Documentação e Pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. Foi Coordenadora Geral do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira – CEHIBRA, Coordenadora de Iconografia e Chefe da Divisão de Fototeca da FUNDAJ. Foi membro da diretoria da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

É membro da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais – CTDAISM/Conarq desde de 2017 e da Comissão Permanente de Segurança de Acervos e da Comissão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos da Fundação Joaquim Nabuco.

Professor do Departamento de Economia da FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH/USP. Graduado em Ciências Sociais pela UNESP/Fclar (2003). Doutorado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp (2008).

Ministra as disciplinas de História Econômica e Formação Econômica do Brasil no Departamento de Economia e suas pesquisas gravitam nos temas da história do setor elétrico brasileiro, do pensamento econômico do Brasil e da metodologia em história econômica. Autor de Conflitos do capital (Edusc, 2010), História Econômica Geral em coautoria com Flávio Saes (Saraiva, 2013) e coorganizador de Celso Furtado e os 60 anos de Formação Econômica do Brasil com Alexandre Barbosa (SESC, 2022).

Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – ABPHE (2015-17), Vice-Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM/USP (2017-2020) e coordenador do curso de Economia da FEA/USP (2017-2020). É Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2022- ) e Bolsista Produtividade CNPq.

Mesa 2: Pierre Monbeig e Manuel: Da França para o Brasil

O segundo dia começou com a “Mesa 2: Pierre Monbeig e Manuel: Da França para o Brasil”. O encontro relacionou o trabalho de Manuel Correia de Andrade e do greógrafo francês que estudou e trabalhou o Brasil entre 1935 e 1946. Participaram da Mesa, José Borzacchiello da Silva (UFC), Larissa Lira (IEB/USP), Federico Ferretti (Universidade de Bolonha) e Breno Viotto (UFRGS) como mediador.

Assista a transmissão completa

Professor Titular e Emérito da Universidade Federal do Ceará. Professor dos Programas de Pós Graduação em Geografia da UFC e PUC-RIO, Pós-doutor em Geografia Humana pela Université de Paris IV – Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP.

Coordenou a área de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidiu a AGB (1986-1988). Presidiu a ANPEGE (2003-2005). Atua na área de Geografia Urbana, especialmente no enfoque dos Movimentos Sociais. Associado Efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).]

Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB. Exerceu a função de Assessor do Cearah Periferia. É conselheiro do CETRA. Realizou Expertise e Consultoria Internacional para o Conseil Scientifique da Open Edition que desenvolve a Plataforma Revue.org. Editou o livro French-Brazilian Geography – The Influence of French Geography in Brazil, pela Springer Briefs in Latin American Studies.

Integra o projeto PRINT/CAPES Integrated socio-environmental technologies and methods for territorial sustainability: alternatives for local communities in the context of climate change. Integra a Comissão Editorial de revistas nacionais e estrangeiras.

Professora visitante assistente na Johns Hopkins University, em Baltimore, nos Estados Unidos, associada ao laboratório Giovanni Arrighi Center for Global Studies. Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris) e pela Universidade de São Paulo, em convênio internacional de dupla titulação. Mestre em Geografia Humana pela USP, bacharel e licenciada em Geografia pela USP.

Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo e no Instituto de Estudos Brasileiros- IEB/USP. Professora visitante na Universidade Federal de Minas Gerais entre 2019 e 2021. Membro associado do Laboratório Geographies-Cités, equipe EHGO (história e epistemologia da Geografia), Universidade Panthéon-Sorbonne, CNRS, Université de Paris e EHESS, Paris, França. Desenvolve pesquisas na área de história e epistemologia da geografia, história e epistemologia da geo-história, da geoeconomia, da geopolítica e sobre a inserção do Brasil nos estudos globais. Autora dos livros “O Mediterrâneo de Vidal de la Blache: o primeiro esboço do métodos geográfico (1852-1918)”, “Pierre Monbeig a Formação da Geografia no Brasil: uma geo-história dos saberes (1925-1957)” e co-organizadora do livro “Geografias das ciências, dos saberes e da história da Geografia”. Premiada com menção honrosa pela LASA- Latin American Studies Association- na categoria melhor livro de humanidades publicado sobre o Brasil em 2021, com o livro sobre Pierre Monbeig.

Doutorado em Geografia – Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Foi pesquisador e docente na França, na Suíça, na Irlanda e na Universidade Federal da Integração Latino-Americana de Foz do Iguaçu. Professor Titular na Universidade de Bologna (Itália).

Publicou nos periódicos: Transactions of the Institute of British Geographers, Annals of the American Association of Geographers, Progress in Human Geography, Antipode, ACME, cultural geographies, Environment and Planning D – Society and Space, Political Geography, Geopolitics, Gender Place and Culture, Third World Quarterly, Geographical Journal, Journal of Historical Geography, Imago Mundi, Geographers Biobibliographical Studies, Geografiska Annaler Series B – Human Geography, Geography Compass, Social and Cultural Geography, Singapore Journal of Tropical Geography, Environment and Planning C – Politics and Space, International Journal of Sociology and Social Policy, Historical Geography, Journal of Geography, História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Geographia, Investigaciones Geográficas, Rivista Geografica Italiana, Cybergeo, Espace Géographique, Annales de Géographie entre outros

Graduado e doutorado em geografia humana pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em história da geografia, com pesquisas em história da geografia crítica mundial e brasileira, relação entre geografia e marxismo, história do planejamento regional e sua relação com a geografia e geografia cultural.

Desenvolve análise da história do planejamento regional no Brasil e a formação de imaginários geográficos durante a guerra fria. Suas linhas de pesquisa têm o século XX como foco.

Mesa 3: De Caio Prado Júnior a Manuel: Entre a História e a Geografia

A “Mesa 3: De Caio Prado Júnior a Manuel: Entre a História e a Geografia” relacionou as áreas de atuação dos dois intelectuais. A mediação da Mesa foi realizada por Antônio Gilberto Ramos Nogueira (UFC), contando com a participação de Carlos Guilherme Motta (FFLCH/USP), Paulo Iumatti (IEB/USP) e Marta Inez Medeiros Marques (FFLCH/USP).

Assista a transmissão completa

Graduado em História, Mestre em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de São Paulo e Doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor emérito da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP.

Foi consultor e professor visitante no Centro de Estudos Brasileños da Universidad de Salamanca, professor visitante das Universidades de Londres, Texas e da Escola de Altos Estudos (Paris).

É Presidente do Comitê Científico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ex-Diretor (fundador) do Instituto de Estudos Avançados da USP, ex-Professor titular do IFCH da UNICAMP, um dos fundadores do Memorial da América Latina, ex-Diretor do Arquivo do Estado de São Paulo, consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, assessoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, membro do conselho editorial da Revista Minius (Universidade de Vigo) e da Revista Estudos Avançados (USP), Revista Eletrônica Intellectus e da Revista Eletrônica Aedificandi.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura e das Ideologias, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, Direito e mentalidades. Recebeu a Medalha da Cidade de Paris.

Graduado em História pela Universidade de São Paulo, doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado e Livre-Docente pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (área de História). Foi Professor do IEB-USP até 2019, quando assumiu o posto de Professor Titular (Professeur des Universités) da Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris 3) – onde é atualmente é co-responsável pelo programa de Mestrado em estudos lusófonos e co-diretor do Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL).

Atuou no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros e no Centre de Recherches Latino-Américaines da Universidade de Poitiers e como professor convidado na Universidade de Toulon (ambas na França). Foi líder do grupo de pesquisa Palavras, Imagens e Sons da Literatura de Cordel no Brasil, certificado pelo CNPq, editor da Revista do IEB e vice-diretor do IEB.

Tem experiência nas áreas de historiografia, história das idéias, história da cultura, história do livro e arquivologia, trabalhando principalmente com história do Brasil República, historiografia brasileira, história do livro, literatura de cordel e música.

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado Profissional / Especialização em Desenvolvimento Rural pela Universidade de Paris I, Mestrado e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.

É professora de Geografia no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Trabalha com os temas: vida cotidiana, movimentos sociais, reprodução social da classe trabalhadora e relação campo-cidade; agronegócio e capital financeiro; produção do espaço e desenvolvimento geográfico desigual do capitalismo.

