Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Apresentação

Histórico

As atividades acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP) tiveram início em 2011, quando ocorreu o primeiro processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado. No primeiro quadriênio completo de atividades (2013-2016), a Comissão de Avaliação CAPES atribuiu nota 4 ao Programa, avaliação reiterada pelo CTC/CAPES. O crescimento demonstrado pelo PPGEdu neste período somado ao resultado da avaliação CAPES, foram fundamentais para que, nos anos de 2017 e 2018, ações fossem desenvolvidas com vistas à construção do Projeto de Extensão para o Curso de Doutorado, aprovado em dezembro de 2018 pela CAPES, depois de ter sido também aprovado e chancelado pela USP. No primeiro semestre do ano de 2019 foi aberto o primeiro processo seletivo para o doutorado, que teve início em setembro daquele ano. Desde sua concepção, o PPGEdu assumiu como objetivos a formação de pesquisadores e de profissionais para a educação superior já inseridos ou que pretendam atuar nos domínios da educação escolar e da educação não escolar, objetivos que foram reiterados para o Curso de Doutorado. Até o ano de 2020, foram titulados 166 mestres e cursavam a pós-graduação 48 mestrandos e 30 doutorandos. A Estrutura Curricular do PPGEdu organiza-se em de duas Linhas de Pesquisa: Linha 1 – Fundamentos Filosóficos, Científicos e Culturais da Educação, na qual são desenvolvidos estudos sobre as ciências que constituem as bases teóricas da educação, e Linha 2 – Políticas Públicas e Organização do Trabalho Educacional, na qual são desenvolvidos estudos relativos a políticas educacionais e práticas escolares. Todo o corpo docente integra e/ou coordena grupos de estudos e de pesquisas, bem como laboratórios dedicados ao exame de temáticas situadas na grande área das Ciências Humanas, particularmente nas áreas da Educação, Sociologia e Filosofia, além de manter vínculos em âmbito nacional e internacional com coletivos de pesquisa multidisciplinares e parcerias com universidades públicas estaduais, federais e comunitárias. Desse modo, o Programa busca contribuir para a construção de um círculo virtuoso dedicado à formação de novas gerações de pesquisadores. O PPGEdu é financiado pela CAPES/PROAP e conta com bolsas Demanda Social.

O Programa visa contribuir para a formação de pesquisadores no campo da educação (escolar e não escolar) e de docentes para o ensino superior, situando-se no interior da Área de Concentração denominada Educação.

Conceito CAPES

Na avaliação CAPES relativa ao quadriênio 2013-2016, o Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP obteve nota 4.

Comissão Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação – CCPGEducação
Membro titular – Prof. Dr. Membro suplente – Prof. Dr. Mandato
Início Término
Elmir de Almeida Soraya Maria Romano Pacifico 10/01/2021 09/01/2023
Ana Claudia Balieiro Lodi Elaine Sampaio Araujo 10/01/2021 09/01/2023
Teise de Oliveira Guaranha Garcia Marcus Vinicius da Cunha 10/01/2021 09/01/2023
Marcus Vinicius da Cunha Andrea Coelho Lastória 11/02/2021 10/02/2023
RD. sem indicação pelos pares
(Coordenadora) Ana Claudia Balieiro Lodi 02/02/2021 01/02/2023