Você está em Início > Área do Aluno > Informativos > Matrícula e Ingresso

Matrícula e Ingresso

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas conta com o fluxo contínuo de alunos interessados no desenvolvimento científico-tecnológico e na educação contínua.

Independente de seu nível de formação, o aluno interessado pode desempenhar suas atividades atreladas ao Programa e suas dependências por meio do contato com os Orientadores vinculados ao Programa, desde que haja compromisso e interesse na participação dentro dos projetos.

Entre em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, descrevendo seu interesse na participação do desenvolvimento de atividades de pesquisa (seja uma Área de Concentração ou Linha de Pesquisa; Técnica; ou Orientador específico).

Matrícula e Ingresso

Iniciação Científica e Tecnológica

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento.

Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à Pesquisa Científica e representam o seu primeiro contato com tal prática. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um orientador.

Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador.

Um aspecto muito importante da iniciação científica é a formação no campo ético. Um treinamento ético responsável e consistente durante a iniciação científica é uma das maiores contribuições para a formação dos futuros cientistas e cidadãos.

Os alunos interessados podem desenvolver um projeto original (desenvolvido para este aluno) ou desenvolver um braço de um projeto já existente (projeto temático, projeto de doutorado, etc…).

Os projetos devem ser aprovados pelo Comitê de Ética pertinente a pesquisa.

Voltar para o topo

I – Ser aluno regular de curso de Graduação da Universidade de São Paulo ou de outra Instituição de Ensino Superior;

II – Apresentar o projeto de pesquisa aprovado pela Comissão de Pesquisa da Unidade do orientador, submetido à apreciação do Comitê de Ética competente, quando aplicável;

III – possuir Currículo Lattes atualizado;

IV – ser orientado por docente USP, pós-doutorando ou professor colaborador devidamente credenciado conforme legislação em vigor.

Na FMUSP, conta-se também com o Programas de Iniciação Científica de alunos Voluntária e a submissão da proposta no sistema Atena é de fluxo contínuo.

Guia para a Iniciação Científica e Tecnológica

 

Voltar para o topo

Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto

A seleção de candidatos para nível de mestrado e de doutorado no programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas ocorre através de fluxo contínuo de acordo com o edital publicado.

Leia atentamente todas as normas e os requisitos exigidos para a seleção. (Baixe o edital aqui)

As inscrições deverão ser realizadas via online pelo link: https://digital.fm.usp.br/alunoregular

Para a efetivação da inscrição, o aluno interessado deve atender as seguintes condições:

1. Formulário de matrícula inicial (deverá ser inserido no ato da inscrição com a assinatura do orientador e aluno) – se for incluir disciplina, deve colher a assinatura do responsável pela mesma;

2. Cópia legível do Registro Geral (carteira de identidade);

Para estrangeiros: cópia legível do Registro Nacional Migratório.

3. Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

4. Cópia legível do Diploma de Graduação, com registro do MEC (frente e verso);

Na falta do diploma, apresentar declaração da instituição de origem, com data recente (no máximo de 3 meses anteriores a inscrição), constando a data em que ocorreu a colação de grau;

5. Resultado de Proficiência em Inglês (com validade de 05 (cinco) anos);

Aos alunos estrangeiros, além da proficiência em língua inglesa, é exigida também a proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros de nível intermediário, realizado pelo CELPE-BRAS, até 18 (dezoito) meses para o curso de Mestrado e 24 (vinte e quatro) meses para os cursos de Doutorado e Doutorado Direto, considerando-se a data de início de contagem de prazo do aluno no curso;

6. Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$259,14 (duzentos e cinquenta e nove reais e catorze centavos);

7. Projeto de Pesquisa;

8. Currículo Lattes atualizado;

9. Formulário de Aceitação de título de Mestre (para alunos que fizeram o mestrado e vão fazer a inscrição no doutorado).

De acordo com o Artigo 50 do Regimento de Pós-Graduação da USP, o aluno desligado sem a realização de defesa do Mestrado ou do Doutorado e que for aprovado em novo processo seletivo terá seu reingresso considerado como nova matrícula.

§ 1º – Considera-se desligamento, para fins do caput deste artigo, a ocorrência de um dos casos citados no art. 49 deste Regimento.

§ 2º – A solicitação de nova matrícula deverá ser instruída com os seguintes documentos:

I – justificativa do interessado;

II – anuência do orientador;

III – plano de trabalho aprovado pelo orientador;

IV – histórico escolar do antigo curso.

§ 3º – A documentação deverá ser acompanhada de manifestação da CCP apoiada em parecer circunstanciado, emitido por um relator por ela designado, e aprovado pela CPG.

§ 4º – A nova matrícula deverá ser efetivada pela CPG no prazo máximo de 60 dias, contados a partir da data do pedido.

§ 5º – O interessado, cuja solicitação for aprovada, será considerado aluno novo. Consequentemente, deverá cumprir todas as exigências a que estão sujeitos os alunos ingressantes, podendo aproveitar os créditos cursados nos últimos 36 meses, a critério do orientador.

Voltar para o topo

Serão aceitos unicamente os seguintes testes de proficiência em inglês:

1. Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses (PROFIC), realizado pela Cultura Inglesa, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP, com pontuação mínima para o curso de Mestrado: 50 pontos; e para curso de Doutorado: 60 pontos;

O resultado será fornecido através do link: http://www.spg.fm.usp.br/spg/#/proficiencias/consulta

Acesse o calendário de agendamento do exame PROFIC em “Área do Aluno” > “Declarações e Documentos” > “Matrícula e Ingresso”.

