No momento, você está visualizando 4 indicativos de que o seu estabelecimento precisa de uma análise microbiológica

4 indicativos de que o seu estabelecimento precisa de uma análise microbiológica

A água é essencial para vida, usamos ela para beber, cozinhar, higienizar e diversas outras atividades de extrema importância, porém para utilizá-la ela precisa estar própria para o consumo. Para isso é necessário fazer uma análise microbiológica de água, que identifica a presença de bactérias e coliformes. E quando se deve fazer uma análise microbiológica de água?

Fonte da imagem destacada: Pixabay

Cor, cheiro ou gosto anormais

           O aspecto irregular de líquidos indicam a presença de agentes patógenos, estes trazem diversos malefícios à saúde humana e podem prejudicar a produção de produtos que envolvem água. Há diversas razões para que a água esteja anormal, já que a fauna e flora local também estão relacionadas com a qualidade da água, por despejo de lixo e materiais tóxicos nos rios e mares, todo o equilíbrio ambiental é afetado, podendo causar a morte de plantas e peixes. Um dos principais problemas relacionados ao meio ambiente é o despejo de esgoto em ambientes aquáticos, causando o aumento de matéria orgânica que levam ao aumento da população de microrganismos a níveis prejudiciais à saúde de diversas espécies aquáticas e até mesmo espécies relacionadas a estas. Ao fazer a análise microbiológica de água é possível identificar e contar as bactérias e coliformes presentes na água para descobrir a origem do problema e traçar a gestão ambiental correta a ser feita.

 

 

Sintomas após contato ou consumo

           A ingestão de bactérias (coliformes) ou microrganismos fazem mal à saúde humana e podem causar diarreia, disenteria, vômitos, náuseas e cólicas. Se forem apresentados esses sintomas após a ingestão ou contato com a água do seu estabelecimento é de extrema importância realizar uma análise microbiológica de água para o bem estar de todos.

Fonte: Pixabay

 

Frequência e certificação

Locais de uso recorrente e público precisam ter um cuidado a mais, por exemplo, piscinas, restaurantes e locais de contato direto com água como bancadas que devem ser limpas com água não contaminada. Além disso é de extrema importância ter uma certificação de água potável, já que a água que consumimos precisa estar de acordo com os parâmetros do ministério da saúde, dispostas na portaria nº 5/2017. Dessa forma o ministério da saúde garante que a água estará livre de microrganismos e própria para o consumo em todo o território nacional. Uma certificação de água própria para consumo demonstra profissionalismo e traz mais segurança e conforto para os seus clientes.

Fonte: Pixabay

 

Periodicidade

           A análise microbiológica de água deve ser feita regularmente, pois mesmo que não aparente podem haver diversas bactérias presentes na água utilizada, principalmente as coliformes que são patógenas e causam diversas doenças intestinais nos seres humanos e outros animais

 

Nosso serviço

  • Na Sirius, oferecemos um serviço completo de análise de água, desde a coleta até a emissão de relatório assinado.

  • Primeiro, o local da análise é visitado, se necessário, e o material em questão é coletado, respeitando normas de segurança. Em seguida, realiza-se a análise laboratorial em si, tendo em vista a presença de microrganismos. Por fim, redigimos um relatório constando informações sobre o que foi observado na análise, status da amostra e recomendações de acordo com a qualidade da água. O relatório é assinado e entregue ao cliente.

    Se identificou com os pontos abordados? Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos tornar seu espaço mais seguro, acessando a aba “contato” do site.