Site da USP
Facebook

Laboratórios

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do IPUSP conta com o apoio de 12 Laboratórios, 4 Serviços e 2 Núcleos que são instrumentos para a formação, apoiando as disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, produzindo conhecimentos e propiciando significativa inserção social e inovação em tecnologias sociais de efetiva contribuição para a sociedade. São a infraestrutura intelectual do Programa. Contam, em geral, com a infraestrutura individual mínima para seu funcionamento (computadores, Internet banda larga, acesso livre ao Portal CAPES de Periódicos, linhas telefônicas e mobiliário) e com uma infraestrutura compartilhada (impressoras em rede, softwares de análise de dados quantitativos e qualitativos, scanners, gravadores de áudio, TVs, DVD, projetores multimídia, salas pequenas e uma sala ampla para reuniões, aulas e bancas com capacidade para 40 pessoas confortavelmente instaladas). Pelos Laboratórios circulam docentes e discentes (Graduação, Pós-graduação, Pós-Doutorado e Ensino Médio), bem como profissionais e pesquisadores externos à USP, organizados nos grupos de estudos, grupos de pesquisa, aulas, seminários e cursos de extensão lá realizados. A seguir, será apresentada uma breve descrição de cada Laboratório coordenado por um ou mais docentes do Programa com o intuito de caracterização de parte fundamental da infraestrutura de apoio acadêmico do Programa. 

Acesse as informações de cada laboratório:

 

Abaixo, uma descrição resumida dos laboratórios, núcleos e serviços:

 

LABORATÓRIO DE EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL

Criado em 1968, visa desenvolver modelos sintático-semânticos derivados da Epistemologia Genética e articulados à Psicanálise, e investigar a pertinência clínica e social de tais modelos. Apoia a linha de pesquisa Epistemologia e Psicologia Social e mantém cooperação com universidades francesas (Université de Bretagne Occidentale e Université de Rennes II) e suíças (Université de Genève) e convênio oficialmente firmado com a Université de Paris VII. Organiza seminários e realiza atividades de extensão, em cooperação com Hospitais e Serviços Especializados, centradas na reabilitação psicossocial de crianças, inclusive com cooperação internacional com o Hôpital Saint Jean de Dieu (Lyon-França). É coordenado pelo docente permanente do Programa Prof. Associado Nélson da Silva Júnior, que assumiu a função após a aposentadoria da fundadora do Laboratório Profa. Titular aposentada Zélia Ramozzi-Chiarottino (docente colaboradora do Programa).

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA FAMÍLIA, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE (LEFAM)

Criado em 1993, busca investigar as dimensões psicossociais das famílias, das relações de gênero e das sexualidades, bem como apoiar o desenvolvimento de estratégias de atendimento de famílias e de promoção de saúde, através dos serviços e núcleos vinculados: SEFAM (Serviço de Atendimento a Famílias) e o NEPAIDS (Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS). Apoia duas linhas de pesquisa: Processos Psicossociais Básicos: As Relações Indivíduo-Grupo e Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política, e mantém cooperação com o Birkbeck College (Londres), através de convênio firmado, e com a Columbia University e a Harvard School of Public Health. Organiza seminários e realiza atividades e cursos de extensão em colaboração com a Faculdade de Medicina da USP e com outro laboratório vinculado ao Programa (LABOR). É coordenado pelas docentes permanentes do Programa Profa. Associada Belinda Piltcher Haber Mandelbaum e Profa. Titular Vera Silvia Facciola Paiva, que assumiram a função após a aposentadoria da fundadora do Laboratório Profa. Emérita Sylvia Leser de Mello (docente colaboradora do Programa). Também faz parte do Laboratório o docente permanente do Programa Prof. Dr. Alessandro de Oliveira dos Santos.

LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA DA ARTE (LAPA)

O Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte (LAPA) iniciou suas atividades na década de 1980, com as pesquisas em Psicologia Social da Arte conduzidas por João Frayze-Pereira. Desde então, tem desenvolvido estudos e atividades que contribuem para a compreensão dos fenômenos artísticos e da experiência estética com base no contexto psicossocial. Numa perspectiva transdisciplinar, tem por objetivo examinar as formas da experiência estética, os processos da arte e o domínio das imagens. Reúne pesquisadores de formações diversas (psicologia, história, artes, etc.) dispostos a realizar trabalhos em interfaces entre a Psicologia Social, o campo da estética e das artes. O Laboratório está vinculado ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IPUSP e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, particularmente na linha de pesquisa “Psicologia Social de Fenômenos Histórico-Culturais Específicos”. Seus membros distribuem-se em duas linhas de pesquisa, “Arte e Psicanálise” e “Percepção e Experiência Estética na Vida Social”, respectivamente orientadas pelos professores João Frayze-Pereira e Arley Andriolo, atual coordenador.

LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM PSICANÁLISE E PSICOLOGIA SOCIAL (LAPSO)

Criado em 1993, busca desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão na fronteira entre a Psicologia Social e a Psicanálise dos Grupos e das Instituições. Apoia duas linhas de pesquisa: Processos Psicossociais Básicos: As Relações Indivíduo-Grupo e Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política, e mantém cooperação com a Association Internationale de Psychanalyse de Couple et de Famille (França), Asociación Argentina de Psicología y Psicoterapia de Grupo (Buenos Aires), a Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família; mantém convênio ativo firmado com o Institut de Recherche en Psychothérapie (França) e com a Université Lumiėre Lyon II (França). Organiza seminários, congressos e oferece disciplinas de Pós-Graduação com professores do exterior, além de cursos de Extensão destinado fundamentalmente a profissionais da rede pública. Presta assessoria a órgãos públicos de saúde e participa de projetos de pesquisa ligados ao IEA e da comissão científica da Chair de Santée Sexuelle et Droits Humains , na UNESCO.É coordenado pelas docentes permanentes do Programa Profa. Titular Maria Inês Assumpção Fernandes e Profa. Dra. Ianni Régia Scarcelli.

LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (LABOR)

Criado em 1997, busca realizar investigações, teóricas e de intervenção para fornecer subsídios para pesquisadores, gestores de órgãos públicos e profissionais que atuem no campo do trabalho e da orientação profissional e de carreira, principalmente vinculado às intervenções realizadas no SOP (Serviço de Orientação Profissional) da USP. Apoia a linha de pesquisa em “Processos e práticas psicossociais: cultura e subjetividade”, mantém cooperação acadêmica e de pesquisa com: (a) Universidad del Valle (Colômbia) através de convênio firmado; (b) Universidade de Lisboa e Universidade de Évora (Portugal), (c) INETOP (Institut Nationale d’Étude du Travail et d’Orientation Professionnelle) da França; (d), ICCDPP (International Centre for Career Development and Public Policies) e participa da rede de pesquisas da Unesco Chair in Lifelong Guidance and Counseling e da ESVDC (European Society for Vocational Designing and Career Counselling). Atualmente faz parte de duas pesquisas multicêntricas internacionais. Dá suporte ao SOP (Serviço de Orientação Profissional), além de organizar anualmente o Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira e o Colóquio de Orientação Profissional e de Carreira. Juntamente com a ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional) auxiliou na organização do XIII Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira. Auxiliou na organização do estande do IPUSP na Feira de Profissões da USP nos últimos anos oferecendo informação profissional e oficinas de orientação profissional. É coordenado pelo docente permanente do Prof. Associado Marcelo Afonso Ribeiro. Também faz parte do Laboratório os docentes do Programa Profa. Aposentada Yvette Piha Lehman e Prof. Aposentado Sigmar Malvezzi.

LABORATÓRIO DE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL SIMONE WEIL

Criado em 1999 com vocação interdisciplinar, visa congregar pesquisadores das mais variadas áreas para analisar e refletir sobre os fenômenos da memória e do espaço e tempo vivido, através da história oral de vida. Apoia a linha de pesquisa Psicologia Social de Fenômenos Histórico-Culturais Específicos e tem subsistido como grupo de estudos avançados com professores eminentes da USP como Alfredo Bosi, Jeanne Marie Gagnebin e Olgária Matos. Fazem parte do Laboratório os docentes permanentes do Programa Prof. Dr. José Moura Gonçalves Filho e Prof. Bernardo Parodi Svartman.

LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA SOCIOAMBIENTAL E INTERVENÇÃO (LAPSI)

A configuração atual do Laboratório resulta da fusão de dois Grupos de Pesquisa: 1) Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção, fundado em 1998 pela Dra. Eda Tassara; e 2) Mitopoética da Cidade, fundado em 2012 pela Dra. Sandra Patrício. Os estudos fundamentam-se em uma hermenêutica transistórica de ideias e teorias presentes no campo interdisciplinar e híbrido da psicologia social, cotejando seus resultados com buscas empíricas sobre o homem e o mundo contemporâneo.  

Principais obras organizadas e publicadas:

1) Psicologia e Ambiente (org. Eda Tassara). São Paulo: Educ, 2004 

2) Psicologia Social e Imaginário (org. Sandra Patrício). Leituras Introdutórias. São Paulo: Zagodoni, 2012 

3) Paisagem, Imaginário e Narratividade. Olhares transdisciplinares e novas interrogações da psicologia social (orgs. Sandra Patrício & A. F. Araújo). São Paulo: Zagodoni, 2015 

4) Política ambiental: contribuições interdisciplinares para um projeto futuro (orgs. Eda Tassara & Sandra Patrício). São Paulo: Educ, 2016 

5) Ethos humano e mundo contemporâneo: diálogos e estudos (org. Sandra Patrício). São Paulo: Editora Baracoa, 2019 (2 vol; acesso aberto e gratuito em: https://www.baracoa.com.br/ethos-humano-e-mundo-contemporaneo).  

LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA SOCIAL DA RELIGIÃO

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, fundado em 2000, no âmbito do Departamento de Psicologia Social do IPUSP, pretende reunir os esforços teóricos e empíricos no estudo da Psicologia Social da Religião,  a fim de constituir um ponto de referência estável para a informação, o intercâmbio e o fomento da Psicologia da Religião; promover contato científico com os centros de pesquisa em Psicologia dar Religião no país, na América Latina e em outros países. Especificamente o Laboratório procura recuperar a história da pesquisa em Psicologia da Religião na Academia brasileira e cooperar na realização de eventos científicos relacionados à Psicologia da Religião. O Laboratório conta, atualmente, com 11 membros, todos com o título de doutor, provenientes de diferentes instituições do Estado de São Paulo. O Laboratório dá apoio, no curso de pós-graduação, às disciplinas “Psicologia Social da Religião I e II” e, na graduação, à disciplina “Introdução à Psicologia da Religião”. Apoiado pelo CNPq o Laboratório realizou a pesquisa “Cognição e escolha fundamentais: adesão à Ciência ou à Religião”, “Psicologia da Religião no Brasil: produção nos periódicos científicos de 1956 a 2005”, “Relações entre crenças paranormais e religiosas no contexto brasileiro”. Registre-se a participação de vários integrantes do Laboratório, com apresentação de trabalhos sob forma de papers ou de pôsteres, nos Seminários de Psicologia & Senso Religioso, do GT Psicologia & Religião, da ANPPEP, e nos Congressos da International Association for the Psychology of Religion (IAPR). É coordenado pelos docentes permanentes do Programa Prof. Titular aposentado Geraldo José de Paiva e Prof. Dr. Wellington Zangari.

INTERPSI – LABORATÓRIO DE ESTUDOS PSICOSSOCIAIS: CRENÇA, SUBJETIVIDADE, CULTURA & SAÚDE

Criado em 2010, busca realizar estudos e pesquisas psicossociais da crença e suas repercussões na subjetividade, na cultura e na saúde, integrando, de modo interdisciplinar áreas como a Psicologia Social, a Psicologia da Crença, a Psicologia da Religião e a Psicologia Anomalística. Trata-se de um grupo certificado pela USP e inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1218635458655645) e apoia a linha de pesquisa Psicologia Social de Fenômenos Histórico-Culturais Específicos do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IPUS). Mantém cooperação internacional com as seguintes instituições: Division of Personality Studies da University of Virginia (EUA), Anomalistic Psychology Research Unit da University of London, Goldsmiths College (UK), Center for the Study of Anomalous Psychological Processes da University of Northampton (UK), Brain, Belief and Behaviour research group da Coventry University (UK) e Social Psychology of Religion Laboratory da Universidade de Indiana (South Bend). Dentre as atividades de extensão do laboratório, destacam-se: 1. a publicação da Cartilha Virtual Psicologia & Religião – Histórico, Subjetividade, Saúde Mental, Manejo, Ética Profissional e Direitos Humanos, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (1º Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão), em dois formatos digitais, “cartilha digital” (distribuída em pdf) e uma “cartilha em arquivo de áudio digital” (distribuída em arquivo de áudio mp3), permitindo acesso a público com e/ou sem deficiência visual, divulgando a posição científica das relações entre Psicologia e Religião e a importância dessas relações em áreas como a da saúde mental e dos direitos humanos; 2. manutenção de 6 (seis) grupos de estudo abertos a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da Psicologia e áreas afins, atualmente atendendo cerca de 80 integrantes; 3. as conferências “Quartas Inter Psi USP”, que receberam esse título por serem transmitidas pela internet sempre às quartas-feiras, formam uma série de 12 conferências seguidas de debates entre membros do laboratório transmitidas pelo seu canal do YouTube, com mais de 18.000 visualizações 771 inscritos no canal (em abril de 2020):

(https://www.youtube.com/channel/UClZN8Y_LUHOjKerAJpiAHzQ); 4. liderança em ações político-profissionais, como a participação no Grupo de Trabalho Diversidade Epistemológica Não-hegemônica em Psicologia, Laicidade e Diálogo com Saberes Tradicionais (DIVERPSI) do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, que organizou 4 seminários estaduais e produziu os três volumes da Coleção Psicologia, laicidade e as relações com a religião e a espiritualidade; 5. criação e coordenação da Rede Brasileira de Psicologia Anomalística, que congrega, além do Inter Psi, quatro laboratórios/grupos de pesquisa congêneres baseados em universidades e órgãos de classe (UNESC, Criciúma, Santa Catarina; PUC-RS; UNICeuma, São Luiz, Maranhão; Conselho Regional de Psicologia do Paraná); 6. Acervo Inter Psi (https://www.usp.br/interpsi/?page_id=476), biblioteca/museu, contando com cerca de 3.000 itens, entre livros, revistas e material 3D, especializados nas áreas de abrangência do laboratório, originados de doações de pesquisadores dessas áreas que ofereceram a guarda e a preservação desse material ao laboratório com a intenção de torná-lo público e, assim, servir para fins de pesquisa e ensino. A catalogação do material do Acervo Inter Psi tem sido realizada por 3 alunos de graduação, com bolsas oferecidas pelo Programa Unificado de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação da USP; e 7. Realização de nove (9) cursos de extensão. As pesquisas e ações de cultura e extensão do laboratório se articulam com suas atividades de ensino tanto na graduação quando na pós-graduação, voltadas ao objeto de estudo do laboratório, representadas por 12 disciplinas. Dentre seus membros, além de graduandos, pós-graduandos e pesquisadores em nível de pós-doutorado, estão pesquisadores estrangeiros, como o Dr. Miguel Farias, pesquisador da Universidade de Oxford (UK) e coordenador do Brain, Belief and Behaviour research group da Coventry University (UK). Como serviço, o Inter Psi mantém, ainda, o Núcleo Clínico do Inter Psi (ver descrição mais abaixo). É coordenado pelo docente permanente do Programa Prof. Dr. Wellington Zangari.