Tem publicado sobre reforma agrária, desenvolvimento rural, movimentos sociais e campesinato em coletâneas e revistas como Terra Livre, Revista NERA, Revista AGRÁRIA. Organizou as coletâneas O campo no século XXI (com Ariovaldo U. de Oliveira) e Geografia Agrária: Teoria e Poder (com Bernardo F. Mançano e Júlio C. Suzuki). Foi Pesquisadora Visitante no Programa de Psicologia do Graduate Center, City University of New York, CUNY.

Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis, mestre e doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado no Centro de Investigação em Antropologia-CRIA, Universidade Nova de Lisboa-UNL e no Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

Professor Associado do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, docente do PROFHistória, no polo coordenado pela UFC e Coordenador do Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica do Departamento de História da UFC.

Foi professor da PUC-SP, coordenou o Programa de Pós-Graduação em História Social da UFC, foi Vice-Coordenador e Coordenador do GT História e Patrimônio Cultural da ANPUH-Brasil. Atuou como representante da ANPUH no Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Tem experiência na área de História do Brasil com ênfase nos seguintes temas: historiografia, políticas culturais, patrimônio cultural, memória e cultura. Prêmio Silvio Romero. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória – GEPPM/UFC/CNPq.

Mesa 4: Josué de Castro e Manuel: A Geografia da Fome no Brasil

Para finalizar o segundo dia, a “Mesa 4: Josué de Castro e Manuel: A Geografia da Fome no Brasil” recebeu José Lira (FAU/USP), André Martins (UFPE), Jaime Amorim (MST) e Adriana Salay Leme (FFLCH/USP) como mediadora.

Assista a transmissão completa

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco e em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Doutor pela FAU-USP, com a tese “Mocambo e cidade: regionalismo na arquitetura e ordenação do espaço habitado” ; e Livre Docente pela mesma instituição com a tese “Fraturas da Vanguarda em Gregori Warchavchik”.

Realizou pesquisas de Pós-Doutorado na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation em Columbia University e na École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Malaquais. Lecionou Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da USP e dirigiu o Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP).

Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, ensina nos cursos de graduação e pós-graduação.

Professor Visitante da Universidade de Princeton leciona no Programa de Doutorado da Escola de Arquitetura e desenvolve pesquisa junto ao Programa de Estudos Latino Americanos. Atualmente é Diretor licenciado do Centro Maria Antonia da USP.

Consultor ad-hoc do CNPq e da e FAPESP, editor da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, da Anpur e integra o conselho editorial das revistas Risco (IAU-USP) e Redobra (UFBA). É autor de “O visível e o invisível na arquitetura brasileira”, “Warchavchik: fraturas da vanguarda”, organizador com Rosa Artigas da quarta edição do livro “Caminhos da Arquitetura”, e dos números temáticos “História, Historiografias, Historiadores”, da revista Desígnio n.11/12 e “Cidades e Insurgências: novos e velhos conflitos, agências e direitos”, da RBEUR vol. 17, n.3 com Ana Cristina Fernandes, entre outras.

Graduado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco, Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e Pós Doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Professor associado no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Áreas de ensino e pesquisa: história econômica, história do pensamento econômico, pensamento social brasileiro e economia brasileira (ênfase: Nordeste). Atualmente estuda o debate sobre a Nova Política Econômica-NEP na imprensa operária brasileira na década de 1920.

Graduado em pedagogia pela Fundação Catarinense de Ensino, começou a militância no MST em 1985 e dois anos depois dedicou-se à expansão e consolidação do Movimento no Nordeste. Coordenou a Secretaria Nordeste do MST em Maceió e a primeira ocupação de terra do MST em Pernambuco, realizada num engenho onde hoje está localizado o Complexo Portuário de Suape.

Assumiu a organização do MST em Pernambuco onde passou a funcionar a sede estadual do movimento. Participou da fundação de um dos maiores assentamentos do Brasil, a Fazenda Normandia, onde hoje funciona o Centro de Formação Paulo Freire.

