Site da USP
Facebook

F.A.Q.

1. O curso de Psicologia Social é Stricto ou Lato Sensu?

Stricto Sensu.

 

2. Como ingresso no Programa de Psicologia Social da USP?

O ingresso no Programa é por meio do Processo Seletivo que é realizado com a publicação do Edital no mês de julho.

 

3. Sou de outra área posso fazer a Pós em Psicologia Social?

Sim.

 

4. Sou de Universidade particular, posso participar do Processo Seletivo?

Sim.

 

5, Estou terminando a graduação, posso participar do Processo Seletivo?

Sim. O candidato deve apresentar uma declaração de sua Universidade ou Faculdade, garantindo que ele terminará a graduação antes do período de matrícula.

 

6. Qual o valor da Pós em Psicologia Social?

Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu na USP são gratuitos.

7. Ao entrar na Pós em Psicologia tenho direito a bolsa?

Os alunos do Programa, após serem admitidos, passam por um Processo Seletivo para conseguir a bolsa (CAPES ou CNPq). Em geral o Edital do Processo Seletivo são lançados em março. O aluno pode optar também pelo processo seletivo da FAPESP, que é externo à USP. Mais informações: https://fapesp.br/bolsas.

 

8. Já preciso ter um orientador definido para participar do Processo Seletivo?

Não. Mas seria importante o candidato já iniciar uma vida acadêmica junto ao Programa para conhecer os docentes. Você pode participar como aluno especial ou ouvinte. Mais informações: https://www.ip.usp.br/site/alunos-especiais-3/.

 

9. Existe um modelo para o projeto de pesquisa?

Não existe um modelo, porém o projeto deve obedecer às exigências do Edital.

 

10. Como funcionam as matrículas?

Em 2021 as matrículas serão realizadas remotamente, mas geralmente são presenciais. Caso seja presencial e não possa comparecer, o aluno pode realizar a matrícula por procuração simples.

 

11. O que devo fazer e quanto tempo tenho para concluir a Pós em Psicologia Social?

Mestrado: O estudante de Mestrado deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito da seguinte forma: 100 (cem) unidades de crédito, sendo 48 (quarenta e oito) unidades de crédito em disciplinas, com pelo menos 24 (vinte e quatro) delas em disciplinas do Programa no qual o(a) estudante está matriculado(a) e 52 (cinquenta e duas) unidades de crédito na dissertação.

Doutorado: O estudante de Doutorado, portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 192 (cento e noventa e duas) unidades de crédito, sendo 32 (trinta e duas) unidades em disciplinas, com pelo menos 16 (dezesseis) delas obtidas em disciplinas do Programa no qual o(a) estudante está matriculado(a) e 160 (cento e sessenta) unidades de crédito na tese.

Doutorado Direto: O estudante de Doutorado Direto, ou seja, sem a obtenção prévia do título de Mestre, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 240 (duzentas e quarenta) unidades de crédito, sendo 80 (oitenta) unidades de crédito em disciplinas, com pelo menos 40 (quarenta) delas obtidas em disciplinas do Programa no qual o(a) estudante está matriculado(a) e 160 (cento e sessenta) unidades de crédito na tese.

A maioria das disciplinas tem 8 créditos. Essas são as disciplinas que duram todo o semestre e têm 12 aulas. Além delas, há disciplinas com carga horária menor e, consequentemente, com um número menor de créditos. Considerando as disciplinas-padrão, de 8 créditos, os alunos de mestrado devem participar de 6 disciplinas, enquanto os alunos de doutorado devem cumprir 4 disciplinas.

 

12. O que são créditos especiais?

Os alunos também recebem créditos especiais pela publicação de artigos, livros e capítulos de livros, podendo ser até 8 créditos. As seguintes atividades realizadas pelo aluno integram os créditos especiais:

      • No caso de artigo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido, o número máximo de créditos especiais é igual a 4;
      • No caso de livro (texto completo), o número máximo de créditos especiais é igual a 3;
      • No caso de publicação de capítulo em coletânea ou manuais reconhecidos por sua relevância acadêmica ou trabalho completo em Anais de Congresso, o número máximo de créditos especiais é igual a 2;
      • No caso de participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho completo e que seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares) e que o estudante seja o primeiro autor, o número de créditos concedidos é igual a 1 (um) por evento;
      • No caso de participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), o número de créditos especiais é igual a 3 (três), em uma única vez e em um único semestre para cada curso.

