Quem somos

YBY – Grupo de Estudos Fundiários, Políticas Públicas e Produção do Espaço e da Paisage

Foi criado e certificado em novembro de 2016 pelo CNPq. O nome “YBY” vem da língua tupi-guarani, e significa “terra” (chão que se pisa). O Grupo de pesquisa está vinculado a área de concentração de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo IAU.USP.

Divide-se em três linhas principais:

Estudos fundiários

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar a questão fundiária urbana, no tocante à função social da propriedade e da cidade, tendo como reflexão os conflitos e mediação entre atores sociais, o desenho institucional das políticas urbanas, bem como as normas constitucionais e os instrumentos urbanísticos e jurídicos processuais. O tema da governança fundiária é o centro dos estudos desta linha.

Políticas Urbanas e Habitação Social

O objetivo está nos estudos sobre políticas urbanas, sejam elas de habitação de interesse social ou de desenvolvimento urbano e regional, como políticas de mobilidade e saneamento ambiental. São estimulados estudos sobre políticas e planos habitacionais e suas articulações entre as instâncias comunitária, intermunicipal, metropolitana, estadual e nacional. As experiências contemporâneas sobre as políticas urbanas na América Latina compõem o interesse desta linha.

Produção do Espaço e da Paisagem

O objetivo está concentrado nos estudos sobre a relação entre a produção do espaço, a forma urbana e a paisagem. A relação que se estabelece entre essas chaves de investigação tem na Política Urbana uma perspectiva de gerar potenciais cenários e fortalecer existentes.

YBY em números

Integrantes (45) Egressos (43)
Pesquisas de Pós-doutorado em andamento (2) Concluídas (0)
Pesquisas de Doutorado em andamento (10) Concluídas (1)