Adriana Salay Leme é historiadora e professora. Doutora em História Social pela USP com período sanduíche na Universidade da Califórnia Riverside e a tese “Josué de Castro e a fome: gênese e gestão de uma questão social no Brasil” . Foi professora visitante da Unicamp, na Faculdade de Engenharia de Alimentos, e é co-autora do livro “Fome e Assistência Alimentar na Pandemia” (2022).

Mesa 5: Milton Santos e Manuel: a construção da geografia brasileira

A “Mesa 5: Milton Santos e Manuel: a construção da geografia brasileira” recebeu Pedro Vasconcelos (UFBA), Júlia Cossermelli de Andrade (UERJ), Fábio Contel (FFLCH/USP) e contou com a mediação de Gevson Silva Andrade (UPE).

Assista a transmissão completa

Graduado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestre em Urbanisme et Aménagement du Territoire – pela Université Catholique de Louvain, Ph.D em Geografia pela Université d´Ottawa e pós-doutoramento na Université de Paris IV – Sorbonne.

Professor Titular em Geografia da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor do quadro permanente da Universidade Católica de Salvador, atuando no Programa de Pós-Graduação Território, Ambiente e Sociedade, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Salvador: transformações e permanências e outros estudos e membro do Grupo de Estudos Urbanos (GEU).

É sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Foi professor convidado no Institut d´Urbanisme de Paris, na Universidad de Barcelona e na Université de Paris 8. Foi membro da Comissão de Assessoramento da CAPES em Geografia e representante da Geografia Humana no Comitê Assessor do CNPq. Recebeu o título de Cidadão da Cidade do Salvador da Câmara Municipal da Cidade de Salvador; o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico da Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia – FAPESB; é Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia e homenageado no XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia na USP.

Publicou e organizou os livros: Dois séculos de pensamento sobre a cidade; Novos Estudos de Geografia Urbana Brasileira; Salvador: transformações e permanências; Salvador de Bahia (Brésil) Transformations et permanences; A Cidade Contemporânea: segregação espacial; e O Universo Conceitual de Milton Santos. Atua na área de Geografia Histórica, Geografia Urbana e do Urbanismo, principalmente nos temas: teorias sobre cidades; Salvador, trabalho informal.

Graduada em Geografia e mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Doutora em cotutela pela Universidade de São Paulo e Universidade de Paris 1 Panthéon Sorbonne. Pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole CEM/CEBRAP.

Pós-doutora pelo Laboratório de Geografia Política DG-USP e bolsista Fapesp com o projeto: “Samba, uma narrativa do urbano: Conflitos, disputas e acomodações no Rio de Janeiro (1921-1942). Docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Maracanã – no Instituto de Geografia- IGEOG. Coordenadora do Viramundo: Laboratório de Geografias Populares.

Pesquisa o papel das políticas públicas (culturais e urbanas) e seus impactos socioespaciais. Foi professora da Universidade de Santo Amaro – UNISA no curso de licenciatura em geografia e história e no Ensino Médio na Escola Waldorf de São Paulo. Professora substituta no DG-USP em 2013. Professora do Cederj – Ensino a Distância da UERJ. Autora de livro didático pela Editora SM. Organizadora do livro de arte “Erich Blaich- um homem do seu tempo”(2007). Mãe de Lucas, Chico e Pedro.

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006).

Realizou parte do doutorado na Friedrich-Schiller-Universität Jena (Alemanha) em 2005, onde foi também professor/pesquisador visitante (Gastwissenschaftler) no ano de 2007. Desde 2008 é docente do Departamento de Geografia da FFLCH/USP. Realizou estágio de pós-doutorado (Academic Visitor) na The School of Geography of the University of Oxford (2017/2018).

Embaixador atual da rede FINGEO (Global Network on Financial Geography) para a América Latina. Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia econômica, geografia urbana, geografia regional e geografia das finanças

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Geisteswissenschaft – Technische Universitaet Berlin evalidado no Brasil pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo.

É Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, assessor de comunicação – Red Científica Alemania Latinoamérica e da Associação dos Ex-bolsistas brasileiros na Alemanha, secção Recife. Coordena o Curso de Graduação em Licenciatura em Geografia – Convênio UPE/INCRA/PRONERA. Vice Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Recife.

