Instruções aos Autores

A revista Neurociências e Comportamento se baseia na formatação determinada pelas normas da American Psychological Association (APA – 7 ª. edição de 2020 – https://apastyle.apa.org/). O número DOI deve estar presente em todas as citações de artigos científicos. Todos os manuscritos deverão seguir sua formatação e estar de acordo com as informações citadas a seguir:

1 – Formato

O manuscrito deve ser enviado em “.doc” ou “.docx, iniciado por uma folha de rosto, contendo título e subtítulo em português e inglês”. Deve-se usar fonte Times New Roman, tamanho 12, folha tamanho A4, com 2,5 cm de margem em todos os lados e espaçamento duplo, alinhamento justificado limitando-se a 50.000 caracteres com espaços, incluindo os resumos e as referências.

Não deve conter nenhum tipo de identificação de autoria ou afiliação institucional no manuscrito.

Serão aceitas contribuições apresentadas em português e inglês.

2 – Carta de Apresentação

A carta de apresentação que acompanha a submissão do manuscrito deve ser endereçada ao Editor Chefe da Revista e estar assinada pelo(s) autor(es) correspondente(s), ou explicitamente declarado pelo primeiro autor “em nome dos demais autores”. Deverá conter as seguintes informações: (1) título do artigo; (2) nome(s) do(s) autor(es) e respectivas afiliações vigentes no ato da submissão do manuscrito em ordem decrescente de contribuição para o trabalho, sendo o último nome do pesquisador sênior; (3) autorização de publicação; (4) declaração de que o trabalho é inédito, original e não foi – ou está sendo simultaneamente submetido à publicação em outro periódico. A revista considera que a tradução de artigos que foram publicados em outra língua, não contempla a exigência de artigo inédito, sendo vetada a sua publicação.

Quando o manuscrito se referir a dados provenientes de pesquisas envolvendo animais, é obrigatório descrever na seção “Aspectos Éticos” sua aprovação e número do Comitê de Ética de uso de Animais em Pesquisa (CEUA).

Quando o manuscrito se referir a dados provenientes de pesquisas envolvendo seres humanos, é obrigatório descrever na seção “Aspectos Éticos” sua aprovação e número do Comitê de Ética, além da adesão às normas internacionais de pesquisa como a Declaração de Helsinki e outras adicionais que se façam pertinentes.

3 – Folha de Rosto

Um arquivo separado, intitulado Folha de Rosto, deverá ser enviado contendo (1) título do trabalho, (2) autores com nomes completos e suas respectivas filiações indicadas por números sobrescritos, (3) número de registro no ORCID de todos os autores e (4) endereço completo do autor responsável pela correspondência com a revista, incluindo sua instituição, telefone e email.

O(s) Autor(es) Correspondente(s) deve(m) ser marcado(s) com um asterisco na lista de autores.

As afiliações devem ser digitadas no nome do autor com números sobrescritos e listadas da seguinte forma: Laboratório, Departamento, Instituto/Organização, Cidade, Abreviação do Estado e País.

4 – Título

O título deve ser conciso, omitindo termos implícitos e, quando possível, ser uma declaração do principal resultado ou conclusão apresentado no manuscrito. Abreviações devem ser evitadas no título.

Títulos espirituosos ou criativos são bem-vindos, mas apenas se relevantes e dentro da medida. Considere se um título que deve ser instigante pode ser mal interpretado como ofensivo ou alarmante. Em casos extremos, a redação pode vetar um título e propor uma alternativa.

Os autores devem tentar evitar, se possível:

  • títulos que são uma mera pergunta sem dar a resposta;
  • títulos pouco ambiciosos, por exemplo, começando com “Rumo”, “Uma descrição de”, “Uma caracterização de”, “Estudo preliminar sobre”;
  • títulos vagos, por exemplo, começando com “Função de…”, “Link entre…”, “Efeito de…” que não especificam a função, link ou efeito;
  • incluem termos que estão fora de lugar, por exemplo, a afiliação taxonômica além do nome da espécie.

5 – Resumos

Os resumos devem ser apresentados após a folha de rosto, conter até150 palavras e serem apresentados em português e inglês (abstract) em páginas separadas. Evitar citações, siglas e abreviaturas.

6 – Palavras-chave

Devem constar cinco palavras-chave logo abaixo do resumo, nas versões português (Palavras-chave) e inglês (Keywords).

7 – Corpo do Artigo

Se Artigo Original

O corpo principal do artigo deve estar estruturado em Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. A seção de Métodos deverá minimamente conter os subitens: Participantes, Equipamentos e Procedimentos. As conclusões devem ser apresentadas no último parágrafo da seção de Discussão.

Se Artigo Teórico

O corpo principal do artigo deve estar estruturado em Introdução, Argumentação e Considerações Finais. Na seção Argumentação os autores podem inserir subseções, se forem pertinentes e ajudarem na organização do texto e compreensão da leitura.

Se Artigo de Revisão

Deve-se obrigatoriamente conter o tipo de revisão no título do trabalho. O corpo principal do artigo deve estar estruturado em Introdução, Métodos (para revisão Integrativa e Sistemática), Resultados (ou Análise Crítica) e Discussão.

