Pacientes e Familiares

07/03/2020

 

O que é um AVC e demais informações sobre a doença:

Entrevista do Dr. Drauzio Varella com a neurologista e Presidente da Rede Brasil AVC, Prof. Dra. Sheila Martins, que esclarece sobre os principais sintomas do AVC, como proceder e os principais tratamentos disponiveis:  https://www.youtube.com/watch?v=8sVAla6hRqw

 

Rotina de um hospital de emergência em tratamento de AVC:

Reportagem do Programa Fantástico, exibido pela Rede Globo de Televisão que mostra a rotina do tratamento em AVC na Unidade de AVC da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, sob coordenação do Prof. Dr. Octavio Marques Pontes-Neto e Dra. Millene Rodrigues Camilo. Link para reportagem: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2019/11/03/fantastico-mostra-a-rotina-de-uma-emergencia-que-e-referencia-no-atendimento-as-vitimas-de-avc.ghtml

 

Aumento do número de AVC em jovens:

Reportagem do Programa Bem Estar com o Prof. Dr, Octavio Marques Pontes-Neto sobre os principais fatores de risco para o AVC, principalmente em jovens: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/08/02/estilo-de-vida-aumenta-o-risco-de-avc-em-jovens.ghtml

Mais informações

Jornal da USP – Coluna que trata sobre o AVC e demais doenças cerebrovasculares

https://jornal.usp.br/tag/minuto-do-cerebro/

Rede Brasil AVC, aba `Para Pacientes e Familiares` –  Mais informações sobre AVC 

http://www.redebrasilavc.org.br/para-pacientes-e-falimiares/o-que-e-avc/

 

Pesquisas em andamento sobre tratamentos em AVC

Diversas pesquisas/estudos estão sendo realizados no Brasil e no mundo para descobrir e comparar um ou mais tratamentos para o AVC. O objetivo é oferecer o melhor tratamento a população afetada por essa doença. Abaixo encontra-se um resumo de cada um desses estudos conduzidos por hospitais participantes da Rede Nacional de Pesquisa em AVC.  

BASICS – Basilar Artery International Cooperation Study: O estudo BASICS é um estudo que tem a participação de hospitais brasileiros e de demais países. O objetivo é analisar se o tratamento endovascular (um tipo de procedimento no qual  é utilizado um cateter que entra pela artéria femoral e vai até o cérebro) associado ao tratamento clínico otimizado (uso de remédios, incluindo o que `quebra` o trombo que está impedindo a circulação de sangue no cérebro) é mais eficaz e seguro do que o melhor tratamento clínico otimizado em AVC isquêmico ocasionado pela oclusao da arteria basilar. O desfecho principal consiste na aplicação de uma escala ( Escala de Rankin Modificada) que avalia a funcionalidade do paciente 90 dias após o AVC.

Mais informações sobre o estudo:

http://www.basicstrial.com/Main.html


THALES – Acute STroke or Transient IscHaemic Attack Treated With TicAgreLor and ASA for PrEvention of Stroke and Death.  Esse também é um estudo que tem a participação de hospitais brasileiros e de demais países. O objetivo é analisar duas medicações: testar a hipótese de que os medicamentos ticagrelor e ácido acetilsalicílico (AAS) são superiores a  somente AAS na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) e óbito ou em pacientes já com AVC isquêmico agudo (AIS) ou ataque isquêmico transitório (AIT).

Mais informações sobre o estudo:

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03354429


“ETHICHS” – Esmolol for the Treatment of Hypertension after Intracerebral Hemorrhage Study 

Estudo que tem a participação de hospitais brasileiros e de demai países. O objetivo é comparar o efeito da adição do medicamento Esmolol ao tratamento atual utilizado para o tratamento de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico. Esmolol é um medicamento que controla o ritmo cardíaco em pessoas com fibrilação atrial ou `arritmia cardíaca`. OU seja, esse estudo quer analisar o efeito desse medicamento no tratamento do AVC hemorrágico em comparação ao que já é realizado. 

Mais informações sobre o estudo:

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03743103?term=ETHICHS&cond=Stroke&draw=2&rank=1


OPTIMAL STROKE – Optimal Blood Pressure for the prevenTIon of Major vAscuLar Events in Stroke Patients. Os objetivos primários são determinar se o controle da pressão arterial mais intenso na população com AVC impacta na redução de eventos cardiovasculares maiores e determinar se uma estratégia intensiva de redução da pressão comparada ao tratamento padrão produzirá uma maior redução na incidência de mortalidade total e em eventos cardiovasculares maiores (mortalidade por doencas cardiacas, infarto não fatal, AVC não fatal).

Mais informações sobre o estudo:

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04036409

 

Subestudo: OPTIMAL MIND

E um subestudo do anterior. Alguns pacientes selecionados serao submetidos a um teste que avalia a parte mental, chamado MoCA. Esse teste sera realizado na visita de seguimento do segundo mês, na visita de 24 meses e na visita de 48 meses ou de encerramento do estudo. Os pacientes que apresentarem pontuação alterada no teste de triagem cognitiva, serão submetidos à testes mais completos. 


TRIDENT –  Triple therapy prevention of Recurrent Intracerebral Disease EveNts Trial. Esse também é um estudo que tem a participação de hospitais brasileiros e de demais países. O objetivo geral e analisar o efeito de um medicamento que busca reduzir a pressão arterial de forma mais intensiva após um AVC hemorrágico. Esse estudo tem duas fases:  1: Determinar a eficácia, a tolerância, a segurança e a adesão a uma única pílula de dosagem baixa e combinação fixa com efeito anti-hipertensivo (Pílula – telmisartana 20 mg, anlodipina 2,5mg e indapamida 1,25mg) em comparação ao placebo em pacientes com Acidente Vascular Cerebral agudo (AVC) recente devido à hemorragia cerebral intraparenquimatosa espontânea (HIP). Fase 2: Determinar a eficácia da redução mais intensiva da pressão arterial (PA) fornecida por uma estratégia de como tratamento padrão, no momento da primeira ocorrência de AVC recorrente após hemorragia intraparenquimatosa.

Mais informações sobre o estudo:

https://www.tridentstudy.org/


ELETRON TRIAL – Treatment of unilateral spatial neglect after stroke using transcranial direct current stimulation

O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia e segurança do tDCS (estimulação transcraniana por corrente contínua). Trata-se um tratamento não invasivo (não é necessário fazer nenhum procedimento que corte ou fure para realizá-lo) para negligência espacial unilateral após acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico. Os efeitos desse tratamento podem fornecer novas idéias para profissionais de saúde e formuladores de políticas. 

Mais informações sobre o estudo:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27716442


INTERACT-3 – The Third, Intensive Care Bundle With Blood Pressure Reduction in Acute Cerebral Hemorrhage Trial 

E um estudo que conta com a participação do Brasil e de outros países .O INTERACT3 tem como objetivo determinar a eficácia de um conjunto de cuidados direcionados ao manejo ativo (redução intensiva da pressão arterial, controle da glicemia, tratamento da febre  e reversão da anticoagulação) em comparação com os. cuidados já realizados no tratamento de um tipo de AVC hemorrágico, que é a hemorragia intraparenquimatosa. 

Mais informações sobre o estudo:

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03209258