X-Reality USP 2024 – Programação

28 de agosto de 2024

PROGRAMAÇÃO

Conferência e Mostra Presenciais: 20/09, entre 9h e 17h

Local: CTR/USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Prédio 4 – Butantã, São Paulo)

Mostra Online: 20 a 29/09

 

EMEF Amorim Lima: presencial 27/09

 

Conferência

8h30 – 9h20

Abertura

Almir Almas

Angelo Pixel

Maria Rakusanová

Rubens Rewald

Mateus Araújo Silva

 

9h20 – 11h30

Mesa-redonda – Apresentação de casos de realização

João Carlos Furia (40 Days Without The Sun) 

Julian Jaramillo (Invariante)

Lyara Oliveira (Diasporáticas)

Mônica Palazzo (Dilema)

11h40 – 13h

Experiências VRChat (Raindance Immersive)

Maria Rakusanova

Marcelo Müller

Angelo Pixel

Almir Almas

 

13h – 14h15

O Estado da Arte do ecossistema em XR no Brasil

Alexandre Calil

Inês Maciel

Jorge Groove

Osvaldo Ortega

Palestrantes

Abertura

Almir Almas

Professor Associado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e do Programa em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do LabArteMídia e do OBTED.

Angelo Pixel

Artista desde 2002, com atuação na Ásia, Europa, América do Norte e do Sul. Diretor e curador de XR, criador dos projetos Rede InfoAmazonia (premiado pelo Google) e Jandig (premiado pela Mozilla), e idealizador do X-Reality USP.

Mária Rakušanová 

Coordenadora e curadora de VR/AR/MR do Raindance Film Festival, o principal festival de cinema independente da Europa. Trabalhou na Samsung entre 2014-2017, integrando as equipes de desenvolvimento dos óculos de realidade virtual Gear VR (o mais vendido headset VR de 2017 no mundo) e do smartphone Galaxy S.

Mesa-redonda – Apresentação de casos de realização

João Carlos Furia

Artista visual com 20+ anos de experiência em ilustração, colaborou com ARVORE em jogos de Realidade Virtual. Criou o curta de animação VR “40 Dias Sem o Sol”, premiado pelo ProAC 2022 e indicado como Melhor Narrativa Imersiva no Raindance Immersive 2023.

Julian Jaramillo

Professor assistente (Pontifícia Universidad Javeriana, Colômbia), com doutorado em Música (USP/Brasil) e mestrado em Multimeios (UNICAMP/Brasil) é artista, pesquisador e educador na área de Arte e Tecnologia com uma carreira de mais de 20 anos. 

Lyara Oliveira

Presidente da Spcine – Empresa de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo. Gestora de projetos, professora e pesquisadora. Criadora de obras audiovisuais experimentais e de experiências imersivas, Doutora em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP onde integra o LabArteMídia.

Mônica Palazzo

Artista marcial, yogini e diretora de arte, tem 22 anos de carreira com foco em dramaturgia de ficção para cinema e séries. Dirigiu curtas como “Dilema” e desenvolveu pesquisa em vídeo 360º. Participou do Berlinale Talent e é membro da ABC. Premiada em diversos festivais, ministra aulas na AIC, Senac e Belas Artes.

Experiências VRChat (Raindance Immersive)

Almir Almas

Professor Associado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e do Programa em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do LabArteMídia e do OBTED.

Angelo Pixel

Artista desde 2002, com atuação na Ásia, Europa, América do Norte e do Sul. Diretor e curador de XR, criador dos projetos Rede InfoAmazonia (premiado pelo Google) e Jandig (premiado pela Mozilla), e idealizador do X-Reality USP.

Marcelo Müller

Professor de Cinema e Audiovisual e coordenador do Labomídia na UNIFOR, além de professor na Pós-Graduação em Artes da UFC. Realizador e pesquisador em Inteligência Artificial e Realidade Virtual, assessor técnico do Senac Nacional e docente de IA na ECA-USP.

Mária Rakušanová 

Coordenadora e curadora de VR/AR/MR do Raindance Film Festival, o principal festival de cinema independente da Europa. Trabalhou na Samsung entre 2014-2017, integrando as equipes de desenvolvimento dos óculos de realidade virtual Gear VR (o mais vendido headset VR de 2017 no mundo) e do smartphone Galaxy S.

O Estado da Arte do ecossistema em XR no Brasil

Alexandre Calil

Especialista em realidades imersivas, com mais de 10 anos de experiência como Designer de Narrativas Imersivas e Produtor Executivo de eventos XR. Fundador da VRXP, foi jurado no World VR Forum e premiado no Festival Laval Virtual. Hoje, é presidente da XRBR.

Inês Maciel

Designer e pesquisadora parda, especializada em Realidades Estendidas. Com Mestrado e Doutorado em Engenharia pela COPPE/UFRJ, a pesquisadora atua junto ao grupo de pesquisa CENA/UFSCar e como membro fundador da associação XRBR, coordenando a pesquisa “Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil. Membro do LabArteMídia – ECA/USP.

Jorge Groove

Produtor de conteúdo imersivo audiovisual, artista 3D. Membro fundador do XRBR. Pesquisador de novas tecnologias. Produtor musical e engenheiro de áudio de produções nacionais e internacionais. Sound design para publicidade, cinema e XR. Criador do projeto transmídia e game “The Drop”.

Osvaldo Ortega

Diretor de Tecnologia e Novos Negócios com 20 anos de experiência em inovação, educação, gamification, VR, AR e games. Atuou no Brasil e no exterior, liderando equipes diversas e gerando resultados consistentes. Expert em mapeamento de processos, soluções criativas e treinamentos de equipes.