A contaminação de água, alimentos e superfícies pode causar vários problemas de saúde. A potabilidade da água deve ser sempre observada para evitar problemas causados por microrganismos patogênicos.
A análise microbiológica consiste em um procedimento de caráter laboratorial, avaliando a presença de microrganismos em água, alimentos e superfícies. Neste texto, abordaremos desde a importância da análise microbiológica até os locais que devem controlar rigorosamente a qualidade da água utilizada.
Fonte da imagem da capa: soloquimica.com.br
Importância da análise microbiológica
Preservação da Saúde humana
A água é utilizada em praticamente todas as atividades humanas, desde o preparo de alimentos até o uso recreativo em piscinas. Quando apresenta alterações na cor, sabor e cheiro, a água pode conter microrganismos patogênicos, ou seja, que provocam doenças, como as bactérias. Tais características conferem à água a classificação como não-potável. Assim, uma água não-potável não deve ser utilizada para consumo e muito menos para fins recreativos.
Em restaurantes e demais locais que utilizam a água para preparo de alimentos, o risco da utilização de água contaminada é ainda maior, especialmente quando não é realizada fervura. A água não-potável contamina os alimentos e assim, quem consome esses produtos pode também estar consumindo bactérias patogênicas, que podem causar doenças.
Analisando a presença de microrganismos nos alimentos, podemos também obter informações sobre a procedência desse, uma vez que os alimentos são contaminados por água contaminada.
O descarte de esgoto na água é o principal fator que leva à sua contaminação com organismos patogênicos. As bactérias, como a E. coli, podem ser causadoras de doenças. A doença mais frequentemente obtida pelo consumo de água contaminada é a diarreia. Os sintomas principais incluem febre, calafrios, dores abdominais, vômito e diarreia, levando à desidratação e em casos extremos, complicações gravíssimas.
A análise microbiológica é importante para garantir que a água utilizada e os alimentos consumidos não representam risco à saúde de quem as manipulam ou ingerem.
O que é analisado?
A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) disponibilizou o Manual Prático de Análise de Água (4 edição, 2013), em que baseamos os parâmetros da análise.
Assim, o principal grupo de microrganismos a serem analisados são bactérias do tipo coliformes, isto é, bactérias indicadoras de contaminação.
Coliformes totais
São bactérias gram negativas, que podem tanto ser aeróbicas quanto anaeróbicas facultativas. Dentro desse grupo, encontramos principalmente bactérias dos gêneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella e Enterobacter. A presença dessas bactérias em água ou alimentos não é determinante para a qualidade da água e portanto, outros fatores devem ser analisados.
Fonte: jooinn.com
Coliformes fecais
O grupo de coliformes fecais faz parte dos coliformes totais, sendo também chamados de coliformes termotolerantes. São bactérias que colonizam o intestino dos seres humanos e de outros mamíferos, sendo assim os melhores indicadores de poluição fecal. A bactéria que representa esse grupo é a Escherichia coli (E. coli).
Fonte: Martin Oeggerli, Fine Art America
Quem precisa de uma análise microbiológica?
Laboratórios: a presença de microrganismos pode levar à contaminação de placas de culturas de células.
Piscinas: As piscinas são locais de imensa exposição à água, não apenas pela pele, mas também pelas mucosas e pela boca, podendo haver pequenas ingestões de água. O corpo humano pode também ser o fator contaminante da água da piscina, transformando a água em um veículo de contaminação.
Restaurantes, padarias, lanchonetes e cantinas: a ingestão de alimentos contaminados por água não-potável é a principal maneira de contração de doenças causadas por microrganismos, portanto, a qualidade da água deve sempre ser prioridade para estabelecimentos que manipulam alimentos.
Pet Shops: é importante zelar pelo local onde os animais são tratados, para que não haja contaminação de ser pet e para que ele não se torne um veículo de disseminação de doenças.
Nosso serviço
Na Sirius, oferecemos um serviço completo de análise de água, desde a coleta até a emissão de relatório assinado.
Primeiro, o local da análise é visitado, se necessário, e o material em questão é coletado, respeitando normas de segurança. Em seguida, realiza-se a análise laboratorial em si, tendo em vista a presença de microrganismos. Por fim, redigimos um relatório constando informações sobre o que foi observado na análise, status da amostra e recomendações de acordo com a qualidade da água. O relatório é assinado e entregue ao cliente.
Se identificou com os pontos abordados? Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos tornar seu espaço mais seguro, acessando a aba “contato” do site.