SEMINÁRIO 20: Novas Relações de Trabalho e Direitos Sociais

Coordenadora 1: Profa. Dra. Carla Regina Mota Alonso Diéguez (FESP-SP)
Coordenador 2: Prof. Dr. Iram Jácome Rodrigues (FEA/USP)
Coordenadora 3: Me. Letícia Mourad (PROLAM/USP)

Resumo:

As mudanças nas relações no trabalho devido à introdução de novas tecnologias produtivas e organizacionais, o elevado desemprego, a crise de representatividade dos sindicatos que está acentuando-se devido a múltiplas causas, entre outras, baixa mobilização, queda do financiamento, redução da taxa de sindicalização e enfraquecimento das negociações coletivas, as mudanças na legislação trabalhistas, entre outros, criaram interesses sociais para além do trabalho que estão sendo congregadas em outras instâncias como ONGs e outras associações. Parcelas mais vulneráveis da população, como  jovens, idosos e pessoas de baixa renda com pouco acesso à educação, terão dificuldades de acompanhar as mudanças sociais e reúnem-se em grupos específicos para a defesa de seus interesses.

São vários os desafios relacionados ao trabalho e não é possível buscar superá-los individualmente, qualquer ação profunda e de longo prazo que vise instituir políticas e estratégias afirmativas deve ser construída e executada coletivamente, de preferência, por meio do diálogo que inclua os principais atores envolvidos.

Este seminário de pesquisa possui como objetivo desenvolver estudos relacionados as mudanças nas relações de trabalho, voltados aos desafios da geração de emprego com igualdade de oportunidades, da inserção destas novas tecnologias no campo do trabalho, das mudanças na legislação trabalhista de muitos países da América Latina, do aumento do desemprego e da desigualdade, da crise de representatividade e organização dos trabalhadores, além disso, busca descrever e analisar boas práticas de políticas públicas implantadas em países da América Latina que visem a garantia dos direitos sociais e dos direitos fundamentais no trabalho.

Salienta-se a necessidade de estudos atuais sobre os desafios do futuro do trabalho, assim como, da necessidade do desenvolvimento e do aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas a garantia dos direitos sociais.

Subtemas do Seminário de Pesquisa 

  • O Futuro do trabalho na América Latina – diagnóstico das mudanças nas relações de trabalho, voltados aos desafios da geração de emprego com igualdade de oportunidades, da inserção destas novas tecnologias no campo do trabalho, das mudanças na legislação trabalhista de países da América Latina.
  • Crise de representatividade e organização dos trabalhadores – estudos sobre a crise de representatividade que está  acentuando-se devido a múltiplas causas, entre outras, baixa mobilização, queda do financiamento, redução da taxa de sindicalização e enfraquecimento das negociações coletivas, as mudanças na legislação trabalhistas, entre outros, que criaram interesses sociais para além do trabalho que estão sendo congregadas em outras instâncias como ONGs e  associações.
  • Políticas públicas voltadas a garantia dos direitos sociais nas relações de trabalho – descrição e análise de boas práticas de políticas públicas estabelecidas em países da América Latina que visem a garantia dos direitos sociais e dos direitos fundamentais no trabalho. Estudos que realizem diagnósticos sobre a necessidade do desenvolvimento e do aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas a garantia dos direitos sociais.