O Programa USP na Escolinha está detalhado na dissertação de mestrado da idealizadora Delaine Goulart da Rocha.
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Resumo em português
Esta dissertação trata do "USP na Escolinha", Programa de extensão universitária conduzido, desde 2013, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) da Universidade de São Paulo (USP). O Programa se dedica às crianças matriculadas no ensino fundamental, tendo por propósito apresentar a instituição, e seus respectivos cursos e formações, ao mesmo tempo que procura enriquecer o processo de formação, por meio da divulgação de elementos e conceitos relativos à sustentabilidade, bem-estar animal, reciclagem, entre outros assuntos relacionados às áreas de conhecimento desenvolvidas pela FZEA/USP no Campus Fernando Costa em que se localiza. Partindo dessa contextualização, o objetivo deste estudo foi o de documentar o referido Programa como uma alternativa genuína e inovadora para a promoção da inclusão social da comunidade regional no âmbito da FZEA/USP, bem como, com a própria USP, por meio da disseminação de conhecimento sobre diferentes possibilidades de interação com a Universidade e suas propostas de inclusão. Nesse sentido, parte-se da constatação de que o sistema social é reprodutor de desigualdades nas mais variadas interações entre os sujeitos, de modo que são necessárias ações para que haja a ruptura dessa reprodução. Como método, utilizou-se pesquisa exploratória por meio da condução de estudo de caso. Questionário semiestruturado foi aplicado aos familiares das crianças participantes do Programa no período de 2016 a 2018. O intuito foi o de capturar o conhecimento que a família tinha sobre a instituição antes da experiência. Entre outros impactos, esta dissertação contribui para contextualizar os desafios e oportunidades de políticas públicas universitárias dedicadas à inclusão social. O estudo em particular corrobora o Programa "USP na Escolinha" como estratégia de ruptura da reprodução dos sistemas de desigualdades de oportunidades. Por um lado, se evidencia amplo e generalizado desconhecimento dos familiares entrevistados sobre oportunidades oferecidas pela FZEA/USP e a USP, bem como as formas e caminhos para acesso. Por outro, o estudo projeta o Programa como importante veículo de comunicação, mas também de sensibilização de todos os atores envolvidos. A partir de sua lógica de integração criança-família-professor, o Programa fomenta a aproximação e sentimento de pertencimento da família à Instituição, assim como a vontade genuína na criança pelo conhecimento e ensino universitário em geral e pelo agronegócio em particular, ao referir-se a área-foco de atuação da FZEA/USP e do Campus Fernando Costa em que se localiza. Por fim, ressalta-se ainda que ao documentar o Programa, essa dissertação procura despertar o interesse de outras instituições de ensino por práticas educativas de natureza inclusivas.