Tipos de Revisão Aceitos pela Revista

Revisão Narrativa: As revisões narrativas buscam descrever ou discutir o estado atual do tema pesquisado. Os pesquisadores selecionam os trabalhos consultados de acordo com o ponto de vista teórico e o contexto do tema abordado. As argumentações e críticas são particulares do autor.

Revisão Integrativa: As revisões integrativas se preocupam em fornecer informações mais abrangentes sobre um tema. Pode ser utilizada para revisar ou atualizar teorias, propor conceitos e identificar lacunas de pesquisas. A metodologia empregada na busca das fontes de referência deve ser especificada, incluindo as palavras-chave utilizadas e as bases de dados consultadas. O material analisado pode incluir tanto estudos originais, como revisões teóricas, artigos de atualização, cartas ao editor e relatos de casos. Literatura cinzenta também pode ser contemplada nesta revisão. As argumentações são análises críticas sumárias do conjunto de estudos.

Revisão Sistemática: As revisões sistemáticas se preocupam em selecionar estudos experimentais (artigos originais) que depois são analisados criteriosamente. Busca especificamente apresentar evidências científicas e/ou metodológica dos estudos. O levantamento das publicações é realizado em bases de dados de maneira planejada e controlada, e os resultados são selecionados e avaliados conforme os critérios pré-estabelecidos. Obrigatoriamente se deve utilizar estratégias PICOS e PRISMA, ou similares, para adequado controle metodológico.

Para todos os formatos de artigos, as seções principais devem ser acompanhadas das seguintes, nesta respectiva ordem: Agradecimentos, Financiamento, Contribuição dos autores, Declaração de Conflitos e Referências Bibliográficas.

Os Agradecimentos devem ser limitados aos apoios administrativos e consultivos que colaboraram diretamente com a realização da pesquisa e produção do manuscrito.

Os financiamentos e investimentos financeiros na pesquisa, incluindo bolsas de estudo ou bolsas de pesquisa devem ser descritos no momento da submissão do artigo, incluindo códigos relacionados, se aplicáveis. Pagamentos relacionados às taxas de publicação fornecidos pela instituição, biblioteca ou qualquer outro subsídio também devem ser informados.

As contribuições devem citar as iniciais dos autores (sem ponto entre as letras, exemplo MFC) que contribuíram para: Concepção do Estudo, Desenho Experimental/Programação, Coleta de Dados, Análise dos Resultados, Escrita da Primeira Versão, Revisão da Versão Final.

A Declaração de Conflito deve apresentar potenciais fontes de conflito, interesses e patrocinadores privados e atestar sua isenção no processo de estudo/pesquisa. Caso não haja conflitos de interesse, deve obrigatoriamente conter a frase “O(s) autor(es) declara(m) não haver conflitos de interesse.”

8 – Tabelas: Devem ser apresentadas ao final do manuscrito, logo após as referências, uma em cada página, contendo suas respectivas numerações e títulos, que deve conter informação detalhada sobre a tabela, usando tamanho de fonte 10 e espaçamento simples, somente em preto e branco. Devem estar em arquivo editável (excel ou word) e não em imagem.

9 –Figuras: Devem ser apresentadas ao final do manuscrito, uma em cada página, contendo sua respectiva numeração e legenda, com tamanho de fonte 10 e espaçamento simples, podendo ser coloridas. Recomenda-se o formato PNG, TIFF ou EPS, com uma resolução de alta qualidade (mínimo de 300 pixels) e que tenha boa legibilidade.

Os autores devem indicar claramente no texto os locais onde as figuras e tabelas deverão ser inseridas.

Figuras e tabelas extraídas de outros trabalhos devem conter em sua legenda a fonte completa de onde foram retiradas e a concessão da autorização. Nesse caso, é necessário que o autor envie uma autorização para a sua reprodução junto ao manuscrito submetido.

10 – Acessibilidade

Nossa revista incentiva os autores a tornar as figuras e elementos visuais de seus artigos acessíveis para deficientes visuais. Um uso eficaz da cor pode ajudar pessoas com baixa acuidade visual, ou daltonismo, a entender todo o conteúdo de um artigo.

Essas diretrizes são fáceis de implementar e estão de acordo com as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web do W3C (WCAG 2.1), o padrão para práticas recomendadas de acessibilidade na Web.

  1. Garanta contraste suficiente entre o texto e seu plano de fundo

Pessoas com baixa acuidade visual ou daltonismo podem achar difícil ler texto com cor de fundo de baixo contraste. Tente usar cores que forneçam o máximo contraste.

  1. Evite usar indicadores vermelhos ou verdes

Mais de 99% das pessoas daltônicas têm uma deficiência de visão de cores vermelho-verde.

  1. Evite usar apenas cores para comunicar informações

Elementos com informações complexas, como tabelas e gráficos, podem ser difíceis de ler quando apenas a cor é usada para distinguir os dados. Tente usar outros aspectos visuais para comunicar informações, como forma, rótulos e tamanho. A incorporação de padrões nos preenchimentos de forma também torna as diferenças mais claras.

11 – Submissão dos Artigos

Os manuscritos originais deverão ser submetidos através do e-mail revistanec@usp.br com o título do assunto contendo a seguinte informação: submissão de manuscrito original. Todos os arquivos devem ser enviados em anexo num único e-mail.

Os artigos publicados serão organizados em volumes anuais e ficarão disponíveis apenas em formato eletrônico na página  da revista https://sites.usp.br/revistaneurocienciasecomportamento/.