Bolsas

Distribuição de bolsas de pós-graduação

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da USP possui junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cotas definidas de bolsas para os cursos de  Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.

A vigência máxima é: 24 meses para Mestrado e 48 meses para Doutorado/Doutorado Direto.

As bolsas da cota institucional CAPES e CNPq poderão ser pleiteadas por aluno regular do programa, a qualquer tempo, sendo que a concessão dependerá da análise da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (CCP/BMF).

Informamos também que com o novo sistema CEUA alguns procedimentos serão modificados, entre eles:

  • Não será mais necessário o envio de cópia impressa para a secretaria da CEUA, pois todos os trâmites serão realizados via sistema.
  • O comprovante de submissão de proposta necessário para a matrícula de novos alunos na Pós-Graduação será emitida pelo Painel de Controle do sistema.
  • O acompanhamento do andamento da proposta ocorrerá via e-mail e/ou pelo acesso ao Painel deControle do sistema.
  • O prazo máximo para submissão das propostas foi alterado para 15 dias antes da data da reunião. As datas limites estão informadas no Calendário da página da CEUA no site do ICB (ww2.icb.usp.br/icb/ceua).

ATENÇÃO: visando o aumento do fluxo e rotatividade das bolsas de DO/DD do Programa, conforme deliberado pela CCP/BMF em 03/07/2017, as liberações de bolsas de Doutorado e Doutorado Direto (CAPES e CNPq) serão concedidas somente mediante apresentação obrigatória do protocolo de submissão junto à FAPESP. Sem o comprovante a bolsa não poderá ser implementada.