2. Toefl internet-based Test, com pontuação mínima de 40 pontos para o curso de mestrado e 61 pontos para o curso de Doutorado;

3. Toefl Computer-based Test, com pontuação mínima de 120 pontos para o curso de mestrado e 173 pontos para o curso de Doutorado;

4. Toefl Paper-based Test, com pontuação mínima de 433 pontos para o curso de mestrado e 500 pontos para o curso de Doutorado;

Não é aceito o Toefl Institucional.

5. IELTS, Cambridge (nível CAE), sendo que o coeficiente de rendimento nestes exames deve ser de, pelo menos, 70% para o doutorado e doutorado direto;

6. Alumni: www.alumni.org.br/ com a seguinte pontuação: B1 (CEF) para mestrado e B1+ (CEF) para doutorado e doutorado direto;

7. Tese Prime (http://www.teseprime.org/). Exame TEAP com a seguinte pontuação: aproveitamento de 60% para mestrado e 70% para doutorado;

8. Avaliação aplicada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) – https://englishtest.duolingo.com/applicants

Voltar para o topo

O PPG-CM possui os seguintes critérios para seleção de novos candidatos para nível de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto:

Os alunos devem apresentar projeto de pesquisa bem descrito, compatível com as áreas e linhas de pesquisa e proposta do programa e cronograma factível para seu desenvolvimento. Devem enviar orçamento detalhado, fonte de fomento e o local onde o projeto será desenvolvido e a anuência do responsável do setor.

Para a matrícula, o aluno deve ter obtido nota mínima de proficiência em língua inglesa. Após análise detalhada e cuidadosa da solicitação de matrícula, a Comissão de Pós-Graduação do programa delibera pela aprovação, indeferimento ou solicitação de ajustes antes de efetuar a matrícula.

Todos os projetos devem ser aprovados pela Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa (CAPPesq) do HC-FMUSP ou dos Comitês de Ética das Instituições Associadas onde será conduzido o projeto.

Voltar para o topo

A matrícula dos candidatos selecionados deverá ser realizada exclusivamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação onde a inscrição foi realizada.

Para quaisquer outros esclarecimentos, entre em contato com a secretaria do Programa.

Informações de contato:
 
Telefones: 2661-6412 / 7570 (Angelica) | 2661-7571 (Rose)
 
Voltar para o topo

Pós-Doutorado

O Programa de Pós-Doutorado refere-se a um estágio de estudos e pesquisas cumprido, por um portador do título de doutor, no âmbito de uma Universidade ou Instituição de Pesquisa, visando o aprimoramento de suas habilidades de pesquisador e preparando-o para uma carreira acadêmica.

Ao contrário da pós-graduação (especialização stricto sensu, mestrado e doutorado), o estágio pós-doutoral não corresponde a um grau acadêmico. O pesquisador não precisa cursar disciplinas ou submeter-se a algum tipo exame, embora, normalmente, deva apresentar relatórios periódicos de andamento do seu trabalho. Ademais, é desejável que os resultados desse trabalho possam ser publicados, na forma de artigos, em periódicos acadêmicos indexados.

Não existe, no pós-doutorado, a figura de um orientador, mas deve haver um supervisor, também doutor, porém com maior experiência acadêmico-científica, a quem cabe acompanhar o pesquisador postdoc no andamento de sua pesquisa.

A duração do estágio pós-doutoral na FM é de mínimo 3 meses a máximo de 5 anos.

Paralelamente à própria pesquisa, o pesquisador pode também realizar algumas atividades correlatas, tais como: ministrar cursos, aulas e palestras; orientar ou coorientar alunos de Iniciação Científica, mestrado e doutorado; participar de bancas examinadoras de dissertações e teses.

O ingresso é feito em fluxo contínuo. A documentação recebida na secretaria da Comissão de Pesquisa é encaminhada a um parecerista. O prazo mínimo para deferimento da solicitação é de 30 dias.

Guia para Programa de Pós-Doutorado da USP
RESOLUÇÃO CoPI Nº 8689, DE 3 DE SETEMBRO DE 2024

 

Voltar para o topo

1. Formulário para Cadastro Inicial (assinado pelo Pós-Doutorando e pelo Supervisor);

2. Cópia do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido (assinado pelo Pós-Doutorando e pelo Supervisor);

3. Plano de Trabalho de Pesquisa (cronograma de atividades com justificativa de carga horária);

4. Cópia do Termo de Aprovação da Pesquisa emitido pela CAPPesq, CEP, CEUA (não será aceito protocolo de submissão);

5. Cópia do Diploma ou Certificado do Título de Doutor;

6. Cópia do Curriculum Lattes atualizado do Candidato (não será aceito Currículo Vitae);

7. Cópia da publicação do doutorado ou carta de aceite da publicação;

8. Anexo III (Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual), obrigatório para todas as modalidades;

9. Cópia do RG e CPF (legível);

10. Modalidade com Bolsa de Agência de fomento: Cópia do Termo de Outorga da Bolsa emitido pela Empresa/Instituição Financiadora (FAPESP, CNPq, CAPES, outros);

11. Modalidade Afastamento Empregatício: Anexo I, devidamente preenchido com todas as informações e assinado pelos interessados (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa) e o documento de afastamento emitido pelo RH da empresa ou cópia da publicação no D.O.

12. Modalidade Sem Bolsa: Anexo II, preenchido com todas as informações e assinado pelos interessados (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa), não será aceito formulário preenchido parcialmente;

13. Foto de rosto (fundo branco);

14. Termo de Ciência e Responsabilidade do Programa de Pós-doutorado – FMUSP;

Voltar para o topo