Sobre a pesquisa

27/03/2017

A pesquisa “Psicoterapia mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação – um estudo longitudinal” foi submetida e aprovada pela FAPESP em agosto de 2018, processo  número 2018/11351-2, em nível de pós doutorado e teve início em outubro de 2018.
O objetivo principal é compreender o fenômeno virtual nos atendimentos de psicoterapia online e presencial, decorrente do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivos específicos: (a) compreender as experiências de atendimentos exclusivamente online e (b) compreender como se apresentam as novas TICs nos atendimentos presenciais.
Trata-se de um estudo longitudinal, de acompanhamento e descrição das vivências dos processos de psicoterapia no período de pelo menos seis meses, cuja análise está fundamentada na fenomenologia de E. Husserl.
Esta pesquisa se configura como um estudo acadêmico, interventivo e formativo, que tem como desafio o aprofundamento teórico, a aplicação prática da atuação e a disseminação direta do conhecimento através da estruturação de pesquisa e de disciplinas, visando a formação dos alunos e o direcionamento para novas pesquisas na área.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Tem como colaboradores psicólogos e alunos de graduação, que se reúnem semanalmente para discutir temáticas direcionadas à prática da psicoterapia online, à estruturação da pesquisa e à elaboração de estudos e artigos decorrentes das reflexões realizadas conjuntamente. É um grupo aberto para qualquer pessoa que tenha interesse em refletir sobre a psicoterapia online e assuntos correlacionados.
Grupo de reflexão sobre Psicoterapia Online

2020/2021: reuniões semanais no IPUSP

Nara.helena@usp.br

Nara.helena@gmail.com