LABORATÓRIO DE TEORIA SOCIAL, FILOSOFIA E PSICANÁLISE (LATESFIP)

O Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP) foi fundado por Chistian Dunker (PSC), Vladimir Safatle (FFLCH) e por Nelson da Silva Junior (PST) em 2006, como um centro de pesquisa que reúne alunos e professores da Filosofia, da Psicologia Social e da Psicologia Clínica. O Latesfip vem, desde sua fundação, produzindo pesquisas interdisciplinares que conjugam métodos filosóficos e práticas de intervenção social e clínica, no escopo de atualização do pensamento social crítico a partir da psicanálise, tanto pela escola de Frankfurt quanto em sua versão francesa de corte estruturalista. Compreendemos que a análise dos processos de alienação depende de uma articulação cruzada entre crítica da economia política, crítica dos padrões de racionalização e crítica dos modos de constituição de subjetividades. Dois grandes projetos foram concluídos pelo Laboratório. O primeiro deles concretizou-se na publicação do livro intitulado PATOLOGIAS DO SOCIAL. ARQUEOLOGIAS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO, Editora Autêntica, 2018. Livro com 59 co-autores, todos membros do Laboratório. O segundo projeto se intitulou O NEOLIBERALISMO COMO GESTÃO DO SOFRIMENTO, onde pudemos demonstrar que nossas formas contemporâneas de sofrimento psíquico não podem ser compreendidas sem inscrevê-las em um campo mais amplo de articulação entre a psicologia individual e os modelos sociais de gestão econômica. Os resultados dessa pesquisa foram organizados em um livro sob o mesmo título do projeto, agora em fase de revisão e cuja publicação está prevista para este ano. Estamos atualmente realizando uma pesquisa sobre MODELOS DE TRANSFORMAÇÃO CLÍNICA E DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, a ser concluída no final de 2020. Além destes projetos de pesquisa, o LATESFIP tem realizado regularmente atividades de extensão como cursos, apresentações públicas e debates de divulgação científica, posicionamentos públicos, ciclos de palestras, colóquios de regularidade anual, com temas articulados aos projetos de pesquisa que temos realizado. O LATESFIP possui relações de intensas trocas acadêmicas com várias universidades do exterior (UDELAR – Uruguai, Université Paris VII -França , Birkbeck College,- Reino Unido, Universidad Diego Portales- Chile)   e é afiliado à Sociedade Internacional de Filosofia e Psicanálise.

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O TRABALHO, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS (TRAMPOS)

Criado em 2018, é Laboratório de Estudos e Pesquisas interunidades que reúne docentes e discentes do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Educação da USP. Tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas sobre trabalho, movimentos sociais e políticas sociais, com ênfase nas dinâmicas societárias, econômicas e políticas que vêm produzindo uma miríade de vulnerabilidades e precariedades que atravessam os sujeitos e grupos sociais na atualidade. Possui seis eixos de pesquisa: Trabalho, subjetividade e direitos: 1) saúde, educação e assistência social; 2) Trabalho, desemprego, informalidade e precariedade; 3) Trabalho, cotidiano e processos organizativos; 4) Trajetórias e memórias do trabalho e da política; 5) Políticas de assistência social e vulnerabilidades e 6) Práticas estatais e subjetividades. Seus principais eixos de atuação envolvem a orientação de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado; oferta de disciplinas de graduação e de pós-graduação; publicação de artigos científicos, livros e capítulos de livro; organização de eventos científicos; participação e apresentação de trabalhos em seminários, conferências, congressos e/ou reuniões de pesquisa e desenvolvimento de pesquisas em cooperação com pesquisadores de outras universidades, tanto brasileiras quanto estrangeiras. As(os) docentes proponentes do Laboratório coordenam os convênios internacionais entre a USP e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Argentina) e a Universidade de La Serena (Chile). Vêm desenvolvendo trabalhos em colaboração também com a Universidade de Cardiff (País de Gales), Universidade de Colima (México), Universidade Piloto (Colômbia), Pontifícia Universidade Javeriana (Colômbia), Universidade Diego Portales (Chile), Universidade de Santiago do Chile (Chile), Universidade de Bath (Inglaterra) e com o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Argentina). Seus coordenadores no Programa de Psicologia Social são o(as) professor(as) Leny Sato, Fábio de Oliveira e Mariana Prioli Cordeiro.

LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE INTERSUBJETIVIDADE, CRÍTICA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS (InCiDir)

Sua criação foi aprovada pela Congregação do Instituto de Psicologia em março de 2018. Surge com a proposta de estudar as violações e as iniciativas sociais para a efetivação dos direitos humanos de populações social e politicamente vulneráveis. Articula os trabalhos de docentes da USP, da UEFS e da UNESP e visa contribuir com o desenvolvimento do campo interdisciplinar de estudos e ações da psicologia social sobre a aceitação, desenvolvimento e negação da universalidade e equidade dos direitos humanos. Apresenta três eixos de pesquisa: Aspectos Psicossociais do Autoritarismo e da Democracia na atualidade; Pesquisas sobre lutas por direitos e territorialidades; e Intersubjetividade e educação em direitos humanos. Suas principais linhas de ação envolvem a orientação de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado; a oferta de disciplinas de graduação e de pós-graduação; a publicação de artigos científicos, livros e capítulos de livro; a organização de eventos científicos; a participação e apresentação de trabalhos em seminários, conferências, congressos e reuniões de pesquisa; o desenvolvimento de pesquisas em cooperação com pesquisadores de outras universidades, tanto brasileiras quanto estrangeiras; e a realização de ações junto a movimentos sociais e entidades públicas visando o incremento da realização dos direitos humanos (neste sentido, ecoando uma das missões do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho). Os docentes proponentes do laboratório coordenam os convênios internacionais entre a USP e as seguintes universidades: Universidade Popular Autônoma de Puebla (México), Universidade de Málaga, Universidade A Coruña, Universidade de Valparaíso e Universidade de Auckland (Nova Zelândia). Vêm desenvolvendo trabalhos em colaboração também com a Universidade de Montevidéu, com o Birbeck College (Londres), com a Universidade de Bath (Inglaterra), com a Universidade de Auckland e de Massey (Nova Zelândia) e com a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. Seus Coordenadores no Programa de Psicologia Social são os professores Luis Guilherme Galeão-Silva, Bernardo Parodi Svartman e Gustavo Martineli Massola.

SERVIÇOS LIGADOS AOS LABORATÓRIOS/NÚCLEOS

Apoiam ainda a linha de pesquisa  Processos e práticas psicossociais: cultura e subjetividade, três serviços: o CPAT (Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho), o ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) da USP e o Atendimento Psicossocial do Núcleo Clínico do Inter Psi USP, também coordenados por docentes do Programa.

CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA AO TRABALHO (CPAT)

Foi criado em 1985 com objetivo de desenvolver pesquisas, prestar assessoria à comunidade, possibilitar atividades de estágio aos alunos de Graduação em Psicologia e dar suporte aos alunos de Pós-Graduação, focalizando temas do mundo do trabalho e dos processos organizativos. Desde 1998 edita os Cadernos de Psicologia Social e do Trabalho e, com o intuito de fortalecer a interlocução universidade-comunidade, promove eventos científicos e cursos de extensão periodicamente. É atualmente coordenado pelo docente permanente do Programa Prof. Associado Marcelo Afonso Ribeiro e, também, fazem parte do CPAT a docente permanente do Programa Profa. Titular Leny Sato e o docente permanente Prof. Dr. Fabio de Oliveira.

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES DA USP (ITCP)

Criada em 1998, se consolidou como espaço de incubação de cooperativas, mas também como espaço de pesquisa. Atualmente, é composta por mais de trinta formadores, estudantes de Graduação, Pós-graduação e graduados de diversas áreas de formação desenvolvendo projetos em todas as regiões do município de São Paulo. É atualmente coordenado pela docente colaboradora do Programa Profa. Titular aposentada Sylvia Leser de Mello.

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL DO NÚCLEO CLÍNICO DO INTERPSI

Trata-se de serviço gratuito, de perspectiva psicossocial, realizado no Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) pelo Núcleo Clínico do Inter Psi USP, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Wellington Zangari (CRP 06/29934) e da Dra. Fatima Regina Machado (CRP 06/127273). O serviço é devotado ao atendimento de pessoas (crianças, adolescentes e adultos) que passam por conflitos na esfera de suas crenças (religiosas ou outras) que lhes causem algum tipo de sofrimento psíquico, e a pessoas que busquem apoio para a compreensão de suas vivências interpretadas como experiências religiosas/anômalas ou relacionadas às suas adesões religiosas ou ligadas à sua espiritualidade enquanto sentido conferido à vida.