CONVIDADOS CONFIRMADOS

Plenary lectures

BieglerLorenz Biegler

Lorenz T. (Larry) Biegler é professor do Departamento de Engenharia Química da Carnegie Mellon University (EUA). Sua área de pesquisa é a engenharia de processos auxiliada por computador (CAPE) e inclui otimização de processos, otimização de sistemas de equações diferenciais e algébricas, síntese de redes de reatores e algoritmos para controle de processos. Biegler é autor de mais de 400 publicações e dois livros e já foi palestrante em inúmeras conferências internacionais. É reconhecido por vários prêmios e é membro do AIChE, IFAC, SIAM, e da Academia Nacional de Engenharia dos EUA.

Fernando V. Lima é professor associado de Engenharia Química na West Virginia University (WVU) e também professor adjunto no Departamento de Engenharia Química na Carnegie Mellon University (CMU). Seu grupo de pesquisa na WVU concentra-se no desenvolvimento e implementação de métodos de engenharia de sistemas de processos para projeto e intensificação de processos, controle avançado e estimativa de estados, sistemas modulares de energia e sustentabilidade. Atualmente é diretor do CAST 2023-2025 (Computing & Systems Technology Division) da AIChE. É membro do Conselho Editorial do Journal of Process Control.

Lima Fernando Lima

José M. Pinto

José Maurício Pinto é Diretor Sênior da Digital Americas no grupo Linde, onde é responsável pelo desenvolvimento e implementação de tecnologias digitais nas Américas. Publicou mais de 200 artigos em periódicos revisados por pares nas áreas de planejamento, programação e otimização da cadeia de suprimentos, operações de processo, síntese e design de processos e otimização inteira mista. É engenheiro químico pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor pela Carnegie Mellon University.

Michael Short é professor sênior de Engenharia de Sistemas Químicos e de Processos na Universidade de Surrey (Reino Unido). Sua área de pesquisa é a modelagem matemática e técnicas de otimização para desenvolvimento de software para suporte à decisão em uma ampla gama de campos, incluindo planejamento energético, bioenergia, energia renovável, água, integração de calor, projeto de reatores, otimização em tempo real de processos industriais e produtos farmacêuticos, em colaboração com parceiros acadêmicos, governamentais e industriais. Atualmente é o pesquisador principal de projeto EPSRC de Inteligência Artificial para metas Net-Zero no Reino Unido.

Michael Short


Keynote speakers

Bruno Santoro

Bruno Faccini Santoro é Diretor de Modelagem Matemática para Otimização na “Op2B – Otimização para Negócios”, especialista na formulação e resolução de modelos matemáticos aplicados à Otimização de Cadeias de Suprimentos. Possui graduação em Eng. Química pela USP com duplo diploma pela École Polytechnique, mestrado e doutorado em Eng. Química pela com estágio na Universidad Nacional del Litoral. Foi pesquisador de pós-doutorado na West Virginia University (2015-2016) e Professor Adjunto no Dep. de Eng. Química da UNIFESP (2016-2022). Ganhador na categoria AgriTech do Innovation Challenge, organizado pela Velocity em 2019.

Caliane Bastos Borba Costa é Professora Associada do Dep. de Eng. Química da Universidade Estadual de Maringá desde 2015. Foi Professora Adjunta no Departamento de Eng. Química da Universidade Federal de São Carlos entre 2009 e 2015. Atua principalmente em cristalização, otimização, modelagem matemática, síntese, simulação e controle de processos. Coordena um Projeto MAI/DAI CNPq em “Modelagem, simulação, síntese e otimização de processos para a produção de combustíveis verdes”, e os projetos de pesquisa “Desenvolvimento de metamodelos para utilização em problemas de otimização de processos químicos” e “Engenharia de Processos e Sistemas visando à eficiência econômica, energética e ambiental”.

Caliane Costa

Fábio Liporace

Fábio dos Santos Liporace é Engenheiro de Processos no Centro de P&D da CENPES PETROBRAS há 21 anos, com Mestrado e Doutorado em Eng. Química pela UFRJ, realiza estudos de otimização utilizando modelos de processos em tempo real (RTO). Esteve envolvido em todos os projetos de RTO que a Petrobras implementou nos últimos 16 anos em suas refinarias e plantas de amônia. Coordenou equipe para desenvolver ferramenta para monitorar incrustações em redes de trocadores de calor em tempo real e otimizar o planejamento de limpeza, que está em vigor diversas baterias de pré-aquecimento plataformas. Participou da primeira aplicação de otimização off-line na Petrobras (Profit Improvement Program – PIP), usando ferramentas da KBC.

Heleno Bispo da Silva Junior é Professor do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande desde 2014, atuando nas áreas de modelagem, simulação, controle e otimização de processos químicos. Coordenador do Iridium – Núcleo de Pesquisa Aplicada a Processos Industriais e Vice Coordenador do LENP (Laboratório de Experimentação Numérica de Processos), onde desenvolve pesquisas direcionadas às tecnologias da Indústria 4.0. Coordenador do Subpolo PB do Programa NE 4.0 UPE/SUDENE. Responsável pela parceria acadêmica com a AVEVA, OSIsoft, KBC e Honeywell, e integrante do grupo de P&D do LENP em parceria com a PETROBRAS nas áreas de Modelagem, Simulação e Controle de Processos Químicos e Petroquímicos, e Classificação de Áreas de Risco.

Heleno Bispo

Localização
Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. 3, nº 380
Cidade Universitária – Butantã
São Paulo – SP
CEP 05508-010