Reproduzir vídeo

De que modo o avanço das tecnologias de produção de imagem digital podem expandir mundos e inventar aplicações das estéticas audiovisuais às científicas? Sob exploração constante nas mais diversas indústrias, as X-Reality, sigla que converge as expansões oferecidas pelas realidade virtual, expandida, imersiva, aumentada e mista no cotidiano, serão discutidas e exibidas no X-Reality USP 2021 – Ressignificação da Presença. A Mostra e Conferência reúne trabalhos nacionais e internacionais em três diferentes mostras, além de colocar em debate realizadores audiovisuais, cientistas e setores do mercado criativo e de tecnologia entre os dias 19 e 28 de março.

Inscrições para cursos e conferências estão abertas. Toda a programação do evento será transmitida virtualmente e é gratuita.

O tema do evento deste ano é Ressignificação da Presença. A partir das inflexões colocadas pela pandemia de Covid-19, vamos discutir as potencialidades estético-políticas das realidades virtuais, imersivas, expandidas e mistas a partir dos modos como o sentido de presença tem sido reorganizado pelos dispositivos de comunicação e midiáticos.

A pandemia de Covid-19 nos mostrou uma completa ressignificação do sentido de presença no cotidiano das pessoas quando mudou toda nossa rotina e impulsionou o uso de aplicativos, dispositivos e várias ferramentas digitais, como as de videoconferência, na organização da vida e nas formas como o humano se vê e se entendo no mundo atual. O momento é mais que oportuno para debater as potencialidades das X-Reality no cotidiano.

afirma o videoartista e Prof. O Dr. Almir Almas, coordenador do Lab ArteMídia ECA/USP e idealizador do evento.

O objetivo do X-Reality USP é estimular e apoiar parcerias entre grupos de pesquisa, artistas, produtores e empresas, contribuindo para a difusão e o aumento da produção de obras em X-Reality e a formação de novos públicos.

O X-Reality USP 2021 – Ressignificação da Presença é uma realização do Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMídia ECA/USP) e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (CTR/ECA/USP). O evento tem parceria internacional do britânico Raindance Film Festival/Raindance Immersive Stories, e nacional do MemeLab e do Marte Festival. O financiamento é da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), por meio do Programa de Apoio a Eventos no País PAEP. O X-Reality USP Ressignificação da Presença tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ECA/USP.

EXPEDIENTE 

X-REALITY USP  2021: Ressignificação da Presença

REALIZAÇÃO:

Grupo de Pesquisa CNPq “LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais

Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR),

Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA),

Escola de Comunicações e Artes (ECA),

Universidade de São Paulo (USP)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Almir Almas – Professor/Pesquisador/VJ/Cineasta, Coordenador Geral do LabArteMídia;

Angelo Moscozo Silveira [VJ pixel] – Artista, VJ e Pesquisador do LabArteMídia;

Deisy Feitosa – Professora/ Pós-doutoranda e Pesquisadora do LabArteMídia;

Luis Angerami – Professor/Pesquisador/Vice-Coordenador do LabArteMídia;

Lyara Oliveira – Professora/ Doutoranda e Pesquisadora do LabArteMídia;

Maria Rakusãnová – Diretora de VR, AR e New Media do Raindance Film Festival / Convidada Internacional

 

COMITÊ CIENTÍFICO E PRODUÇÃO EXECUTIVA

Almir Almas – Professor/Pesquisador/VJ/Cineasta, Coordenador Geral do LabArteMídia;

Deisy Feitosa – Professora/ Pós-doutoranda e Pesquisadora do LabArteMídia;

Luis Angerami – Professor/Pesquisador/Vice-Coordenador do LabArteMídia;

Lyara Oliveira – Doutoranda e Pesquisadora do LabArteMídia

 

AGÊNCIA FINANCIADORA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Auxílio Financeiro – Edital Edital N. 25/2019, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)

APOIO FINANCEIRO
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

PARCERIA INTERNACIONAL
Raindance Film Festival/Raindance Immersive Stories

PARCERIA NACIONAL
MARTE FESTIVAL
memeLAB

CURADORIA INTERNACIONAL 
Maria Rakusãnová

CURADORIA NACIONAL
Almir Almas
Lyara Oliveira

CURADORIA MARTE FESTIVAL
VJ pixel
Erick Krulikowski
Barral Lima
Carolina Daves
Tony Aiex

PRODUÇÃO E SUPORTE TÉCNICO
Antonio Borduque
Gustavo Bucker

COORDENAÇÃO DE MONITORIA
Deisy Feitosa
Luis Angerami

DESENVOLVIMENTO DE ARTE E DESIGN
Daniel Lima

VINHETA
Fernando Lamanna 

DESENVOLVIMENTO SITE
Gustavo Bucker

COMUNICAÇÃO
Haroldo Lima

SECRETÁRIA (CTR/ECA/USP)
Ivone Vantini

TÉCNICO-ADMINISTRATIVO (CTR/ECA/USP)
Daniel Alves

PRODUÇÃO (CTR/ECA/USP)
Marcos Kurtinaitis

REGISTRO AUDIOVISUAL E SUPORTE OPERACIONAL (BOLSISTAS)
Flavia Lima
Felipe Fabris
Thiago Vieira

BOLSISTA PUB/USP
Lucca Eppinger

EQUIPE TODESPLAY
Uilton Oliveira
Rafael Ferreira
Thais Scabio
Ana Caroline Brito

EQUIPE VIVEPORT
Elaine Wong

EQUIPE MARTE FESTIVAL
VJ pixel

REALIZAÇÃO

FINANCIAMENTO

APOIO FINANCEIRO

PARCERIA INTERNACIONAL

PARCERIAS NACIONAIS

PLATAFORMA DE STREAMING

PLATAFORMA PARA APLICATIVOS DE VR E GAMES