Trajetórias que Inspiram – Nadine Paixão

 
 
 
 
 
 
 
 

 
“Ao longo da graduação busque desenvolver habilidades mais técnicas, como modelagem, instrumentação oceanográfica, análise de dados, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Essas habilidades facilitarão acessar melhores ofertas no mercado de trabalho, particularmente na iniciativa privada ou como consultores independentes.”
(Nadine Paixão, oceanógrafa Turma I IOUSP)

Nadine Paixão, ingressante da primeira turma de Oceanografia do IOUSP, seguiu um caminho majoritariamente no serviço público. Após a graduação, ingressou no mestrado e, paralelamente, prestou diversos concursos públicos, sendo aprovada na Prefeitura de Angra dos Reis em 2008. A convocação, no entanto, só aconteceu quatro anos depois, tempo que ela utilizou para concluir o mestrado e iniciar uma segunda graduação em Geografia, já considerando uma possível transição de carreira diante das incertezas do mercado para oceanógrafos na época.

Desde 2012, Nadine ocupa o cargo de analista ambiental – oceanógrafa na prefeitura, onde atua no licenciamento ambiental de projetos, analisando tanto os aspectos técnicos quanto legais, além de realizar vistorias e fiscalizações. Sua rotina também inclui planejamento de ações fiscais, utilizando ferramentas de geoprocessamento e sistemas de informação geográfica.

A análise in loco de projetos realizados na linha de costa, faz parte do trabalho da Nadine.

Ela destaca que a formação interdisciplinar proporcionada pelo IOUSP foi fundamental para desenvolver uma visão crítica e habilidades de resolução de problemas, essenciais no dia a dia do trabalho público. Por outro lado, reconhece que sentiu falta de uma formação técnica mais aplicada, que pudesse ter ampliado possibilidades no mercado privado.

Sobre salários, explica que no serviço público municipal os valores são bastante variáveis, sem uma padronização clara. Na sua percepção, atualmente há menos oferta de concursos públicos, o que torna o acesso mais difícil. Contudo, observa que há oportunidades na área de consultoria ambiental na iniciativa privada. 

texto produzido pela bolsista USP-PUB Ensino (Edital 2024-2025) Irys Martins Rodrigues Ventura (graduanda IOUSP).

Deixe um comentário