Perfil Gustavo de Almeida Capellini

30 de outubro de 2019

Palavras-chave: Orçamento Público, Processo Orçamentário, Popular Report, Cidadão e Social Roles.

Interesse de pesquisa

Minha pesquisa de pós-doutorado trata sobre a interação da população com o processo orçamentário no setor público. Essa interação é observada sob a perspectiva do Orçamento Cidadão (Popular Report), que objetiva “tornar as informações orçamentárias acessíveis ao grande público”. O estudo explora aspectos como linguagem, cognição, engajamento e discute notadamente o papel social de cidadão que se apresenta na relação dos indivíduos com o Estado.

Adicionalmente, minha pesquisa relacionada à tese de doutorado amplia o debate para compreensão do processo orçamentário no setor público observando a relação entre Poderes Executivo e Legislativo, explorando aspectos relacionados às coalizões políticas que envolvem o governo brasileiro, a partir da análise da distribuição de recursos orçamentários via emendas parlamentares individuais e do comportamento dos legisladores nas votações em plenário.

Qualificação e vínculo institucional

Pós-Doutorando e Professor Colaborador da FEA-RP/USP.

Supervisão e outros interesses

Outros temas de interesse: Governos de Coalizão, Orçamento Participativo, Accountability, Transparência, Identity, Agency.

Perfis em bases de referências