FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Orientadores

 

Alessandro Hervaldo Nicolai Ré 

Graduação em Licenciatura em Educação Física (1998), especialização (Lato Sensu) em Treinamento Desportivo (1999),  Mestrado (Doutorado Direto – FAPESP) em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da  Universidade de São Paulo (2005), Doutorado em Educação Física pela EEFE-USP (2007) e Pós-Doutorado em Educação Física e Saúde (infância e adolescência) na University of South Carolina. Atualmente, é professor livre- docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – curso de Educação Física e        Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em programas de atividade física na infância e na     adolescência, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte para crianças e adolescentes, influência de aspectos socioculturais na prática de atividade física e desenvolvimento de capacidades e habilidades motoras (Currículo Lattes).

Alex Antonio Florindo

Formado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco em 1996. É sanitarista e                      epidemiologista formado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Terminou seu doutoramento em saúde pública em 2003 pelo Departamento de Epidemiologia e seu pós-doutoramento  em saúde coletiva em 2006 pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da  Universidade  de São Paulo. É professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo desde 2006, onde fez a livre-docência no ano de 2009. É professor de epidemiologia da atividade  física do curso de bacharelado em Educação Física e Saúde e dos cursos de pós-graduação em Ciências da Atividade Física e de Nutrição em Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da Universidade de São Paulo e suas linhas de pesquisa são nas áreas de: métodos de avaliação da atividade física aplicados à populações; prevalência e fatores associados à prática de atividade física em populações; atividade física na prevenção de doenças e agravos em populações; e no estudo de intervenções para a promoção da atividade física em populações. É o atual presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (gestão 2018-2020) (Currículo Lattes).

Carlos Bandeira de Mello Monteiro

Graduação em Fisioterapia (1993) e Educação Física (1987), Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Makenzie (2001), Doutor em Ciências na área de Neurologia pela Universidade de São Paulo (2007), Pós-doutorado pelo departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2012-2014) com estágio na Vrije University (Holanda-2013) e no Neuromodulation Center at Spaulding Rehabilitation Hospital, Harvard Medical School (2014). Livre docente pela Universidade de São Paulo (EACH/USP-2016). Professor visitante (2018) do Oxford Institute of Nursing, Midwifery and Allied Health Research, a collaboration of Oxford University, Oxford Brookes University, Oxford University Hospitals and Oxford Health NHS Trust- Oxford-UK. Professor do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Atua principalmente nos seguintes temas: deficiência física, habilidades funcionais, mobilidade, função motora grossa, independência física, CIF (Classificação Internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde) e principalmente desenvolvimento e aplicação de tarefas computacionais e realidade virtual na reabilitação (Currículo Lattes).

Cassio de Miranda Meira Junior

Bacharel em Esporte (1995 – EEFE/USP), Mestre (1999 – EEFE/USP) e Doutor (2005 – EEFE/USP) em Educação Física, Pós-Doutor em Aprendizagem Motora (2012 – University of Tennessee) e Desenvolvimento Motor (2016 – University of Tennessee). Professor Associado (livre-docente) em dedicação exclusiva da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Presidente da Comissão de Pesquisa da EACH-USP. Membro do Laboratório de Ciências da Atividade Física e Vice-Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras. Também atua como orientador de pós-doutorado e pós-graduação em Ciências da Atividade Física (EACH-USP). É membro da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor e da NASPSPA. Possui experiência nas áreas de Comportamento Motor, Esportes Coletivos, Pedagogia do Esporte e Metodologia da Pesquisa. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Diferenças Individuais Motoras, Rastreamento Visual no Esporte e no Comportamento Motor, Aquisição e Controle de Habilidades Motoras, Desempenho Físico e Motor. cmj@usp.br http://each.uspnet.usp.br/cmj/ (Currículo Lattes).

Fabiana de Sant`Anna Evangelista

Graduada em Esporte pela Universidade de São Paulo (1998), mestre em Biologia Molecular pela Escola Paulista de Medicina (2001), doutora em Ciência pela Escola Paulista de Medicina (2004). Realizou pós-doutorado no Instituto do Coração (InCor-FMUSP) (2006-2008) e na Georgia State University, Atlanta, EUA (2013-2014). Atualmente é professora associada do Curso de Educação Física e Saúde na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia do Exercício, Biologia Molecular e Celular, com ênfase nas adaptações bioenergéticas promovidas pelo treinamento físico, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento físico, metabolismo energético, distúrbios metabólicos, tecido adiposo, músculo esquelético, coração, sistema renina angiotensina e animais de experimentação (Currículo Lattes)

Fernando Henrique Magalhães

Professor Associado (Livre-Docente) da Universidade de São Paulo (USP), atuando no curso de Bacharelado em Educação Física e Saúde (EFS) e no programa de pós-graduação em Ciências da Atividade Física (PPG-CAF) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2005), especialização em Fisioterapia Músculo-Esquelética pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP, 2006), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC, 2007), doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (IP-USP, 2011) e pós-doutorado no Laboratório de Engenharia Biomédica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LEB-EPUSP, 2012). Tem experiência nas áreas de Comportamento Motor, Neurociências e Engenharia Biomédica, com ênfase nos seguintes tópicos: neurofisiologia, integração sensório-motora, controle motor, biomecânica, controle postural (Currículo Lattes).

