Cidade do México (México), 1963
Por Fernanda Gdynia Morotti
Iñárritu é diretor e produtor de cinema. Nos anos 1980, ganhava vida como radialista e produzia trilhas musicais para filmes mexicanos. Formado em comunicação, estudou cinema nos Estados Unidos, primeiro na University of Maine e depois na Judith Weston, em Los Angeles. Em 1990, trabalhou como supervisor na Televisa e aos 27 anos já dirigia programas na emissora mexicana. Fundou a Zeta Films, que se notabilizou por campanhas publicitárias, curtas-metragens e programas para televisão.
Seu primeiro longa-metragem, Amores brutos (2000), ganhou o prêmio britânico Bafta de melhor filme estrangeiro em 2002, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2001, e valeu a Iñárritu o prêmio do grande júri de Cannes (2000), como melhor diretor.
Convidado pelo estúdio norte-americano Universal Pictures, dirigiu 21 gramas (2003), que recebeu duas indicações ao Oscar. Em 2006, foi indicado ao Oscar de melhor direção com o longa Babel. Em 2010, escreveu, produziu e dirigiu Biutiful, com o ator espanhol Javier Bardem no papel principal, que recebeu duas indicações ao Oscar. Em 2015, Birdman recebeu nove indicações ao Oscar e ganhou nas categorias de melhor filme, direção, roteiro original e fotografia, além de outros inúmeros prêmios pelo mundo. Em janeiro de 2016, o diretor lançaria The revenant, filme de aventura, com o ator norte-americano Leonardo DiCaprio como protagonista.