A E.coli é uma bactéria de grande utilidade á vários laboratórios de biotecnologia atuais, devido a sua facilidade de cultivo e genoma simples. Ela atua na produção de diversas substâncias importantes para população e também foi essencial para o surgimento da biologia molecular e manipulação genética.
Há muitos microorganismos no mundo todo, bactérias, vírus, fungos e até mesmo algas. Contudo, mesmo sendo seres com diversos benefícios à sociedade e ao meio ambiente, as pessoas normalmente os associam a algo prejudicial. Este é o caso da E.coli que no início foi isolada e estudada somente como uma bactéria infecciosa ao ser humano. Entretanto, esse microorganismo se mostrou essencial para a ciência, principalmente para a biotecnologia e a biologia molecular. Nos dias atuais, esta bactéria é um modelo de uso imprescindível para todos os laboratórios de biotecnologia.
Fonte da imagem de capa: Foto de Anna Shvets no Pexels.
Legenda: Pessoa Segurando Placa De Petri.
COMO A E.COLI FOI DESCOBERTA
A E.coli é uma bactéria descoberta pelo pediatra Theodor Escherich no ano de 1885. Denominada inicialmente de Bacterium coli, atualmente é chamada de Escherichia coli em homenagem ao médico. Theodor Escherich, nasceu na Alemanha em 1857 e iniciou sua formação médica na Universidade de Würzburg. Em 1884, iniciou seus estudos sobre os impactos das bactérias intestinais na fisiologia e patologia gastrointestinal. Deste modo, analisando fezes de bebês, conseguiu isolar pela primeira vez a bactéria Escherichia coli. Por conta disso, em 1885 ele foi responsável por apresentar “As bactérias intestinais do neonato e do lactente”, no qual descreveu as propriedades e a morfologia da população de bactérias E.coli.
Em 1940 a bactéria foi consolidada como patogênica e foram estabelecidas medidas para seu controle em alguns países, além disso, a indústria alimentar no século XX também reconheceu sua importância como organismo indicador de contaminação fecal em água e em alimentos. Atualmente, sabe-se que a E.coli, embora tenha algumas cepas patogênicas, está presente no intestino humano sendo responsável por manter o equilíbrio dos microrganismos do corpo, pela digestão e absorção de nutrientes e também a produção de algumas vitaminas como a K12. Além disso, a bactéria é um modelo de organismos para pesquisa em diversas áreas sendo uma das principais responsáveis pelo surgimento da biologia molecular.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DESSA BACTÉRIA
A E.coli é uma bactéria gram negativa, anaeróbia facultativa que apresenta a forma de bastonetes, isto é, bacilos. Ela pode ser móvel e movida por flagelos ou imóvel e, embora, grande parte das cepas da bactéria não apresentarem qualquer perigo ao seu hospedeiro, algumas podem causar diarreia e serem resistentes a antibióticos. Por conta disso, podem se tornar uma questão de saúde pública e afetar alguns países de baixa e média renda.
Ademais, outras características da E.coli é que algumas cepas podem crescer entre 7 e 46°C e tem uma ótima taxa de crescimento entre 35° a 40°C. As cepas patogênicas geralmente conseguem sobreviver a temperaturas de refrigeração.

Legenda: Pessoa Colocando Uma Gota No Tubo De Ensaio
Fonte da imagem: Riverside, CA, United States.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA E.COLI
A Escherichia coli é de grande importância para biotecnologia, medicina e biologia molecular, sendo fundamental para o desenvolvimento dessas ciências. Por possuir um ciclo de vida rápido, facilidade de cultivo e genoma bem conhecido, atualmente, a E.coli é amplamente utilizada na biotecnologia para produção de substâncias de auxílio humana como de proteínas e medicamentos. Além disso, muitos dos grandes avanços das ciências, como a descoberta da replicação do DNA e a regulação gênica conseguiram acontecer graças a experimentos que a utilizaram.
Em relação aos avanços na clonagem, em 1922 foi isolada a linhagem K-12, que deu origem às principais cepas utilizadas nas clonagens moleculares, como as cepas DH5α e TOP10. Em 1973 Herbert Boyer e Stanley Cohen demonstraram que fragmentos de DNA bacteriano podiam ser cortados e colados dentro da E.coli. Em seguida, conseguiram demonstrar que o DNA de alguns organismos também poderiam ser introduzidos na bactéria. Esses experimentos, apresentaram a Escherichia coli como uma das principais escolhas nos laboratórios para clonagem molecular.
Para pesquisas na área de biotecnologia, a E.coli pode ser reconhecida como uma verdadeira “Fábrica celular”, tendo em vista que pode replicar e com isso reproduzir muitas substâncias de interesse humano, como a insulina, vacinas, enzimas, entre outros medicamentos. Isso somente é possível por que ela é capaz de hospedar um DNA estranho, sendo geneticamente modificada para expressar genes de outros organismos.
Ademais, além de suas utilidades a E.coli também oferece diversas vantagens práticas como:
1.Facilidade de cultivo: tendo em vista que cresce bem em temperaturas quentes e próximas a temperatura corporal e também se adapta bem a diferentes meios nutritivos
2.Velocidade metabólica: pode crescer sem ou com oxigênio.
3.Crescimento rápido: em condições ideias cresce em 20 minutos.
4.Genoma simples: Possui um genoma com 4.400 genes, o que permite adquirir facilmente o conhecimento das funções de cada gene.

Fonte: Foto de ThisIsEngineering no Pexels.
NOSSO SERVIÇO
A Sirius é uma empresa júnior de biotecnologia que possui uma gama de serviços, como a graduação de micropipetas, a confecção de tabelas nutricionais, mapeamento de riscos e também a análise da microbiota da água. Com um time qualificado, oferecemos um trabalho rápido e de excelência.
Assim, caso precise de algum dos nossos serviços, não hesite em entrar em contato conosco!
REFERÊNCIAS
Escherichia coli: A história e os usos de suas linhagens na biologia sintética – SynBioBR. Synbiobr.org. Disponível em: <https://synbiobr.org/escherichia-coli-a-historia-e-os-usos-de-suas-linhagens-na-biologia-sintetica/>.
Escherichia coli. Asae.gov.pt. Disponível em: <https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/riscos-biologicos/escherichia-coli.aspx>.
HACKER, Jörg ; BLUM-OEHLER, Gabriele. In appreciation of Theodor Escherich. Nature Reviews Microbiology, v. 5, n. 12, p. 902–902, 2007. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/nrmicro1810>. Acesso em: 24 out. 2025.
ULLMANN, Agnes. Escherichia coli and the Emergence of Molecular Biology. EcoSal Plus, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: <https://journals.asm.org/doi/10.1128/ecosalplus.1.1.2>. Acesso em: 24 out. 2025.
Escherichia coli: uma ferramenta importante para a Biotecnologia. Profissão Biotec. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/escherichia-coli-uma-ferramenta-importante-para-biotecnologia/>.