 

13. Tenho que entregar relatórios nos finais de ano para o Programa?

Sim.

 

14. Como bolsista preciso entregar algum relatório?

Apenas bolsistas CNPq devem entregar um relatório final. Esse relatório deve ser encaminhado diretamente ao CNPq pela Plataforma Integrada Carlos Chagas: http://carloschagas.cnpq.br/. Para bolsistas de doutorado, junto ao relatório, deve ser encaminhada a prestação de contas relativa aos gastos com a taxa de bancada.

A verba da taxa de bancada deve utilizada com material (livros, software, equipamentos, etc.) e congressos (passagens, hospedagem, inscrição, etc.). Todos os gastos devem ser comprovados com nota fiscal que conte com a descrição do produto e o CPF do bolsista. A verba não gasta (excedente) deve ser devolvida para o CNPq.

 

15. Como faço para conseguir intercâmbios no exterior e solicitar bolsa sanduiche?

A USP tem um convênio com o Programa PRINT/CAPES que proporciona bolsas sanduiche para os alunos dos Programas de Pós-Graduação. Os Editais são lançados anualmente, e fica sob responsabilidade do Programa a seleção dos candidatos que serão contemplados com a bolsa.

 

16. Tenho direito a auxílio financeiro para ir a congressos, fazer trabalho de campo, traduzir um texto, etc.?

O Programa dispõe da verba PROAP para financiamento de participação de alunos  docentes em eventos nacionais, trabalho de campo, tradução de artigos científicos, livros ou capítulos de livros e para publicação de livros. A verba PROAP deve ser solicitada pelo aluno pelo email: ccppsicologiasocial@usp.br. Para participação em eventos o aluno deve apresentar o comprovante de aceite do trabalho que foi submetido. Após o uso da verba deve ser entregue na Secretaria do Programa os comprovantes de gastos como notas fiscais, tickets etc.

 

17. O programa oferece alguma bolsa de monitoria?

Sim. A USP possui o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) para alunos(as) da pós-graduação estagiarem nas disciplinas da graduação na condição de monitores. O PAE pode ser realizado nas modalidades bolsista e voluntariado. Para mais informações: https://www.ip.usp.br/site/programa-de-aperfeicoamento-de-ensino-pae-4/.

 

18. A USP oferece curso de línguas estrangeiras?

Sim. O Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH oferece diversos cursos de idiomas todos os semestres a um baixo custo ou mesmo de forma gratuita. Mais informações: http://clinguas.fflch.usp.br/.

 

19. Como aluno da Pós posso ser atendido no Hospital Universitário-HU?

Sim. O aluno deve comparecer ao HU com sua carteirinha USP, e um documento de identidade. Para maiores informações, acesse: http://www.hu.usp.br/agendamentos

 

20. A USP oferece atendimento em saúde mental?

Sim. A Universidade possui um escritório de saúde mental para atender alunos(as) da graduação e da pós-graduação. Mais informações: https://sites.usp.br/esm/. O Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) também oferece atendimento à comunidade acadêmica. Mais informações: https://www.ip.usp.br/site/servicos-a-comunidade/.

 

21. Tenho direito à moradia estudantil?

Sim, mas deve participar de uma seleção. Estudantes da pós-graduação têm direito à moradia estudantil (CRUSP) e à auxílio moradia. Para isso, devem se inscrever nos editais de seleção disponibilizados pela Superintendência de Assistência Social (SAS) da USP. Para mais informações sobre apoio estudantil, acesse: https://sites.usp.br/sas/.

 

22. Tenho direito à transporte gratuito?

Sim. Estudantes da USP têm direito ao Bilhete USP, que dá acesso gratuito ao uso de circulares que rodam entre a USP e o metrô Butantã (linha amarela). Pode ser solicitado também o Bilhete Único Estudante da SPTrans, garantindo meia-tarifa ou gratuidade. Mais informações: http://estudante.sptrans.com.br/. O Bilhete USP e o Bilhete Único Estudante devem ser solicitados na Secretaria de Pós-Graduação do IPUSP.