Como nos ambientes empresariais sêniores, no mundo das Empresas Juniores a integração entre os membros é um dos pontos principais para manter a união e o alinhamento da equipe, e, portanto, manter o bom funcionamento da empresa.
Dentro do Movimento Empresa Júnior, a integração e engajamento dos membros é um dos pontos mais discutidos e de maior dificuldade para muitas empresas juniores. Sabendo disso, confira a seguir algumas estratégias utilizadas pela Sirus Biotecnologia Jr. para estimular a preservar a conexão dos nossos membros!
1) Reuniões Gerais
Dentro da Sirius existe a cultura de, quinzenalmente, serem realizadas RGs (Reuniões Gerais) que contam com a participação de todos os integrantes da empresa e nas quais são apresentados os repasses sobre cada diretoria. A cultura dos repasses contribui para a manutenção da transparência e para o conhecimento completo da realidade da empresa, o que permite que os membros se sintam mais confiantes no momento de expressar suas ideias e planos.
Além disso, nas RGs também são discutidas pautas específicas trazidas pelas diretorias, conforme necessidade, e que precisam ser do conhecimento de todos e necessitam da colaboração de toda a equipe para formalizar uma decisão. O que também contribui para formação do conhecimento sobre determinada área da empresa e para a transparência.
2) Inexistência de hierarquias
Embora existam, na empresa júnior, eleições para os cargos de liderança (diretores, conselheiro estratégico, vice-presidente e presidente) não existe uma hierarquia de importância e “peso” na tomada de decisões.
Na Sirius, todos os membros são líderes e contribuem de maneira igualitária para a construção das estratégias e dos caminhos que serão trilhados, tanto a nível das diretorias quanto a nível da empresa júnior. A não existência de uma hierarquia contribui para que os membros tenham liberdade de opinar em todas as áreas e todas as questões envolvendo a empresa.
Assim, a Sirius consegue ter uma maior pluralidade de opiniões e sugestões o que auxilia no momento de tomada de decisões de novos caminhos a serem trilhados. Com uma participação igual de todos, evita-se intrigas sobre abuso de poder, cooperando para a união da equipe.
3) ImerSirius
O Imersirius é um evento organizado por uma comissão formada por membros de todas as diretorias, cujo objetivo é criar um espaço de total imersão dos membros na cultura da empresa.
Realizado durante uma manhã e tarde de um sábado, o evento é constituído de pautas que envolvem tanto questões associadas à empresa, como seus objetivos, sua história, seus valores, quanto questões relacionadas ao desenvolvimento de seus membros, como estratégias de organização e otimização do tempo.
Durante o Imersirius os membros trabalham em equipe e colocam a mão na massa para criar planos e estratégias com a finalidade de melhorar a empresa, mudar sua realidade, alinhar as expectativas, aumentar o engajamento do time e trabalhar suas soft e hard skills. Isso abre oportunidades para os membros trabalharem com pessoas de outras diretorias que ainda não tinham tido muito contato, e, assim, iniciar novas amizades e parcerias.
Conseguiu entender?
Com esse TOP 3 é possível entender que a integração e a união, em uma empresa júnior, são de muita importância para construção de boas estratégias e de um bom clima dentro da equipe. É necessário também que os mecanismos de conservação da integração e da união dos membros estejam bem consolidados dentro da empresa júnior e bem claros para todos os integrantes.