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Funil de Vendas: as 3 etapas que constituem a técnica e como ela pode ajudar a alavancar seu negócio

Com um mercado cada vez mais competitivo, ter uma técnica que otimize o processo de vendas e auxilie na análise de melhoria da oferta do produto, com certeza é um grande diferencial. 

Você já ouviu falar sobre funil de vendas? Saiba agora o que é, em que consiste e qual a sua importância em uma empresa.

Fonte da capa: Shutterstock

O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas é uma metodologia visual utilizada por uma empresa com o intuito de acompanhar o processo de vendas, desde a prospecção até o fechamento.

Essa técnica possibilita ter maior controle sobre a área comercial, uma vez que auxilia na tomada de decisões estratégicas para potencializar as vendas. Por meio dela é possível entender qual o melhor público-alvo para o seu tipo de produto ou serviço, e assim, fazer a captação de novos leads (contatos em potencial), que estejam de acordo com o perfil da sua empresa, por exemplo.

Legenda: Esquema do funil de vendas em post-it
Fonte: Shutterstock

As 3 etapas do funil de vendas 

O funil de vendas pode ser fragmentado em 3 macroprocessos:

  • Topo de Funil: Prospecção

Nessa etapa o vendedor fará a prospecção dos leads para contato.

 Aqui, o interesse do cliente em potencial deve ser despertado por meio de divulgações, blogs, e-books e posts. Dessa forma ele terá consciência da sua necessidade e buscará por possíveis soluções.

  •  Meio de Funil: Qualificação

É nessa etapa que a área comercial fará uma análise da necessidade do cliente para ofertar a melhor solução possível. 

Nesse estágio ocorre também a qualificação do perfil do cliente, que tem  o intuito de analisar a possibilidade desse contato resultar em negócio.

A oferta deve ser estruturada de maneira a criar um senso de urgência, destacando o que esse cliente em potencial está perdendo por não contratar o serviço, ou adquirir o produto.

  • Fundo de Funil: Apresentação

É nessa fase que ocorre o fechamento da venda e a transformação dos leads qualificados em clientes. Nesse momento, busque ressaltar os benefícios e diferenciais da contratação do seu serviço. Seja persuasivo e direto. 

É válido ressaltar que, apesar de haver essa técnica de padronização do processo de vendas, é possível alterar as etapas para que melhor se adequem à individualidade de cada negociação.

Legenda: Líder fazendo apresentação numa reunião de trabalho
Fonte: Shutterstock

Porque utilizar um funil de vendas?

Por meio desse mecanismo de gestão é possível ter uma análise precisa dos estágios em que você está no processo da venda, e assim, conseguir identificar as oportunidades em que há maior probabilidade de sucesso.

Além disso, você terá a possibilidade de conhecer a jornada do cliente a fim de tornar futuras ofertas mais eficientes, ao identificar gargalos e falhas no processo.

Por fim, sabendo a quantidade de clientes em prospecção e as etapas em que cada um encontra-se, é possível ter uma previsão de conversão de leads em clientes e assim, realizar projeções financeiras, ao passo que contribui para o crescimento do seu negócio.

Legenda: Gráfico mostrando crescimento
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Nosso serviço 

Sabendo disso, a diretoria de vendas da Sirius Biotecnologia Jr., aplica o funil de vendas em seus processos, desde a prospecção até a etapa final e o pós-venda, para garantir maior taxa de conversão de novos clientes.

Calibração de pipetas, tabela nutricional e consultoria em biossegurança são apenas alguns dos serviços que oferecemos.

Ficou curioso para conhecer nossos serviços? Caso tenha interesse, entre em contato conosco através da aba “Contato” do nosso site para tirar suas dúvidas ou fazer orçamento sem compromisso.