Auxílios
Com o intuito de promover a permanência de estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, a USP, sob coordenação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), dispõe dos seguintes programas:
-
Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE)
O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE integra a política de permanência da Universidade de São Paulo (USP) e visa dar suporte a estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu da USP em condição de vulnerabilidade socioeconômica por meio da concessão de benefícios, conforme a Resolução Nº 8555, de 21/12/2023. A seleção dos estudantes, implementação e acompanhamento dos benefícios do PAPFE são coordenados pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. A inscrição é feita no período informado no edital, através do Portal de Serviços da USP.
-
Programa Extraorçamentário de Promoção da Diversidade Estudantil USP (USP DIVERSA)
O USP Diversa é um programa de bolsas de estudos para estudantes que vêm do ensino público e estão em vulnerabilidade socioeconômica ou social. Seu objetivo é agir de forma complementar a outros programas de permanência estudantil da USP.
-
Auxílio Provão Paulista
O Auxílio Provão Paulista é parte de convênio celebrado com a Secretária da Educação do Estado de São Paulo. No intuito de contribuir para a permanência e formação dos estudantes egressos da rede pública paulista de ensino que estejam, comprovadamente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), em convênio com a Universidade de São Paulo, oferta até 450 bolsas. Para concorrer ao Auxílio Provão Paulista, o estudante deverá fazer inscrição no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) para a avaliação de situação socioeconômica, sendo elegíveis estudantes que ingressaram pela modalidade do Provão Paulista Seriado e que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.