Curso de Curta Duração 03: Surrealismos na América Latina

Ministrante:

Ma. Xenia Roque Benito (Coordenação) – Doutoranda em Estética e História da Arte. Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Arte. Interunidades Estética e História da Arte. Universidade de São Paulo.

Dra. Mariela Brazón Hernandez – Professora Associada da Universidade Federal da Bahia.

Ementa:

Este curso tem como principal objetivo o estudo histórico-crítico de um dos movimentos de vanguarda implantados em Latino-américa, o surrealismo. Com uma perspectiva abrangente, revisará seus conceitos chaves – arte coletiva, automatismo psíquico e pintura onírica -, delineados desde o primeiro Manifesto Surrealista (1924), perfilados através de muita controvérsia ao longo das três décadas de existência, e ainda cerceados pelo não menos importante avanço na época das tendências abstratas e geométrico-construtivas.

Partindo de uma análise do contexto e da feitura formal, o curso abordará os emblemáticos Frida Kahlo, Wifredo Lam, Roberto Matta, Remedios Varo e Leonora Carrington, cuja obra é indissociável de um manejo do repertório de substrato surrealista que inclui o desenho automático, frotage, colagem, inconsciente coletivo e pintura onírica; e cujo diálogo com os teóricos do grupo acabou revertendo em prolixas realizações conjuntas, sendo partícipes de exposições internacionais dedicadas ao surrealismo e publicações antológicas.

Conjuntamente, será possível debater a recepção por parte de escritores e historiadores hispano-americanos que interpelaram o termo “surrealismo”. Por este motivo, a sequência de encontros traz conjuntamente com as análises de obras alguns tópicos de interesse e de perfil mais teóricos, tais como primeiras aparições do termo “surrealista” na região, fatos que contribuíram para a adoção generalizada do termo, e se este é ajustável à mera assimilação do arcaico e à índole popular, mesmo não estando à par das concepções bretonianas.

Desenvolvimento e Cronograma:

De 7 a 9 de maio – Das 9h às 10h30

Primeira sessão (07/05/2019) – Introdução. Chegada do surrealismo à América e primeiras viagens a México (1936-1938) e sua resultante: a Exposição Internacional do Surrealismo (Paris, 1940).

Segunda sessão (08/05/2019) – Década de 1940: o movimento diaspórico surrealista nas Américas. Viagens às Antilhas. Exposições e chegada aos Estados Unidos;

Terceira sessão (09/05/2019) – O surrealismo e seus contrapontos: feminino-masculino (o caso mexicano) e surrealismos ortodoxos e surrealismo epilogal. Interferências com a literatura e surgimento das categorias “Realismo Mágico” e «Vivismo Muerto».

Bibliografia:

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CATÁLOGOS

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INTERNET

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Schollhammer, Karl Erik. As imagens do realismo mágico. Graogatá- Revista dos programas de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF. Niterói, n. 16, p. 117-132, 1. sem 2004. Disponível em http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/579/444