Entidades
As entidades são organizações relacionadas a temas diversos, como esporte, cultura e informação, responsáveis por promover atividades e projetos que envolvam os estudantes com a sociedade, possuindo propósitos educacionais. Alguns exemplos são:
-
Atlética ICBIÓ – @icbio_usp
A Associação Atlética Acadêmica XII de Fevereiro, mais conhecida como ICBIÓ, é uma associação responsável por promover o esporte universitário para a comunidade dos cursos de Ciências Biomédicas, Ciências Biológicas e Oceanografia. A ICBIÓ vem crescendo como Atlética, contando com mais de 15 times disputando uma gama de modalidades e participando de grandes campeonatos, como Copa USP, Jogos da Liga e NDU.
-
Unidos do Camaleão – @unidosdocamaleao
Unidos do Camaleão é uma bateria universitária da USP, criada pelos alunos de Ciências Biomédicas, Ciências Biológicas e da Oceanografia. Nela, os alunos têm a oportunidade de aprender a tocar um ou mais instrumentos, além de participar de competições com outras baterias.
-
CARF – @icb.carf
O Centro Acadêmico Rosalind Franklin (CARF) é uma associação vinculada ao ICB, coordenada pelos estudantes de Ciências Biomédicas, com o intuito de promover palestras, eventos e reuniões, e de coordenar ações e mudanças coerentes ao interesse de seus membros. O centro também proporciona um espaço comum aos estudantes, onde estes podem confraternizar, discutir ideias, estudar ou simplesmente descansar. Os Centros Acadêmicos (CAs) existem por toda a USP e são locais de, principalmente, integração entre os alunos e representação do curso.
-
DCE – @dceusp
O Diretório Central dos Estudantes Alexandre Vannucchi Leme, também oficialmente conhecido como DCE Livre da USP, é um diretório estudantil, sendo a entidade máxima de representação estudantil da Universidade de São Paulo. Representa todos os campus e é responsável pela apresentação de demandas estudantis à USP.
-
ICBjr – @icb.jr
A ICBjr é uma empresa sem fins lucrativos no ramo da Biomedicina constituída por graduandos da área da saúde na Universidade de São Paulo. Formada em 2012 por alunos com ânsia por empreender e inovar, é a 1ª empresa júnior de Biomedicina do Estado de São Paulo.
-
Biocientista Mirim – @biocientistamirim
O Projeto de Extensão Biocientista Mirim foi criado com o objetivo de promover novos conhecimentos em biociências de alunos e professores do ensino fundamental e médio. Através de diversas atividades, essa organização promove a difusão do conhecimento científico para esse público.
-
LAFH – @lafh.usp
A Liga Acadêmica de Fisiologia Humana (LAFH) tem como principais objetivos o estudo, ensino e divulgação de temas relacionados à área de Fisiologia Humana para alunos de graduação e pós-graduação, fazendo isso através de cursos, palestras e discussões de casos clínicos.
-
LAI – @lai.usp
A Liga Acadêmica de Imunologia (LAI) é uma organização em ascensão voltada à comunidade de alunos com o propósito de difundir conhecimentos acerca da área de Imunologia.
-
LIDIVIS – @lidivis.usp
A Liga Acadêmica de Divulgação Científica Virgínia Schall (LIDIVIS) busca promover e incentivar a Divulgação Científica dentro da Universidade por meio de cursos, palestras e eventos, sendo formada por estudantes dos cursos da área da saúde da USP-SP.
-
LAER – @laer.usp
A Liga Acadêmica de Embriologia e Reprodução trata-se de uma associação acadêmica e estudantil que tem como objetivo complementar a formação acadêmica de seus membros na área de embriologia e reprodução, especialmente no que diz respeito aos seus aspectos clínicos e laboratoriais e mais.
-
Argo USP – @argo.usp
Fundado na Escola Politécnica da USP, o grupo ARGO busca a criação de uma rede colaborativa interdisciplinar, envolvendo alunos da área da saúde e de engenharias, por exemplo, que viabilize a inovação e a otimização de processos na área da saúde, almejando a democratização da saúde de qualidade no país.
-
IGEM USP – @igemuspbr
O International Genetically Engineered Machine (IGEM) é uma competição internacional de biologia sintética, que reúne estudantes de todo o mundo para projetar, construir e testar sistemas biológicos feitos a partir de partes biológicas padronizadas. Fundada pelo MIT em 2003, a competição tem como objetivo incentivar a inovação, a colaboração e o avanço no campo da biologia sintética. Os participantes formam equipes e trabalham em projetos que visam resolver problemas reais utilizando técnicas de engenharia genética. Esses projetos são apresentados em um evento anual, onde as equipes compartilham seus resultados e competem por prêmios em várias categorias.
-
MAD Alegria – @madalegria
Desenvolvido pela Faculdade de Medicina da USP, o foco do projeto é a humanização da saúde e do ambiente hospitalar. O grupo, formado por estudantes de diversos cursos e faculdades, promove atividades e atendimentos de caráter lúdico com palhaços e narrações de histórias.
-
#Adote – @adotemicrobio
O projeto consiste em uma metodologia ativa para o ensino da microbiologia através do uso de redes sociais. Os alunos são divididos em grupos, os quais “adotam” diferentes bactérias, para pesquisarem sobre os tópicos propostos, sendo que a pesquisa é adaptada para o formato de posts no Instagram.