Consultor Especial do Gabinete da Prefeitura Municipal de Surubim (extensionista). Co-Orientador de tese de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros AGB – Secção Recife.

Foi Ex-bolsista EXP-B do CNPq, como Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Territorial (NEDET) para o Agreste Central e Setentrional de Pernambuco pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem- fluxos, rede urbana, praticas socioespaciais, uso e ocupação do solo, migração, áreas periféricas e desenvolvimento territorial.

Mesa 6: Celso Furtado e Manuel: a economia e o território

No final do terceiro dia, Clóvis Cavalcanti (FUNDAJ), Tânia Bacelar (UFPE), Alexandre de Freitas Barbosa (IEB/USP)contaram con Herick Vazquez Soares (FEA/USP) na mediação da “Mesa 6: Celso Furtado e Manuel: a economia e o território”.

Assista a transmissão completa

Clovis de Vasconcelos Cavalcanti é economista graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro e pela Universidade de Yale. Foi Pesquisador I do CNPQ.

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho; Política do Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, desenvolvimento, sustentabilidade e etnodiversidade. Organizou o primeiro curso de Economia do Meio Ambiente no Brasil na Universidade Federal de Pernambuco, na qual também participou da fundação do Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes).

É ex-colaborador regular do Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Diário de Pernambuco. Foi pesquisador e diretor do Departamento de Economia da Fundação Joaquim Nabuco, da qual recebeu o título de Pesquisador Emérito. Também, foi fundador, presidente-eleito e presidente da International Society of Ecological Economics (ISEE) e Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco).

Foi Academic Visitor na Universidade de Oxford, Grã-Bretanha. Fundou e dirigiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas). Participou da elaboração da estratégia de desenvolvimento de Angola para 2003-2025, e do estudo do governo do Reino do Butão (Himalaia) para a ONU sobre a filosofia da Felicidade Nacional Bruta (GNH, em inglês).

Sua atividade de pesquisa atual concentra-se em: “Etnoeconomia” (conceito que introduziu em 2000 em Oxford, publicado em Current Sociology, jan. 2002), Felicidade Nacional Bruta: O Paradigma de Desenvolvimento do Butão e ?Economia Ecológica.

Graduada em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti do Recife. Mestre e Doutora em Economia Pública e Organização do Território pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne).

Foi Economista da SUDENE tendo sido Diretora de Planejamento Global, Secretária da Fazenda do Estado de Pernambuco, Secretária do Planejamento do Estado de Pernambuco, Diretora do Departamento de Economia da Fundação Joaquim Nabuco, Secretária de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura do Recife, Secretária Nacional de Políticas Regionais no Ministério da Integração Nacional.

É Professora Emérita da USP onde se aposentou e atualmente é sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento. Consultora de organismos nacionais e internacionais como BID, IICA, PNUD,entre outros.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP.

É Professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e coordena o Núcleo Temático “Repensando o Desenvolvimento” do LabIEB.

Dedicado a pesquisas relacionadas ao mercado de trabalho e desigualdade no Brasil; ao pensamento econômico e social sobre o desenvolvimento nacional na história brasileira; e a inserção externa da economia brasileira com foco nos impactos trazidos pela China.

Publicou o livro “O Brasil Desenvolvimentista e a trajetória de Rômulo Almeida: projeto, interpretação e utopia”, recebeu o prêmio Brasil de Economia na categoria de melhor livro do ano, concedido pelo COFECON. É bolsista produtividade do CNPq, nível 2.

Herick Vazquez Soares é Doutor (2018) e Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2013), É bacharel em Economia pela mesma Universidade. Atualmente é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP).

Membro dos grupos de pesquisa Repensando o desenvolvimento, vinculado ao IEB USP, e do grupo de pesquisa em História Econômica Hermes e Clio. Tem experiência nas áreas de Economia, com ênfase em Agricultura, História Econômica e desenvolvimento regional.

Mesa 7: A atualidade de Manuel Correia de Andrade

No último dia do Seminário, a “Mesa 7: A atualidade de Manuel Correia de Andrade” abordou a importância do pensamento do acadêmico no contemporâneo. O evento contou com as falas de Manoel Fernandes (FFLCH/USP), Maria Rita de Melo Machado (UFRPE), Túlio Velho Barreto (FUNDAJ) e Flamarion Dutra Alves (UNIFAL) como Mediador.

