Quem nunca conheceu alguém que já se envolveu em acidentes de trabalho? Seja com máquinas, ferramentas, ou através de atividades repetitivas desgastantes, é notável que acidentes podem ser recorrentes em locais corporativos. Estar precavido e atento a todas as situações que podem trazer problemas, sejam eles leves ou graves, é fundamental para que uma empresa tenha credibilidade, esteja bem avaliada e regulamentada, mas principalmente, que seja uma organização preocupada com a saúde e bem-estar dos seus funcionários!
Assim, neste texto, iremos mostrar como evitar acidentes de trabalho.
Relatar incidentes
O relato de riscos existentes na empresa é fundamental para o reconhecimento dos problemas e, por fim, suas correções. Lembre-se que, por mais simples que um incidente possa ser, ele pode se tornar um acidente grave. Assim, fique atento aos riscos e sinalize-os para evitar futuros problemas maiores.
Legenda: Cirurgia odontológica
(Fonte: Pixabay)
EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são de extrema importância na prática de atividades – principalmente nas de maiores riscos – pois garantem uma maior segurança ao trabalhador. Toda empresa é obrigada a fornecer EPIs de qualidade e sem custos aos seus colaboradores, e deve incentivar e fiscalizar o uso destes equipamentos de segurança.
CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
A CIPA é uma comissão de funcionários da empresa constituída conforme previsões da legislação trabalhista, a Norma Regulamentadora MTE Nº 5 (NR-5). A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Assim, é obrigatória a presença desta comissão em cada empresa para promover palestras sobre segurança, realizar treinamentos e confeccionar mapas de risco, além de reconhecer riscos da cooperação e corrigi-los.
Apoio de empresas capacitadas
Para que uma empresa seja devidamente segura, profissional e confiável para seus colaboradores e clientes, ela deve estar devidamente regulamentada, seja com mapas de riscos, treinamentos ou com cartilhas de boas práticas. Nisso, a Sirius te ajuda!
Legenda: Pessoas trabalhando em grupo
Fonte: Pixabay
Nosso serviço
Após a leitura, fica claro que é fundamental a ajuda de uma empresa de excelência para garantir a segurança dos colaboradores e também dos clientes. A Sirius Biotecnologia Jr oferece o serviço de Consultoria em Biossegurança, na qual estão inclusos uma consultoria e assessoria técnica, elaboração de mapas de riscos e POPs, além de treinamentos aos funcionários. Com isso, sua cooperativa reconhece riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos e evita futuros acidentes.
A excelência na realização desse serviço faz com que a Sirius receba feedbacks extremamente positivos dos clientes que a contratam para a confecção de mapas de risco e consultoria em biossegurança. Desse modo, a empresa júnior conta com dois cases de sucesso (projetos bem sucedidos) referentes ao serviço de mapas de risco, o primeiro deles foi realizado entre março e abril de 2021, em parceria com a Ecoterra, uma empresa de locação de máquinas e caminhões e gestão de áreas verdes, nesse projeto foram elaborados três mapas de risco, um relatório de biossegurança e uma cartilha sobre segurança no trabalho urbano. O segundo deles, ocorreu em novembro de 2021, em conjunto com a Barbearia Guanabara, em que foram realizados mapas de risco para as três unidades da barbearia, além de uma cartilha de boas práticas e de treinamentos em biossegurança naqueles ambientes. Esses cases de sucesso podem ser encontrados em maiores detalhes na página destinada a eles no site da Sirius Biotecnologia Jr.: Cases de sucesso – Sirius Biotecnologia Jr
Percebeu que precisa melhorar a segurança do seu estabelecimento, ou que não se sente seguro na própria empresa? Entre em contato conosco acessando a aba “contato” do site!