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Aluno Especial

Processo Seletivo Aluno Especial

1º SEMESTRE DE 2025

Inscrições:
Início das inscrições: 23 de janeiro de 2025 às 09h00
Término das inscrições: 29 de janeiro de 2025 às 17h00
Resultado: 12 de fevereiro de 2025 após às 14h00
Matrícula (obrigatória para os aprovados):
De 12 a 18 de fevereiro de 2025 – Consultar procedimentos no Edital do Processo
Seletivo.
*A colação de grau é obrigatória para a matrícula (exceto para alunos de graduação
da USP regularmente matriculados).

 

Para maiores informações, resultados e documentos de matrícula, clique aqui.

Para as disciplinas e grade de horários, clique aqui.

Edital 110/2024

CPG/ATAC/EACH/USP
Processo seletivo para alunos especiais – 1º semestre de 2025 – EACH/USP
A Comissão de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de
São Paulo comunica que estarão abertas, a partir das 9h (horário de Brasília) de
23/01/2025 até as 17h (horário de Brasília) de 29/01/2025, as inscrições online para
candidatos(as) a alunos(as) especiais nas disciplinas de pós-graduação da EACH/USP do
1º semestre de 2025.
Alunos(as) especiais são aqueles(as) matriculados(as) apenas em disciplinas isoladas, sem
vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. Caso sejam
aprovados(as), os(as) alunos(as) especiais terão direito a um certificado de aprovação em
disciplinas, expedido pela Comissão de Pós-graduação.

1. ELIGIBILIDADE

1.1. Poderão candidatar-se a aluno especial:
1.1.1. portadores(as) de diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso
superior em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior,
nacionais ou estrangeiras, de acordo com a Resolução 02/2007, de 18/06/2007, do Conselho
Nacional de Educação.
1.1.2 alunos(as) de graduação regularmente matriculados(as) na Universidade de São
Paulo.

2. INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e a aceitação das normas e
condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá ser alegado
desconhecimento.
2.2. A inscrição deverá ser feita online a partir das 9h (horário de Brasília) do dia
23/01/2025 até as 17h (horário de Brasília) do dia 29/01/2025, exclusivamente através do
preenchimento de formulário disponível em
http://www.each.usp.br/pos/AlunoEspecial/views/fim-processo.php, com a observância
rigorosa dos seguintes procedimentos:
2.2.1. ler na íntegra o presente Edital;
2.2.2. fazer o primeiro cadastro, preenchendo todos os campos obrigatórios solicitados no
sistema de inscrição (ATENÇÃO: após a definição da senha, ela NÃO poderá ser alterada);
2.2.3. anexar os seguintes documentos para a inscrição:
• currículo Lattes (https://lattes.cnpq.br);
• histórico escolar de graduação (Caso o(a) candidato(a) ainda esteja finalizando a
graduação, é necessário anexar o histórico parcial. É obrigatório concluir o curso e
realizar a colação de grau até a data final da matrícula. A colação de grau é obrigatória
para a matrícula, exceto para alunos(as) da USP cursando a graduação);
2.2.4. escolher de 1 até 3 disciplinas distintas e enviar uma justificativa para cada uma delas.
A lista de disciplinas oferecidas estará disponível no próprio sistema de inscrição e também
neste link: http://www5.each.usp.br/processo-seletivo
2.2.5. após o envio do formulário de inscrição, o(a) candidato(a) receberá um e-mail
automático confirmando a inscrição na(s) disciplina(s) escolhida(s). Este será o protocolo de
inscrição do(a) candidato(a). Caso o email não seja recebido, o(a) candidato(a) deve informar
imediatamente o Serviço de Pós-graduação através do email alunoespecialpos-each@usp.br
2.2.6. o(a) candidato(a) poderá alterar a(s) disciplina(s) escolhida(s), somente durante o
período de inscrição, utilizando login e senha cadastrados;
2.2.7. o(a) candidato(a) não poderá cursar novamente disciplina que já tenha cursado e sido
aprovado(a) como aluno(a) especial anteriormente.
2.3. As informações prestadas no formulário de inscrição devem ser verdadeiras e são de
inteira responsabilidade do(a) candidato(a), que fica ciente que qualquer falsa informação,
omissão ou erro implicará em sua exclusão do processo seletivo, a qualquer momento, e
sujeição às penas da lei.
2.4. A Comissão de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da
Universidade de São Paulo não se responsabiliza por inscrições não recebidas dentro do prazo
previsto neste Edital por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,
congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que
impossibilitem a transferência de dados.