Assista a transmissão completa

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em História da Cartografia pela Universidade do Porto. Docente na Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Ceará e na Universidade de São Paulo desde 2007 onde é Professor Associado.

Foi Professor Visitante na Université Cergy-Pontoise e presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – ANPEGE. Poeta-docente publicou livros, artigos e ensaios voltados à compreensão da história da geografia no Brasil, à geografia histórica do capitalismo, à história da cartografia e ao ensino de geografia.

Graduada e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Foi professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco (2008 – 2009) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (abril de 2012 e fevereiro de 2013), onde atualmente é professora no Departamento de História.

Foi fundadora e atualmente é a Coordenadora da Revista Rural e Urbano. Líder do Grupo de Pesquisa Rede de pesquisadores – Itinerários da Educação Geográfica (RePEG) e vice-líder do Grupo de Pesquisa: Produção do espaço, Metropolização e Relação Rural – Urbano (GPRU).

Participou do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (2017 – 2019) e atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (2023), ambos da UFRPE. Desde maio de 2022 é Coordenadora da Cátedra Manuel Correia de Andrade – UFRPE.

Pesquisador Adjunto da Fundação Joaquim Nabuco é graduado em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em gestão pública e pesquisa os temas: política, democracia, futebol e cultura.

Foi vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS/FUNDAJ), do qual é docente permanente desde a sua implantação em 2013. Em 2018, com a implantação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), passou a fazer parte do corpo docente.

De 2011 a 2013 ocupou o cargo de coordenador geral de Estudos Sociais e Culturais da Fundação Joaquim Nabuco e foi vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Futebol (Nesf-UFPE/FUNDAJ). Foi membro do Conselho Gestor do Observatório Social do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, e, atualmente, é um dos editores da revista eletrônica Coletiva de difusão científica e cultural (www.coletiva.org).

Graduado em Geografia e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutor em Geografia na área de concentração: Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Rio Claro. Professor Associado III no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Alfenas-MG.

Foi Coordenador do PPGEO e diretor do Instituto de Ciências da Natureza. Líder do Grupo de Pesquisa “Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais – GERES” da UNIFAL/MG. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Integrante da Rede de Estudos Agrários- REA. Pesquisador na área de Geografia Agrária, História do Pensamento Geográfico, Relações campo-cidade, Cultura e Território.

Encontros do Seminário

Ouça na íntegra o conteúdo dos encontros que aconteceram na programação.

Encontro: Manuel Correia de Andrade e a pesquisa em acervos

Entre as programações do Seminário “O Brasil de Manuel Correia de Andrade: interpretações, diálogos e acervos”, no dia 28/9, aconteceu o “Encontro: Manuel Correia de Andrade e a pesquisa em acervos”. O evento contou com a presença de Elisabete Marin Ribas (Arquivo IEB), Albertina Malta (Fundação Joaquim Nabuco) e Maria Rita de Melo Machado (Cátedra Manuel Correia de Andrade/UFRPE).

Ouça o encontro na íntegra

Documentalista e educadora. Possui graduação em Letras e mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada, ambos pela FFLCH-USP. Tem Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros-USP, instituição em que atualmente trabalha, compondo a equipe técnica do Serviço de Arquivo. Na área de organização de acervos, atua com documentação permanente e acervos pessoais.

Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, desenvolvendo pesquisas envolvendo a classificação de acervos pessoais de casais; técnicas e políticas para a guarda de arquivos pessoais de cidadãos “comuns” e a valorização da salvaguarda de arquivos das minorias (mulheres, negros, povos originários, comunidade LGBTQIAP+, entre outros).

Os principais temas de reflexão partem dos arquivos pessoais como ferramenta de empoderamento e a relação entre memória e poder. Integra a Rede Arquivos de Mulheres

Graduada em História pela Universidade Católica de Pernambuco e  Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. É Coordenadora de Documentação e Pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ. Foi  Coordenadora Geral do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira – CEHIBRA, Coordenadora de Iconografia e Chefe da Divisão de Fototeca da FUNDAJ.