Flávio de Oliveira Pires

Concluiu Doutorado Direto pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) em 2010, com período sanduíche na Research Unit for Exercise Science and Sports Medicine da University of Cape Town (UCT) em 2009. Concluiu Pós-Doutorado pela EEFE-USP em 2012, com estágio na Research Unit for Exercise Science and Sports Medicine da UCT em 2011. Esteve em visita técnica à Universidade de Northumbria (Newcastle, UK) e University of Essex (Colchester, UK) em 2012. É coordenador do GEPsE (Grupo de Estudos em Psico-fisiologia do Exercício; CNPq) e seus projetos têm investigado respostas fisiológicas (centrais e periféricas), psicológicas e de desempenho, em diferentes modelos de exercício (Currículo Lattes).

Linda Massako Ueno Pardi

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física USP (1994) e mestre em Saúde e Ciências do Esporte pela Universidade de Tsukuba, Japão (1998). Doutora em Estudos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade de Kyoto, Japão (2003). Pós-doutorado junto ao departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas, Incor-Unidade de Reabilitação e Fisiologia do exercício (2004-2007). Tem experiência na área Fisiologia do Exercício, Fisiologia do Envelhecimento, Distúrbios Respiratórios do Sono e Doenças Cardiovasculares. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: a) Distúrbios Respirarórios do Sono e Treinamento Físico; b) Envelhecimento e Atividade Física ; c) Efeito do Treinamento Físico no Sistema Neurovascular, Padrão de Sono e Qualidade de Vida em Pacientes com Insuficiência Cardíaca com Apneia do sono; d) Efeito do Treinamento Físico na Modulação Autonômica Cardíaca na Saúde e Doença; e) Atividade Física e Saúde Mental (Currículo Lattes).

Luis Mochizuki

Possui graduação (1995) e doutorado (2001) em Educação Física pela USP e Livre Docência (2008) em Biomecânica e Controle Motor pela USP. E o atual coordenador do curso de bacharelado em Educação Física e Saúde da EACH USP (mandato 2017-2019). Foi coordenador (2006-2010) do curso de bacharelado em Ciências da Atividade Física (atual curso de bacharelado em Educação Física e Saúde) da EACH. Foi coordenador (2013-2016) do programa de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Atividade Física da EACH. É Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Foi presidente (2009-2011) e vice-presidente (2005-2009) da Sociedade Brasileira de Biomecânica. É o Editor da Revista Brasileira de Biomecânica. Tem experiência na área de Educação Física e Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, controle motor, controle postural, coordenação motora, processamento de sinais para análise do movimento, análise do movimento, ginástica artística e divulgação científica (Currículo Lattes).

Marcelo Massa

Possui Mestrado (1999) e Doutorado (2006) em Educação Física pela Universidade de São Paulo na Área de Biodinâmica do Movimento Humano. É Professor Associado (Livre-Docente) da Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) – Curso de Educação Física e Saúde (EFS-USP). Também atua como Orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências da Atividade Física (CAF/EACH-USP). Membro pesquisador do Laboratório de Ciências da Atividade Física (LABCAF-USP), Líder do Grupo de Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras (GEPCHAM-USP) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Adaptações Biológicas ao Exercício Físico (GABEF-USP). Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em Esporte de Alto Rendimento, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) detecção, seleção e promoção de talentos esportivos, (ii) crescimento e desenvolvimento humano, (iii) desenvolvimento motor, (iv) esporte infanto-juvenil, (v) treinamento a longo prazo. Ex-jogador profissional de futebol e atleta com experiência e participação em provas de Corrida de Longa Distância e Triathlon – sobretudo IRONMAN, Maratona e Ultramaratona (Currículo Lattes).

Marcelo Saldanha Aoki

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1993), graduação em Nutrição pela Universidade Guarulhos (2010), mestrado em Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2005), pós-doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2006), pós-doutorado pela School of Leisure, Sport and Tourism, University of Technology Sydney, Australia (2011). Atualmente, ocupa o cargo de Professor Associado no curso de bacharelado em Educação Física e Saúde da Universidade de São Paulo e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Adaptações Biológicas ao Exercício Físico (www.facebook.com/gabef.usp). Tem experiência na área de Fisiologia do exercício, com ênfase nos seguintes temas: suplementação nutricional, metabolismo, sistema endócrino e plasticidade muscular. Atua como editor e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1D) (Currículo Lattes).

