São Paulo (Brasil), 1968
Por Fernanda Gdynia Morotti
Chefe de cozinha, autor de livros de gastronomia, proprietário do D.O.M, em São Paulo, considerado um dos melhores restaurantes do mundo, Alex Atala (nascido Milad Alexandre Mack Atala) tornou-se um empreendedor irrequieto na área gastronômica. Ele, por exemplo, é sócio fundador da marca Retratos do Gosto, que apoia pequenos produtores de alimentos sustentáveis, artesanais e de qualidade.
De uma família de origem palestina, aos dezoito anos deixou o país rumo à Europa. Ali fez um curso profissionalizante de gastronomia e começou a desenvolver sua arte culinária. De volta ao Brasil, trabalhou no restaurante Filomena, onde ganhou seu primeiro prêmio: Melhor Jovem Chef, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados. Em 1999, com mais dois sócios, abriu o restaurante D.O.M, que rapidamente se tornou um sucesso de público e de crítica. À frente do empreendimento, Atala coleciona prêmios.
Em 2013, reuniu um grupo de amigos e criou o Instituto Atá, que para promove a diversidade de ingredientes e uma relação mais sustentável com os alimentos. Lançou a campanha #eucomocultura, para que a gastronomia brasileira seja incluída no segmento das atividades culturais.
É autor dos livros Por uma gastronomia brasileira (2005), Com unhas, dentes & cuca – Prática culinária e papo-cabeça ao alcance de todos (2008) e Escoffianas brasileiras (2008).