3. SELEÇÃO E APROVAÇÃO DOS(AS) CANDIDATOS(AS)

3.1. A avaliação e seleção dos(as) candidatos(as) será realizada pelos(as) professores(as)
responsáveis por cada disciplina por meio de análise do currículo Lattes, histórico de
graduação e justificativa do(a) candidato(a).
3.2. Cabe aos(às) professores(as) responsáveis utilizar os critérios que julgarem adequados
para a análise das inscrições e definir o número de vagas de aluno especial em cada disciplina,
podendo inclusive não aceitar nenhum aluno especial, dependendo do critério adotado e da
análise realizada.
3.3. A relação de candidatos(as) aprovados(as) será publicada no dia 12/02/2025, a partir
das 14h, no site da EACH: http://www5.each.usp.br/processo-seletivo
3.4. É de responsabilidade dos(as) candidatos(as) a conferência da relação dos aprovados no
link informado no item 3.3, pois não será enviado email informando o resultado individual de
cada inscrição e nem sobre a publicação da lista de aprovados(as).

4. TAXA DE MATRÍCULA

4.1. A taxa de matrícula é obrigatória para as disciplinas dos seguintes Programas:
4.1.1. Estudos Culturais (ESC) – 7 UFESP*
4.1.2. Gerontologia (GER) – R$ 150,00
4.1.2. Gestão de Políticas Públicas (GPP) – R$ 200,00
4.1.3. Modelagem de Sistemas Complexos (SCX) – R$ 150,00;
4.1.4. Sistemas de Informação (PPgSI) – 7 UFESP*
4.1.5. Sustentabilidade (SUS) – R$ 165,00;
4.1.6. Têxtil e Moda (TXM) – 7 UFESP*
4.1.7. Turismo (TUR) – R$ 150,00.
*Consultar o valor de uma UFESP no link: https://portal.fazenda.sp.gov.br/paginas/indices.aspx
Atenção: considerar o valor vigente na data de divulgação do resultado do processo seletivo.
4.2. A taxa de matrícula é individual para cada disciplina.
4.3. O boleto para pagamento da taxa de matrícula estará disponível após a publicação dos
candidatos(as) aprovados(as) de acordo com o item 3.3 deste Edital, e deve ser emitido pelo(a)
candidato(a) no mesmo sistema onde foi realizada a inscrição
(http://www.each.usp.br/pos/AlunoEspecial/views/fim-processo.php), utilizando login e senha
previamente cadastrados.
4.4. O(s) comprovante(s) de pagamento do(s) boleto(s) das disciplinas para as quais há taxa de
matrícula deve(m) ser enviado(s) juntamente com a matrícula via formulário, no campo
destinado para este fim.

5. ISENÇÃO DA TAXA DE MATRÍCULA

5.1. As seguintes condições permitem a isenção da taxa de matrícula:
5.1.1. Para candidatos(as) a disciplinas do programa de pós-graduação em Sistemas de
Informação: alunos(as) de graduação da USP, regularmente matriculados(as);
5.1.2. Para candidatos(as) a disciplinas do programa de pós-graduação em Gerontologia:
alunos(as) de graduação da USP, regularmente matriculados(as); e egressos do Programa de
Pós-graduação em Gerontologia da EACH-USP;
5.1.3. Para candidatos(as) a disciplinas do programa de pós-graduação em Gestão de
Políticas Públicas: alunos(as) de graduação da USP, regularmente matriculados(as).
Candidatos(as) a disciplinas do programa de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas que
não possuam condições financeiras de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição deverão
enviar (durante o período de inscrição) para o email cmagpp-each@usp.br uma declaração
assinada relatando os motivos que impossibilitam o pagamento. Em caso de deferimento, devem
anexar o email de aprovação da isenção no formulário de matrícula, no campo destinado ao
comprovante de pagamento.
5.1.4. Para candidatos(as) a disciplinas do programa de pós-graduação em Sustentabilidade:
alunos(as) de graduação da USP, regularmente matriculados(as). Candidatos(as) a disciplinas do
programa de pós-graduação em Sustentabilidade que não possuam condições financeiras de
efetuar o recolhimento da taxa de inscrição deverão enviar (durante o período de inscrição) para
o email sustentabilidade-each@usp.br uma declaração assinada relatando os motivos que
impossibilitam o pagamento. Em caso de deferimento, devem anexar o email de aprovação da
isenção no formulário de matrícula, no campo destinado ao comprovante de pagamento.
5.1.5. Para candidatos(as) a disciplinas do programa de pós-graduação em Têxtil e Moda:
alunos(as) regularmente matriculados(as) no curso de graduação em Têxtil e Moda da EACHUSP.

6. PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DOS(AS) CANDIDATOS(AS) APROVADOS(AS)

6.1. Os(As) candidatos(as) aprovados(as) devem obrigatoriamente realizar o procedimento
de matrícula, via formulário, no período de 12/02/2025 (junto com a lista de aprovados) até as
23h59 do dia 18/02/2025. O link para o formulário de matrícula será disponibilizado
juntamente com a lista de candidatos(as) aprovados(as).
6.2. É opcional ao(à) candidato(a) aprovado(a) em mais de uma disciplina escolher em
qual(is) se matriculará.
6.3. Candidatos(as) que não submeterem o formulário de matrícula no período indicado no
item 6.1 serão automaticamente desclassificados(as).
6.4. Após o preenchimento e envio do formulário de matrícula, o(a) candidato(a) receberá
um e-mail automático comprovando o envio. O(A) candidato(a) deve guardar este email, pois
será o seu protocolo. Caso não receba o email, deve comunicar imediatamente o Serviço de Pósgraduação através do email alunoespecialpos-each@usp.br. Não serão aceitas comunicações
após o período de matrícula;
6.5. Para realização da matrícula, o formulário deve ser preenchido e os seguintes
documentos obrigatórios devem ser anexados:
6.5.1. para candidatos(as) que já cursaram disciplina como aluno especial ou regular na
EACH-USP: comprovante de quitação eleitoral retirado do site do TSE (emitido há no máximo 6
meses) e comprovante de pagamento de taxa de matrícula (se for o caso de acordo com o item
4 deste Edital);
6.5.2. para candidatos(as) que nunca cursaram disciplinas como aluno regular ou especial
na EACH: RG, CPF, comprovante de reservista (candidatos do sexo masculino), diploma de
graduação (ou certificado com data de colação de grau), comprovante de quitação eleitoral
retirado do site do TSE (emitido há no máximo 6 meses); e comprovante de pagamento da taxa
de matrícula (se for o caso de acordo com o item 4 deste Edital).
6.5.3. para alunos(as) de graduação regularmente matriculados(as) na USP: comprovante
de matrícula no semestre e comprovante de pagamento da taxa de matrícula (se for o caso de
acordo com o item 4 deste Edital).
6.6. Caso o(a) candidato(a) deixe de preencher ou anexar qualquer dado ou documento
obrigatório, a matrícula não será efetivada.

7. DA MATRÍCULA E CADASTRO DO(A) ALUNO(A) NO SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO

7.1. Os(As) candidatos(as) aprovados(as) que enviarem a documentação completa via
formulário de matrícula, no período determinado no item 6.1 deste edital, serão
matriculados(as) no sistema Janus da pós-graduação da USP pelo serviço de pós-graduação
na(s) disciplina(s) escolhida(s);
7.2. O serviço de pós-graduação enviará email para os(as) alunos(as) matriculados(as), por
meio do endereço indicado por ele(a) no formulário de matrícula, com o número USP do(a)
aluno(a) e informações sobre a matrícula, antes do início das aulas da(s) disciplina(s) em que
ele(a) está matriculado(a). Caso o(a) aluno(a) não receba este email antes do início das aulas,
deve contatar o Serviço de Pós-graduação através do email alunoespecialpos-each@usp.br.
7.3. Somente o pagamento da taxa de matrícula, nos casos previstos no item 4, não implica na
efetivação da matrícula, ou seja, o(a) candidato(a) que pagar a taxa de matrícula mas não
submeter o formulário de matrícula, ou submeter de forma incompleta, não será matriculado(a).
Caso isso ocorra, o(a) candidato(a) poderá ter o valor reembolsado, mediante solicitação, que
deve ser enviada por ele(a) em até 10 dias após o início das aulas. Deve ser enviado para o email
alunoespecialpos-each@usp.br o comprovante de pagamento da(s) disciplina(s), bem como os
seguintes dados: nome completo, CPF, nome da disciplina, endereço e dados bancários (é
necessário ser conta corrente em seu próprio nome).
7.4. O(A) aluno(a) matriculado(a) pode requerer o cancelamento de uma ou mais disciplinas
que estiver matriculado(a) em até um mês após a data de início das aulas da disciplina. Em caso
de cancelamento, não será reembolsada a taxa de matrícula.

8. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

8.1. Inscrições: das 09h00 do dia 23/01/2025 às 17h00 do dia 29/01/2025
8.2. Análise dos(as) docentes: 30/01/2025 a 11/02/2025
8.3. Divulgação do resultado: 12/02/2025 após às 14h00
8.4. Matrícula dos(as) candidatos(as) aprovados(as): de 12/02/2025 (junto com a divulgação
do resultado) até 18/02/2025 às 23h59.
9. CASOS OMISSOS E DÚVIDAS
9.1. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Pós-graduação da EACH-USP.
9.2. Dúvidas devem ser encaminhadas para o email alunoespecialpos-each@usp.br