Defesa de Dissertação e Tese

TRAMITE REFERENTE AO DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE

1. SUGESTÃO DA BANCA:

Encaminhar para <bmfpg@icb.usp.br> a sugestão de banca para análise da Comissão (CCP/BMF) respeitando-se a data limite do fechamento de pauta.

O envio deverá ser feito com antecedência mínima de 1 mês em relação à data limite para depósito constante no sistema Janus.

A banca deverá conter, obrigatoriamente, as memórias da qualificação (Indicar 2 membros da memória – 1 membro será titular; O outro, suplente).

Comentário: Após a banca ser aprovada pela CCP/BMF, será encaminhada para CPG do ICB III que incluirá a sugestão em pauta somente mediante o depósito online.

Os nomes indicados na sugestão complementar serão analisados somente pela Coordenação do Programa (que poderá utilizá-los para substituir algum membro titular e/ou suplente que tenha algum tipo de conflito de interesse, por exemplo).

A sugestão complementar não será enviada para CPG. Logo, o pós-graduando não poderá contatar nenhum desses membros para participar de sua banca.

Além da sugestão de banca, os pós-graduandos deverão enviar, também, os seguintes arquivos:

Arquivo completo (em PDF) da Dissertação/Tese (informar se autoriza ou não a divulgação do arquivo no site da CAPES – Plataforma Sucupira).

Caso o aluno/orientador opte pela disponibilização parcial, deverão enviar, também, o PDF da versão parcial (que deve conter apenas a página de rosto, resumo, abstract, introdução, conclusão e referências, sem indicação de paginação.)

Para alunos de DO/DD: será preciso enviar, também, o draft do artigo.

2. NORMALIZAÇÃO TÉCNICA DA DISSERTAÇÃO/TESE

Para ter acesso às instruções sobre a normalização técnica da Dissertação/Tese, consulte o tutorial disponível no site da biblioteca: http://www.icb.usp.br/~sbibicb/

Consultar o tutorial e aplicar diretrizes de normalização de trabalhos acadêmicos que estão descritas em: Manual ABNT ou Manual Vancouver.

Na mesma página, acessar o link “Ficha Catalográfica”, preencher o formulário e enviar para gerar a ficha catalográfica (a ficha poderá ser gerada quantas vezes forem necessárias, em caso de erros).

3. DEPÓSITO ONLINE NO JANUS

Serão solicitados dados da Tese/Dissertação e upload dos formulários anexados ao e-mail. Antes de iniciar o depósito, por favor, leia o arquivo “orientações sobre o depósito”.

Importante: após o depósito no sistema, eu terei 7 dias corridos para cadastrar os membros da banca e, como isso depende da realização da reunião da CCP, o intervalo entre o depósito e a data reunião não poderá ser superior a 6 dias.

O ideal é que o depósito no sistema seja feito no mesmo dia da reunião (respeitando-se, sempre, o prazo máximo constante em suas respectivas fichas).

JÁ ENVIEI A BANCA E FIZ O DEPÓSITO. E AGORA?

Após aprovação da CPG, os alunos receberão um e-mail com a banca final aprovada. Feito isso, poderão fazer o agendamento prévio do anfiteatro de defesas (com o Celso/Lucianna – 3091-7439) para então contatarem os membros da banca.

Prazo mínimo para defesa: 21 dias, contados a partir da data de confirmação da reserva realizada. Portanto, verifique antes se a data reservada – levando-se em conta o dia da confirmação – está dentro do prazo mínimo determinado.

Prazo máximo para defesa: 90 dias, contados a partir da aprovação da banca pela CPG.

SOBRE A DEFESA:

Os pós-graduandos terão, no máximo, 30 minutos para fazerem sua apresentação. (O tempo é o mesmo para todos os níveis: ME, DO, DD).

O Anfiteatro disponível para Defesas no Setor Acadêmico – Prédio Biomédicas III tem apenas 28 lugares. O prédio não tem sala para comemorações pós-defesas.

Conforme decisão do CTA/ICB, em reunião de 03/02/2016, os membros externos ao ICB, não receberão mais a gratificação pela participação em Comissões Julgadoras.

Ressaltamos, também, que o programa não tem verba para custear a participação de membros externos.