Psicoterapia Online – Desafios, Limites e Possibilidades

21/08/2019

Disciplina PSC6032

Informações para matrícula no sistema Janus:
https://uspdigital.usp.br/janus/comum/entrada.jsf (disciplinas oferecidas / PSC6032)

ALUNO ESPECIAL: Encaminhar e-mail para nara.helena@usp.br solicitando autorização para cursar a disciplina.

Nr. de Créditos: 4

Carga Horária:

Docentes Responsáveis:

Nara Helena Lopes Pereira da Silva

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Objetivos:

A inserção das tecnologias nas relações humanas é já dada, sendo imprescindível refletir como elas vêm influenciando e quais as possibilidades, desafios e consequências do uso das ferramentas digitais nas relações interpessoais, em especial, na psicoterapia. Em novembro de 2018 foram regulamentados os serviços psicológicos mediados pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no Brasil, entretanto são escassos os estudos e espaços de discussão acadêmica sobre a prática da psicoterapia online e da influência de tais tecnologias no cotidiano, numa perspectiva psicológica. Nesse sentido, esta disciplina pretende, além de oferecer subsídios introdutórios para uma prática psicológica online, visa também configurar um espaço de troca de experiencias e interesses entre os alunos e também promover um olhar crítico sobre o fenômeno online através de reflexões filosóficas/fenomenológicas. Em específico, os objetivos são: – Oferecer ferramentas para a configuração de uma prática em psicologia online. – Promover discussões e reflexões sobre os atendimentos online a partir de estudos recentes, bem como a troca de experiencias e de expectativas sobre esta modalidade de atuação. – Contribuir para o desenvolvimento crítico sobre o atendimento psicológico online e as repercussões do virtual/online no cotidiano das pessoas. – Incentivar a consolidação e estruturação de conhecimento científico e acadêmico sobre a temática.

Conteúdo:

As aulas estão estruturadas em três partes, sendo a primeira (1) destinada a apresentação de temáticas específicas, visando situar e atualizar os alunos sobre a pratica da psicoterapia online; a segunda (2) voltada à partilha de experiencias e de conhecimentos dos alunos, com o objetivo de promover o desenvolvimento do senso crítico, a partir de discussões sobre os diversos pontos de vista e das vivencias e, por fim, a terceira (3) direcionada para síntese das discussões, com o esboço de reflexões fundamentadas na fenomenologia clássica de E. Husserl sobre o tema abordado. Espera-se que ao final do curso o aluno forme senso crítico sobre a prática da psicoterapia online, sendo incentivado a compartilhar experiencias, refletir e pontuar opiniões, favorecendo a interação e a troca de pontos de vista e contribuir com a consolidação de conhecimento acadêmico sobre as práticas da psicoterapia online. Conteúdo programático: – Apresentação da pesquisa de Pós-Doutorado “Psicoterapia mediada pelas tecnologias de Informação e Comunicação – um estudo longitudinal” e dos resultados preliminares do estudo e apresentação dos alunos e de seus motivadores, incluindo experiências e interesses singulares. – Panorama geral sobre a psicoterapia online, revisão sistematizada, abordagens e formas de atendimento mediado por tecnologias, aliança terapêutica e vínculo online. – Regulamentação brasileira sobre os atendimentos psicológicos mediados por tecnologias digitais, necessidades, desafios e implicações para a prática do psicólogo e aspectos práticos para viabilizar o atendimento online com qualidade. – Fenomenologia, virtualidade e relacionamentos online.

Forma de Avaliação:

Freq. Mín. 70%, participar nas discussões e entrega do trabalho escrito, que será uma síntese dos temas abordados mais significativos.