Foi membro da diretoria da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. É membro da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais – CTDAISM/Conarq desde de 2017 e da Comissão Permanente de Segurança de Acervos e da Comissão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos da Fundação Joaquim Nabuco.

Graduada e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professora da rede estadual de educação de Pernambuco, docente substituta da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde atualmente é professora adjunta no Departamento de História.

Coordenadora Editorial da Revista Rural e Urbano da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Rede de pesquisadores – Itinerários da Educação Geográfica e vice-líder do Grupo de Pesquisa: Produção do espaço, Metropolização e Relação Rural – Urbano. Participou do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local e atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, ambos da UFRPE. Desde maio de 2022 é Coordenadora da Cátedra Manuel Correia de Andrade (UFRPE).

Diálogos interdisciplinares na obra de Manuel Correia de Andrade

Ouça o encontro na íntegra

Somando aos demais eventos do Seminário, no dia 29/9, aconteceu o encontro “Diálogos interdisciplinares na obra de Manuel Correia de Andrade”. O evento contou com a participação de Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim, Gevson Silva Andrade, Gerlane Gomes da Rocha e Rhuann Rodrigo Oliveira de Freitas, da Cátedra Manuel Correia de Andrade.

Geógrafa. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco (2004), Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas áreas de Geografia, Educação, Meio Ambiente, Pedagogia e Turismo.

Experiência na área de Avaliação de Impacto Ambiental, como Analista Ambiental – Geógrafa. Experiência na área de Formação de Professores. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco no curso de Licenciatura em Geografia – Campus Mata Norte.

Doutor em Geisteswissenschaft – Technische Universitaet Berlin (2011) Revalidado no Brasil pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (conceito 7-CAPES) . Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Graduado em Geografia – Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2001).

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco(UPE), assessor de comunicação – Red Científica Alemania Latinoamérica, e da AEBA-Recife (Associação dos Ex-bolsistas brasileiros na Alemanha, secção Recife). Coordena o Curso de Graduação em Licenciatura em Geografia – Convênio UPE/INCRA/PRONERA. Vice Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Recife. Consultor Especial do Gabinete da Prefeitura Municipal de Surubim (extensionista). Co-Orientador de tese de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Foi Ex-bolsista EXP-B do CNPq, como Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Territorial (NEDET) para o Agreste Central e Setentrional de Pernambuco pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem- fluxos, rede urbana, praticas socioespaciais, uso e ocupação do solo, migração, áreas periféricas e desenvolvimento territorial.

Possui Graduação em Licenciatura-Geografia (2023) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre 2019 e 2023 participou do Programa de Educação Tutorial- PET Geografia / UFPE (SESu/ MEC) desenvolvendo a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão.

Foi Professora e monitora voluntária durante 2020 e 2021 dos pré-acadêmicos solidários: Interação, Portal e Cavest, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da UFPE. Compôs o Programa Institucional de Residência Pedagógica da UFPE entre 2022 e 2023.Desenvolveu entre 2019 e 2022 projetos de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) na área de Ciências Humanas.

Integrante do Grupo de Pesquisa de História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (GEHPEG), onde produziu pesquisas auxiliares na área do Pensamento Geográfico Regional e Pernambucano, do Grupo de pesquisa Rede Pesquisadores – Itinerários da Educação Geográfica (RePEG) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato (LEPEC). Faz parte do corpo discente da Cátedra Manuel Correia de Andrade, que está vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Licenciado em Geografia da Universidade de Pernambuco, Mestrando no Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do Território, Espaço e Região (GPDeTER), pesquisador do Rede de Pesquisadores – Itinerários da Educação geográfica (RePEG).

Fez parte do programa da Capes da Residência Pedagógica, além de monitor de Geografia Agraria na Universidade de Pernambuco. Atualmente é Estagiário em Tópicos de Geografia Urbana pela UDESC e membro da Cátedra Manuel Correia de Andrade – UFRPE desde maio de 2022.

Conheça o Projeto Manuel Correia de Andrade

Saiba mais sobre o Projeto e as ações desenvolvidas no acervo.

Acervo PMCA (2)