Reury Frank Pereira Bacurau

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), mestrado em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (ICB-USP) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (ICB-USP). Pós-doutorado sobre o papel do metabolismo e exercício dos animais deficientes para os receptores de cininas (Universidade de Mogi das Cruzes 2002-2004). Atualmente é professor livre docente no curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH – USP). Tem experiência na área de Nutrição Esportiva. Seus interesses de pesquisa são: a) Mecanismos pelos quais o exercício físico modula a imunidade; b) Papel do Sistema-Calicreína Cininas em patologias crônicas (papel dos receptores B1 e B2 de cininas na inflamação, hipertensão, obesidade e diabetes; c) Efeito de diferentes protocolos de exercício sobre parâmetros fisiológicos (marcadores inflamatórios, pressão arterial, concentração hormonal) (Currículo Lattes).

Ricardo Ricci Uvinha

Mestrado pela FEF/UNICAMP (1997), Doutorado pela ECA/USP (2003), Pós-Doutorado pela Griffith University-Australia (2004) e Livre-docência pela EACH/USP (2008). Com experiência de 26 anos de docência no magistério em nível superior, atualmente é Vice-Diretor e Professor Associado 2 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo USP. Também na EACH/USP, foi Coordenador do Bacharelado em Lazer e Turismo (2008-2011), Presidente da Comissão de Relações Internacionais CRInt (2011-2014), Presidente da Comissão de Cultura e Extensão CCEx (2014-2015), representante dos professores associados na Congregação e membro titular de comissões estatutárias e assessoras na unidade. Coordena atualmente o Programa Giro Cultural USP, pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Atua ainda como professor e orientador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Turismo (Mestrado e Doutorado Acadêmico) e Ciências da Atividade Física (Mestrado Acadêmico), ambos na USP. Diretor Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (Gestão 2014-2016) e Diretor Vice-Presidente da World Leisure Organization/United Nations (Gestão 2006-2016), é atualmente Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da Universidade de São Paulo (GIEL/USP/CNPq), Membro da World Leisure Academy (WLA/United Nations) e Diretor Vice-Presidente do BRICSCESS (BRICS Council of Exercise and Sport Science/North-West University South Africa). Entre os prêmios recebidos, destaca-se a primeira colocação no Prêmio de Excelência em Docência da Universidade de São Paulo, recebido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP (2013), e o reconhecimento como Primeiro Professor Contratado da EACH USP em 2005, homenagem recebida pela Comissão EACH 10 anos (2015) (Currículo Lattes).

Ricardo Yukio Asano

Possui graduação, pós graduação e mestrado em Educação Física, com Doutorado em Educação Física na Universidade Católica de Brasília (UCB), e pós doutorado na EACH (USP leste). Atualmente é docente da Universidade Mogi das Cruzes (graduação), Fundação Municipal de Bragança Paulista (graduação e pós graduação lato sensu) e Titular da Universidade Ibirapuera (Stricto sensu). Credenciado no mestrado em Ciências da Atividade Física na USP-EACH. Palestrante sobre evolução e história da ciência (Currículo Lattes).

Ulysses Fernandes Ervilha

Possui graduação Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras de Santo André (1992), graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (1994), Mestrado e Doutorado em Educação Física – Biodinâmica do Movimento Humano – pela Universidade de São Paulo (EEFEUSP) e Ph.D em Engenharia Biomédica pela Universidade de Aalborg-Dinamarca. Foi pesquisador Assistente no Center for Sensory-motor Interaction (Aalborg University). Atualmente é professor Associado da Universidade de São Paulo ? USP, onde atua como pesquisador e professor do curso de graduação em Educação Física e Saúde e do curso de pós graduação Strictu Sensu em Ciências da Atividade Física, da Escola de Artes Ciências e Humanidades. Atua como revisor de Revistas científicas arbitradas nacionais e internacionais. Realiza pesquisas em Controle Motor, Biomecânica do Esporte e Interações sensório-motoras (Dor experimental e controle do movimento humano). Atualmente realiza Pós-doutoramento em Biomecânica na Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Portugal. Também atua como orientador no Programa de doutoramento da FADEUP (Currículo Lattes).

Paula Hentschel Lobo da Costa

Possui graduação, mestrado e doutorado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2000). Realizou doutorado sandwich na Deutsche Sporthochschule Köln, Alemanha, junto ao Instituto de Biomecânica e o Pós-Doutorado no Departamento de Biologia da Universidade da Antuérpia (Bélgica). Atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Biodinâmica do Movimento Humano, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Biomecânica, análise do movimento humano, locomoção infantil e esportes aquáticos (Currículo Lattes).