Apresentação
Em 2025, o 5º Congresso da Rede Internacional de Estudos Culturais (RIEC) será realizado junto com o II Seminário Internacional de Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), em São Paulo – SP, Brasil. O tema, “Estudos Culturais contemporâneos: novas fronteiras temáticas, velhos dilemas e complexidades atuais”, reflete uma continuidade das discussões iniciadas em 2015 no I Seminário Internacional de Estudos Culturais da EACH-USP. Naquela ocasião, celebraram-se os cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da USP, com ênfase nos projetos pedagógicos, epistêmicos e políticos, destacando os desafios e caminhos para consolidar o campo no Brasil e na América Latina.
O tema proposto para o 5º Congresso e o II Seminário é um aprofundamento dessas reflexões, trazendo à tona as novas fronteiras temáticas emergentes, como as humanidades digitais, os novos movimentos sociais, as mudanças no cenário político e os desafios ambientais. Contudo, essas questões estão interligadas aos velhos dilemas do campo, como poder, representação, identidade e diferença, que continuam a desafiar pesquisadores e a prática dos Estudos Culturais.
Os eventos abordarão as complexidades atuais, incluindo a aceleração das mudanças globais e as novas configurações de poder e resistência. Busca-se examinar como essas dinâmicas moldam as experiências contemporâneas e de que forma os Estudos Culturais podem contribuir para compreendê-las e intervir nelas. A realização do II Seminário também celebra a aprovação pela CAPES do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP, consolidando-o como referência no Brasil.
Esses eventos reforçam a importância da troca internacional de conhecimento, especialmente entre Brasil, Angola e outras nações africanas, ampliando a cooperação entre países da América do Sul e o Sul Global.
Sobre a RIEC
A Rede Internacional em Estudos Culturais – RIEC é composta por 10 universidades de 5 países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal). Criada em 2020, a rede se constituiu a partir de ações colaborativas já estabelecidas entre pesquisadores e instituições por meio de projetos em comum de pesquisa e formação, intercâmbios de pesquisadores, publicações e outras iniciativas pensadas e realizadas para contribuir com o desenvolvimento dos Estudos Culturais e com a descentralização da produção científica.
Desde 2021, temos realizado nossos congressos em edições anuais, cada uma organizada em uma instituição parceira e num país diferente. O primeiro, realizado no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro – CLLC-UA, em Portugal, teve como tema Cartografias e Perspectivas de Futuro.
A segunda edição aconteceu em 2022, organizada no Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais – EEFTO-UFMG, Brasil, com o tema Lazer, Corpos e Estudos Culturais.
Em 2023, fomos a Lubango, Angola, para o 3º Congresso RIEC, que tratou de Interculturalidade e Movimentos Sociais: Raça, Classe e Gênero. O evento aconteceu no Centro de Estudos Multidisciplinar e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas – DCSH do Instituto Superior Politécnico Independente – ISPI.
A quarta edição, teve como tema Corpos, Artes e Culturas: entre margens e fronteiras, e foi realizada no Instituto de Ciências da Arte, e foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA).